Notícias: 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2015

NOTÍCIAS

18.09.2020

De Gari a 'Caveira': PM realiza sonho e entra para o BOPE


Ex-gari, Gabriel Silva de Oliveira, 31 anos, conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos de infância: se tornar um Policial do BOPE - a Unidade de Elite da Polícia Militar. No momento é lotado na UPP da Rocinha, onde aguarda só a disponibilidade de vaga para ser convocado.

"[O BOPE] é o melhor Batalhão do Brasil, a excelência do serviço de Segurança Pública. É o topo da profissão”, declarou o Soldado Oliveira, como é chamado na Corporação Fluminense.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

08.09.2020

PM e Polícia Civil anunciam estratégia para combater roubo de cargas no Rio


A modalidade representa, hoje, cerca de 65% do lucro obtido pelos criminosos que atuam no Estado. Com o Plano Integrado, as duas Polícias pretendem aprimorar o tipo de patrulhamento para prevenir e agir depois dos crimes.

Clique aqui e leia matéria completa.

 

 

11.08.2020

Notícias para a Família PMERJ


O Deputado Estadual Coronel Salema esteve no Quartel General da PMERJ e em reunião com o Secretário de Estado de Polícia Militar, *Coronel Rogério Figueredo*, apresentou propostas de leis em benefício da Corporação e sua Tropa.

O Parlamentar aproveitou para anunciar que está encaminhando indicação legislativa ao Poder Executivo solicitando que a Lei n° 5.260/08 seja regulamentada e solicitou apoio.

Com essa regulamentação, Órfãos e Pensionistas poderão receber a gratificação de 100% prevista  nos casos em que os PMs percam a vida em consequência de acidente de serviço ou ato de serviço.

O mesmo direito terão os beneficiários dos servidores lotados nos programas Segurança Presente, Lei Seca e Barreira Fiscal, além dos Assistentes Sociais, que sejam vítimas fatais da Covid-19 contraída no exercício de suas funções.

Leia todos os detalhes, curta e compartilhe!


*Coronel Salema é Sócio da AME/RJ*.

 

 

11.08.2020

Homenagem da AME/RJ para a Advocacia do Brasil


*AME/RJ*

O Dia do Advogado é uma ode à democracia.

A *OAB*, que durante muitos anos serviu de esteio Forte e Seguro da Democracia,  precisa ser a verdadeira Espada da Justiça e da Verdade, reformulando-se a cada dia para voltar ao seu curso natural, sem partidarismos, sem politicagem, mas, como Grande Defensora da Justiça e Liberdade responsáveis.

O *Advogado*, esse ser predestinado a defender as causas mais nobres, assegurando a Cidadania e fortalecendo a máxima de que o Poder emana do Povo, e em seu nome é exercido. Nunca distorcido!!!

*Desejamos a todos os Advogados muita Reflexão, Comprometimento, Amor à Verdade e Justiça, para uma Sociedade mais Equilibrada.*

PARABÉNS!!!

*11 DE AGOSTO - FELIZ DIA DO ADVOGADO!!!*

Adilson Soares
Presidente da AME/RJ.

 

 

08.08.2020

Meu Pai, Meu Melhor Amigo!

 

04.08.2020 

ALERJ decide hoje aumento do tempo de Coronéis da PM no posto


Nesta terça-feira o Plenário da Assembleia Legislativa (ALERJ) discute o Projeto de Lei que altera o Estatuto dos Policiais Militares - previsto na Lei 443, de 1981 - e permite que os Coronéis fiquem mais tempo no cargo. Pela regra atual, eles só podem permanecer por quatro anos no posto. A proposta do Governador Wilson Witzel amplia para seis anos esse tempo.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

04.08.2020

Em audiência pública, AME/RJ discute Projeto que trata da Lei Orgânica das PMs e BMs

 *A M E/ R J*

Senhoras e Senhores,

A *AME/RJ* vem, mesmo no período da Pandemia, desenvolvendo seus trabalhos remotamente, voltando os seus esforços em favor da Classe Policial Militar.

