Protesto da Paridade: Policiais e Bombeiros Inativos e Pensionistas cobram igualdade na distribuição de gratificações

Manifestantes foram ao Palácio Guanabara exigir que o Governo amplie o benefício para os que já se aposentaram

Policiais e Bombeiros Veteranos e Pensionistas fizeram um protesto, na última quarta-feira (9), no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio, por Paridade na gratificação aprovada para Militares que estão na ativa. Os manifestantes seguiram em direção ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Sede do Governo Estadual.

O movimento, batizado como ‘PROTESTO DA PARIDADE’, acontece depois que o Governo Federal determinou que todos os Estados aprovassem um Sistema de Proteção Social a Militares. O Governo do Rio criou, então, a Gratificação de Risco de Atividade Militar (GRAM) para os riscos a que esses profissionais estão expostos. Mas o GRAM contempla apenas os profissionais que estão na Ativa. Veteranos e Pensionistas foram excluídos.

Um dos organizadores do ato, o Tenente da PM Nilton da Silva, do Grupo SOS Polícia, argumentou que a Paridade é garantida por Lei:

— Queremos que o Governador respeite a Paridade entre Ativos, Veteranos, Reformados e Pensionistas. Isso está previsto na Lei 13.954/2019. Infelizmente ele aprovou o Sistema de Proteção Social dos Militares aqui no Estado do Rio de Janeiro e deixou de cumprir a Lei Federal que era simplesmente a Paridade. Praças e Oficiais do mesmo posto não podem ter salários diferentes por no momento estarem fora de atividade.

Fontes: G1/ O Globo.