No dia de ontem (3), participamos da Audiência Pública para discutir o *Projeto de Lei número 4363/2001*, que trata da *Lei Orgânica das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares*. Essa *Audiência Pública* foi promovida pelo Relator do Projeto de Lei, *Deputado Federal Capitão Augusto*, tendo reunido Entidades Representativas da Classe, a nível Nacional e as Estaduais, sendo que a de ontem que atendia aos Estados do *RJ* e *BA*, teve a participação dos Deputados do Rio de Janeiro Sargento Gurgel Soares e Deputado Daniel Silveira, além do Sr. Mendonça que representou a Deputada Major Fabiana, além de Deputados de outras Unidades da Federação.

A Audiência Pública contou com a participação de 47 pessoas que representavam o Conselho Nacional dos Comandantes Gerais,  a FENEME, a AMEBRASIL, as Associações Estaduais e as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados do RJ e BA.

A PMERJ foi representada pelo Coronel PM Luciano Carvalho de  Souza e pelo Tenente-Coronel José Ramos, Assessor Parlamentar do Secretário da PMERJ.

Pela AME/RJ participamos eu, Adilson Theodoro Soares, Presidente da AME/RJ e o Associado Carlos de Souza Alves, que reúne muito conhecimento a respeito do assunto.

Houve a apresentação pelo Coronel Miler, e a apresentação de propostas para afinamento do texto. Foi utilizado o Decreto-Lei 667 para adequar e conter a estrutura formal da Lei, assim como foi feito com a Lei 13.954/2019, que trata o Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais, no sentido de alicerçar e integrar as duas Leis, fortalecendo e modernizando o contexto do Decreto-Lei 667 naquilo que seja possível.

A AME/RJ apresentou algumas sugestões necessárias no tocante à *Matriz Curricular* e na *Imagem Institucional do uso do Uniforme e Viaturas*,*Rádio Patrulha Aérea* e Asseveramento do *Padrão Meritocrático* para ascensão na carreira, visando o fortalecimento Institucional, tendo o parecer de que *o texto na sua integralidade deva assegurar a Identidade, Estrutura e Personalidade das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares*, de modo a assegurar a Estrutura Básica e a Unidade Nacional que cercam essas Instituições.

*Com comprometimento e Fé no futuro, seguimos em defesa da Família Policial Militar e Bombeiro Militar.*

Você Oficial, seja Associado da AME/RJ! Contribua para que possamos continuar na luta por toda a nossa Classe Militar Estadual. Aqui se defende toda a Classe, do Soldado ao Coronel e à Pensionista!

Estamos à disposição.

*Deus nos abençoe a todos.*

ADILSON SOARES

PRESIDENTE AME/RJ.

 

20.07.2020

Aplicativo vai permitir que PMERJ registre ocorrências pelo celular a partir de agosto


O Sistema de Ocorrência Virtual (SOVi) vai permitir que 22 mil Policiais de todo o Estado façam registros de ocorrência no local do crime, através de seus próprios celulares. O Secretário da Corporação, o Coronel Rogério Figueredo estima que, depois que o aplicativo estiver sendo usado em larga escala, o deslocamento dos agentes para as delegacias será desnecessário em 85% dos casos.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

17.07.2020

Crimes no Rio de Janeiro em queda, aponta ISP


Todos principais índices de criminalidade do Estado do Rio apresentaram queda no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019. Os homicídios dolosos tiveram redução de 9,2%, indo de 2.090 no ano passado para 1.898 no primeiro semestre de 2020. Foi o acumulado mais baixo para o semestre desde o início da série histórica, em 1991. Mantida a média de janeiro a junho, o ano fechará com menos de 3.800 homicídios, menor número da história no Estado. Parabéns, PMERJ!
Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

02.07.2020

Dia do Bombeiro Militar e Aniversário de 164 anos do CBMERJ

A Diretoria e os Integrantes da AME/RJ parabeniza os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Tantas glórias vividas numa história de salvamentos, combate a incêndios e ações de Defesa Civil.

Parabéns aos nossos Heróis do Fogo.  

"Vidas alheias e riquezas salvar.” 

"O que é humano não nos é indiferente."

Parabéns Guerreiros do bem!!!

Adilson Soares

Presidente da AME/RJ.

 

24.06.2020


CONVÊNIO DA AME/RJ COM DROGA RAIA GARANTE DESCONTOS ESPECIAIS PARA ASSOCIADOS

 

Medicamentos, atualmente, representam um dos itens que mais pesam nos orçamentos dos cidadãos da terceira idade, uma vez que é raro o idoso que não precisa de remédio. Por isso, pensando em amenizar os impactos do custo de vida, a AME/RJ firmou convênio com a rede de farmácia Droga Raia, proporcionando aos Associados descontos especiais. Basta apresentar sua carteirinha social no balcão de atendimento para ter acesso aos descontos.

Encontre a unidade mais perto de você e aproveite. Mais informações no site www.drogaraia.com.br oupelo telefone 3003-7242 (Raia Atendimento ao Cliente).

Cuide de sua saúde e economize ao mesmo tempo!

 

09.06.2020

Nota de Pesar - Vanderlei Ribeiro, Presidente da ASPRA-RJ

Nota de pesar pelo falecimento de Vanderlei Ribeiro, Presidente da ASPRA-RJ

Foi com extremo pesar que a Associação de Oficiais Militares Estaduais do Rio de Janeiro recebeu a notícia do falecimento do Subtenente Vanderlei Ribeiro, Presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (ASPRA), ocorrido no dia 4 de junho. Ao você, companheiro, nossa eterna gratidão pelo legado de amor e abnegação às causas da família PM/BM. Aos familiares e amigos nossas condolências e que Deus conforte seus corações, dando força e serenidade neste momento difícil.

A Diretoria.

 

13.05.2020

Parabéns, PMERJ: 211 Anos de Luta e Dedicação!

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) comemora 211 anos de existência. Hoje, o mundo inteiro encontra-se na luta contra um inimigo invisível, a Covid-19. Muitos profissionais têm sido incansáveis nessa batalha, em especial você, Policiais Militares. A AME/RJ presta aqui sua homenagem e agradecimento.

08.05.2020

Mãe, um amor que supera a distância

Em tempos de incertezas e de isolamento social, a Associação de Oficiais Militares Estaduais do Rio de Janeiro (AME/RJ) celebra o Dia das Mães exaltando essa Mulher Linda, Batalhadora, Heroína e Inspiradora que é tão importante na vida do ser humano. Em muitas famílias, essa será a primeira vez em que a ocasião é experimentada à distância. Mas o respeito, a admiração, o carinho, a amizade e o amor incondicional a este ser sublime chamado MÃE, mesmo de longe, continuam intactos. 

Perto ou longe, nada mudou. Ainda que separados, estamos juntos. FELIZ DIA DAS MÃES!

24.04.2020

Bolsonaro e o risco de um golpe policial (Artigo)


Texto de autoria de Rafael Alcadipani*

Todas as vezes em que emerge um arroubo golpista de Jair Bolsonaro, há questionamentos se as Forças Armadas brasileiras bancariam uma aventura autoritária do Presidente. Porém, pouco se tem falado das polícias que, na prática, possuem um efetivo na ativa bem maior do que as próprias Forças Armadas e que, em larga medida, votaram e apoiaram com entusiasmo Bolsonaro nas últimas eleições. O que, em outras palavras, coloca-nos a questão se, a depender das condições políticas, os policiais se rebelariam contra a democracia e ajudariam o presidente a fechar o Congresso e o STF?

Vale relembrar que Bolsonaro utilizou quartéis da PM, unidades da Polícia Civil e da Polícia Federal como verdadeiros palanques. Inúmeros policiais utilizaram e utilizam as redes sociais para defender Bolsonaro e suas ideias. Diante de todo este explícito apoio, com a conivência dos comandos das polícias, a pergunta faz todo sentido. Porém, é preciso perguntar por que policiais apoiam em peso Bolsonaro. Tal apoio se deve a dois fatores principais. Primeiro, policiais se sentem incompreendidos e desconsiderados pela imprensa e pela sociedade em geral. Isso se alia a condições de trabalho extremamente desafiadoras e questões ligadas a baixa remuneração. Segundo, Bolsonaro tem um claro discurso de “bandido bom é bandido morto” algo que é implícita e explicitamente aceito por parte da sociedade brasileira e por policiais. Diante disso, será que este apoio se reverteria em uma sublevação policial pró golpe Bolsonarista?

Para responder a estas perguntas precisamos lembrar que temos várias polícias no Brasil com características próprias e especificidades tanto institucionais-operacionais quanto regionais. Da ditadura para os dias de hoje, todas as forças policiais se profissionalizaram e ficaram mais técnicas. Mas, a Polícia Federal é a polícia mais estruturada, organizada e técnica do país e o seu profissionalismo extremo tende a deixá-la mais longe de aventuras. Porém, o número de policiais federais é muito menor do que de policiais civis e de PMs e teria, sozinha, dificuldades para impedir um movimento golpista das demais instituições policiais.

Nos Estados, temos as Polícias Civis e Militares. As Polícias Civis possuem características culturais muito diferente das PMs. Além disso, elas foram sucateadas ao longo dos anos e hoje estão debilitadas tanto em termos de efetivo quanto de materiais. As Polícias Civis são comandadas por bacharéis em direito, o que lhes gera uma tendência de apoio a institucionalidade jurídica. Além disso, policiais civis tendem a ter uma mentalidade mais flexível e realizaram uma transição mais forte da ditadura para a democracia em suas práticas cotidianas. Na realidade, isso significa que tais instituições estariam menos propensas a seguir uma radicalização política na prática. Porém, o efetivo da Polícia Civil é quase 1/3 do efetivo das PMs.

O grande fiel da balança para um golpe pró-Bolsonaro está nas PMs, pois são as maiores forças policiais do país. Policiais em geral e as PMs em particular tendem a serem vistos de forma única pelas pessoas. A noção de PMs como pessoas pouco estudadas não se sustenta na realidade. Em muitos Estados do Brasil, PMs exigem um diploma universitário para o ingresso na carreira. Há inúmeros PMs graduados em direito, tanto nas praças quanto entre os oficiais. Há uma longa formação nas academias e a progressão na carreira depende de cursos. Os oficiais, em especial, tendem a ser muito bem preparados e capacitados.

Embora Bolsonaro personifique todos os estereótipos que os militares buscam evitar, a defesa do militarismo por Bolsonaro é muito bem-visto dentro das PMs. Mas, seus arroubos cada vez mais frequentes têm reduzido sua aceitação. A despeito dos inúmeros casos de abusos de PMs que surgem na mídia, as instituições possuem em seu curriculum disciplinas de Direitos Humanos. Além disso, a maioria dos milhões de atendimentos das PMs no Brasil não geram não conformidades. As PMs enfrentam um problema importante: a imagem dos PMs políticos eleitos que tendem a ser explícita ou implicitamente pró-Bolsonaro e contra os governadores estaduais colou nas instituições.

Além disso, a boa maioria dos parlamentares das PMs que são eleitos possuem um discurso em prol da violência e dos abusos policiais. Além disso, muitos PMs da reserva radicalizaram o discurso pró-Bolsonaro. A voz dos PMs radicais ecoa muito mais do que a voz dos moderados, principalmente nas mídias sociais. Os comandos das polícias são extremamente lenientes com as postagens radicais de seus policiais e isso afeta a imagem da instituição. Tudo isso gera a sensação de que as PMs fariam qualquer coisa para defender o “mito”. Mas, será?

Muitos oficiais da PM dizem que a “hierarquia e a disciplina são nossa maior virtude e nosso maior defeito”. Diante disso, PMs estariam dispostos a romper a hierarquia e a disciplina, pilares centrais da instituição, para uma aventura Bolsonarista? O rompimento da hierarquia e disciplina pode esfacelar uma organização militar e teria um efeito direto nos comandantes. Além disso, uma tentativa de golpe frustrado teria efeitos devastadores na reputação institucional das PMs e há poucas coisas que um PM respeita mais do que a própria instituição.

Outro ponto a se destacar é que PMs se percebem como pessoas que seguem as leis à risca e respeitam as instituições. Diante disso, é muito pouco provável que instituições policiais brasileiras apoiem uma aventura bolsonarista. A atual geração que comanda as polícias brasileiras ainda sofreu o rechaço social pela atuação de suas instituições na ditadura militar brasileira e sabem que o golpismo gera uma dívida histórica muito difícil de pagar.

Entretanto, nas polícias de nosso país há uma prevalência de questões psicológicas e psiquiátricas que muitas vezes são ignoradas ou negligenciadas. Por isso, há a possibilidade real de que “lobos solitários” extremamente radicalizados atuem em defesa de Bolsonaro de duas formas.

A primeira caso Bolsonaro proponha um golpe, estes elementos radicalizados podem tentar sublevar unidades policiais específicas a favor do Presidente. Muito possivelmente as próprias polícias resolveriam o problema. Mas, haveria uma grande repercussão. A segunda forma seria que algum indivíduo radicalizado e totalmente desequilibrado atentasse contra a vida de um governador, por exemplo. O próprio atentado contra Bolsonaro mostra o risco de um lobo solitário.

Anos de questões salariais e de negligência dos governos estaduais para com as polícias tem gerado tensões entre policiais e governantes. Bolsonaro explora isso muito bem. No atual momento, estas tensões podem aflorar e gerar repercussões desastrosas pela ação de um indivíduo. Se por um lado as nossas polícias tendem a ser garantidores de nossa democracia, por outro a facilidade com que as ideologias autoritárias navegam nestas instituições precisa ser combatida. Afinal, não é nada normal cogitar que polícias possam apoiar um Presidente golpista.

*Professor da FGV-EAESP e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Fonte: Blog 'Faces da Violência', de Renato Sérgio de Lima - Folha de S.Paulo.

COMENTÁRIO - CORONEL WILTON SOARES RIBEIRO,  EX COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DIRETOR DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS DA AME/RJ

Creio que esse Senhor deveria ocupar melhor seu tempo de isolamento social e estudar mais profundamente a História das Polícias Militares do Brasil (lamentável apenas que este Documento Histórico ainda não exista).

Aproveito inclusive a oportunidade para propor que tal obra hercúlea seja planejada e operacionalizada pelo CNCG/Conselho Nacional dos Comandantes Gerais). Sua capacidade de tergiversar, inconsequentemente, sobre temática que demonstra, não conhecer é assustadoramente "corajosa”, tendo em vista assunto tão sério. 

Finalizo dando apenas uma pista ao autor : As PMs não tendem a ser garantidoras da Democracia, elas verdadeiramente o são. Assim como são, se não sabem deveriam saber, o mais forte pilar de Governabilidade dos Estados e da Nação brasileira. 

Senhor, Hierarquia, Disciplina, Espírito de Missão, Respeito às Leis, Espírito de Corpo, Sentimento do Dever, Amor à Pátria, Sacrificio da Própria Vida são virtudes e valores, os quais, mesmo durante o isolamento social, não se recebe ou conquista 'delivery'. Tem que ir lá buscar. Aos 17/18 anos de idade. Por isso seus 
Quadros são confiáveis, da Jângal até o Chuí. 

Por isso a Mãe Pátria sabe que há mais de duzentos anos pode contar com ela para defender a Constituição Brasileira.


 

 

21.04.2020

OBRIGADA, PMERJ!


21 de abril: Dia de reverência à memória do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, mas também, de RECONHECIMENTO e GRATIDÃO aos Bravos POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, que todos os dias colocam suas vidas em risco para nos proteger e manter a ordem.

 


E TAMBÉM EXALTAR A DEDICAÇÃO ÁRDUA DOS NOSSOS GUERREIROS E GUERREIRAS DA PMERJ EM SUAS AÇÕES DE COMBATE AO CORONAVÍRUS.

 

 

 

21.04.2020

Viva 21 de Abril! Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Militares


Nesta data tão importante para todos nós brasileiros, quando celebramos a áurea mítica e o resgate histórico da memória de Joaquim José da Silva Xavier – o Alferes Tiradentes, Patrono das Polícias Militares em todo o Brasil, reconhecido por suas atitudes de luta, abnegação, dedicação ao serviço e patriotismo.

Desde 1965,  21 de abril é dedicado à celebração do Dia de Tiradentes, como foi imortalizado o alferes (Militar) e dentista Joaquim José Xavier da Silva, Herói Nacional e Patrono da Nação Brasileira e da Polícia Militar. Relembremos que, por tanta importância, sempre é tempo de retomar a sua brava história.

Quem foi Tiradentes?

“Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos participantes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.

Nascido em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial, Joaquim José desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como Tiradentes. Além de dentista, Tiradentes também tentou a sorte como tropeiro (condutor de tropas de animais, transportadoras de mercadorias), minerador e mascate (mercador ambulante), mas fracassou em todas. A única profissão que lhe rendeu estabilidade foi o posto de alferes – patente abaixo da de tenente – da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa

Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, da qual Tiradentes fez parte, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Nesse cenário de luta, destacamos a figura do POLICIAL MILITAR que não se intimida diante dos desafios diários. Por esse espírito de garra e por sua semelhança com os Guerreiros da Segurança Pública, Tiradentes foi escolhido como Patrono dos Polícias Militares.

O exemplo de Tiradentes serve de inspiração para a missão diária dos nossos Guerreiros e Guerreiras da Paz, no cumprimento de superar obstáculos existentes para proteger a sociedade, com o sacrifício da própria vida.

PARA SEMPRE, VIVA TIRADENTES!

Fonte: portais Sua Pesquisa e História do Mundo.

 

 

21.04.2020

ESCLARECIMENTO DA PMERJ - RETIRADA DE TRIÊNIO DOS MILITARES ESTADUAIS


Está circulando nos grupos de WhatsApp uma mensagem convocando Policiais Militares para uma manifestação contra a retirada do triênio. ELA ESTÁ EQUIVOCADA!

O que acontecerá?

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o próximo dia 24 de Abril o julgamento, no Plenário Virtual, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona o adicional por tempo de serviço do Servidor CIVIL do Estado, o chamado Triênio. 

O processo tramita há oito anos. A ação questiona o inciso IX do Art. 83 da Constituição Estadual que ratificou o direito do Servidor ao adicional. O Governo Estadual alegou que a medida, de iniciativa do Legislativo, fere o princípio de separação dos Poderes ao interferir na gestão dos recursos públicos e em medidas que tratam do regime jurídico dos Servidores Públicos.

Vale ressaltar que o direito dos Militares Estaduais receberem gratificação por tempo de serviço na forma de triênios advém de lei própria de autoria do Poder Executivo, sem vícios. 

Em resumo, a ação prevista para ser julgada na próxima sexta-feira(24/04) NÃO IMPACTA NO NOSSO TRIÊNIO!

Assessoria Parlamentar
Secretaria de Estado de Polícia Militar
Contatos: (21) 2333-2517 / 97520-8207
-------------------------------------------------------------------

MENSAGEM DA AME/RJ

Prezadas Senhoras e Senhores,

Fiz um contato com o Presidente da FENEME, Coronel Marlon Jorge TEZA, sobre a votação referente ao Triênio, que o Estado do RJ entrou com ADI em 2012 junto ao STF.

Tranquilizando as Companheiras e Companheiros quanto à votação que ocorrerá na próxima sexta-feira (24/04) transcrevo a resposta do Presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME): 

"Prezado Soares,

Após rápida análise, em princípio, a ADI se julgada procedente não trará prejuízo ao atuais Agentes Públicos do Rio de Janeiro.

O que está sendo questionado é tal Dispositivo estar na Constituição Estadual, e mais é sobre dispositivo (Art. 83 da CE/RJ) da Constituição Estadual que reserva direito dos Servidores Civis.

Então parece que o objetivo da ADI 4782, ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), é suspender os efeitos de um Dispositivo Constitucional que, no entendimento do Governo do Rio de Janeiro, interfere em uma prerrogativa básica do Executivo: a gestão dos recursos públicos. 

Parece não haver intenção em extinguir os benefícios garantidos pelo inciso IX do Art. 83 da Constituição Estadual. Ao buscar no STF a Declaração de Inconstitucionalidade do referido dispositivo, o Estado clama somente pela autoridade em decidir de que forma irá premiar os Servidores das novas carreiras que estão surgindo no Rio de Janeiro.

Nesse sentido, mesmo que o STF dê uma decisão favorável ao Governo do Rio, os Servidores que estão inseridos nas carreiras que atrelam a progressão remuneratória ao tempo de serviço NÃO perderão este benefício.

Como dito ainda há que explicar que o Art. 83 da Constituição Estadual refere-se somente aos Servidores Públicos e ainda Civis e não aos Militares, os quais se percebem Triênio são por outro dispositivo legal que não a CE.

Atenciosamente,

Marlon Teza

 

 

16.04.2020

Nota de Falecimento - 2º TEN PM BASTOS

Faleceu em 13 de abril do corrente ano, em Nova Friburgo, o 2º TENENTE PM RG 7.286 Aylter BASTOS. O Militar tinha 102 anos e sofreu uma parada cardíaca por insuficiência dos órgãos. O Tenente Bastos atuou de 1956 a 1987 na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, nosso Herói trabalhou por 31 anos, os quais foram dedicados com excelência à Corporação Policial Militar. A Polícia Militar, presta sua aqui, publicamente, sua homenagem a este Bravo Guerreiro.

 

Fonte: CComSoc / PMERJ

A AME/RJ oferece suas condolências aos Familiares e Amigos do nosso Irmão Bastos. Que Deus, em sua infinita bondade, acolha a sua alma e console a família enlutada.

 

15.04.2020

Parabéns, Treme Terra!

Aniversário do Treme Terra

Criada em 14 de Abril de 1835 pelo então Governador (Presidente da Província) Joaquim José Rodrigues Torres, através da Lei nº 16, a PMRJ teve como seu o primeiro Comandante Geral o Brigadeiro João Nepomuceno Castrioto e recebeu a alcunha de Treme Terra, em alusão a força e a coragem demonstrada pelos membros daquela Corporação na Guerra do Paraguai. A PM Treme Terra tem seu passado de glórias, o desempenho de várias missões de importância Capital para a ordem pública Fluminense e a soberana nacional.

 

30.03.2020

Uma mensagem para as pessoas de bem

 

Uma mensagem DA DEFENDA PM para as pessoas de bem

Prezados irmãos de farda!

É chegado o momento de dizermos de que lado estamos, pois a esquerda devastou o Brasil ao longo desses anos, desde a chegada do PSDB (esquerda caviar) ao poder, FHC é pai do “lulismo” e do Foro de São Paulo. Eles desencadearam um ataque feroz contra os Militares; eu vivi isso no Congresso e os mais antigos desde a constituinte (Cel Brandão, Milton, Bono, Elzio e tantos outros in memorian).

Lembro-os que esquerda é violação dos valores cristãos, da destruição da família, patrocinadora da corrupção e aliada do crime. Nós que somos Policiais sabemos quem se alimenta da população carcerária, quem são os primeiros a saírem em defesa dos criminosos, quem sempre luta pra impedir o aumento de pena para os criminosos e são os primeiros a atacar os Policiais!

Tenho visto as críticas ao Presidente Bolsonaro, toda crítica fundada é boa e faz parte da democracia, pois é construtiva, porém a crítica que fomenta a esquerda e reproduz o seu discurso, ou é de inocente útil ou é de alguém que se revela e está patrocinando a esquerda.

Sou testemunha do grande trabalho e sacrifício pessoal e familiar do então Tenente PM Glauco lutando sozinho no Congresso Nacional contra o Hélio Bicudo e toda a esquerda, inclusive sendo expulso do plenário da Câmara, quando defendia a nossa Corporação, e espero que a sua manifestação não tenha cunho dessa esquerda do PSDB.

Para entendermos o Governo Bolsonaro, temos que fazer uma análise geopolítica mundial, onde a prática e o discurso da esquerda se desgastou, e com isso a direita e extrema direita retomaram espaço em grandes nações, tais como: Estados Unidos da América, Itália, Polônia, Hungria, Áustria, Suíça, Dinamarca, Turquia, Noruega, Uruguai, Paraguai, etc.

Como sempre, as mudanças mundiais chegam tarde ao Brasil e esse efeito foi catalisado na figura do Bolsonaro, pois era o único nome capaz de agregar as forças de direita espalhadas no país e derrotar a esquerda no poder.

O sentimento da nação é: PT, ESQUERDA NUNCA MAIS, e nesse contexto é que TODA CRÍTICA AO PRESIDENTE BOLSONARO, MESMO QUE DEVIDA, É ENXERGADA COMO UM APOIO À VOLTA DO PT E DA ESQUERDA NO PAÍS.

Quem conhece o Presidente Bolsonaro mais de perto, sabe das suas boas intenções e dos seus ideais, e sabe também das suas limitações de fazer alianças políticas, num cenário político dominado pela corrupção partidária, onde os partidos se transformaram em organizações criminosas (afirmação feita pelo ex-Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, nas denúncias contra o Lula e Michel Temer, disponíveis no STF e na Câmara dos Deputados).

Como governar com organizações criminosas no Congresso, com braços no Poder Judiciário, nas academias e na imprensa?

A resposta a isso é um cenário com quatro situações:

1. Fecha o Congresso – Ato ditatorial e inaceitável no cenário político atual do país e do mundo;

2. Compõe com os partidos políticos continuando o “toma lá dá cá” – Posição inaceitável pelo povo que o elegeu para mudar o sistema político brasileiro;

3. Governar sem os partidos – Situação inviável do ponto de vista democrático, pois nenhuma democracia se exerce sem o parlamento;

4. Fica como está, refém de um parlamento corrompido e que ressurgiu com poderes para afrontar o Presidente, que não usa as armas da corrupção de governos anteriores (mensalão e compra de votos com porteira fechada de ministérios e estatais) – situação que cada vez deixa o governo do país na mãos dos corruptos.

A esquerda (oportunista e maléfica) se utiliza dos inocentes úteis, sem o conhecimento geopolítico, pois fazem críticas superficiais, sem profundidade, como se fosse fácil adotar qualquer medida sem praticar atos antidemocráticos, dentro da máxima de que “O PODER CIVIL É UMA CONCESSÃO DO PODER ARMADO”.

Bolsonaro não é herói nacional, tem falhas como todos nós, como pai, dificuldade de articulação política, de governabilidade, mas quem tem fé em Deus sabe que é impossível termos em qualquer Santa Casa do país dez médicos reunidos, e dentre eles um VASCULAR, que fez todos os procedimentos para salvar a vida do Presidente, que não precisaram ser refeitos no Albert Einsten. A meu ver, PROVIDÊNCIA DIVINA.

Bolsonaro está sendo instrumento de Deus para libertação do povo brasileiro do PT, da esquerda e da corrupção que assola o país, e os homens de bem devem e podem criticá-lo, devem fazer sugestões, mas NUNCA SER INSTRUMENTO DE DISCURSO PARA A VOLTA DOS DESTRUIDORES: DA NAÇÃO, DA FAMÍLIA, DOS VALORES CRISTÃOS E DOS IDEAIS DA NOSSA GLORIOSA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, ONDE MUITOS HERÓIS TOMBARAM EM DEFESA DESSES VALORES.

Juntos somos mais fortes! Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!

Cel PM Elias Miler da Silva, Presidente da DEFENDA PM.

 

12.03.2020 

Em meio a "pandemia do medo", 10 boas notícias sobre o coronavírus


É necessário informar o que está acontecendo, mas também precisamos de boas notícias. Nos últimos meses foram aperfeiçoados inúmeros testes para detectar a infecção, enquanto o desenvolvimento de uma vacina progride.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

11.03.2020

Patrulha Maria da Penha, da PMERJ, traz resultados expressivos em seis meses de atuação


"Uma mulher que passou por isso [violência doméstica] não pode sentir vergonha, não pode deixar de registrar uma queixa, de pedir ajuda. Quem tem que ter vergonha é quem agrediu. Quem tem que ter vergonha é o autor e não uma mulher. Comunique!"

Major PM Cláudia Moraes, Coordenadora do Programa Patrulha Maria da Penha.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

10.03.2020

Violência contra a mulher: levantamento do CNJ mostra aumento expressivo de medidas protetivas


De acordo com dados inéditos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2019, o número de medidas protetivas aumentou 20% em comparação com 2018. No Rio de Janeiro temos a PATRULHA MARIA DA PENHA - GUARDIÕES DA VIDA (PMERJ) que com seis meses de trabalho, já atendeu mais de 4 mil mulheres vítimas de violência física ou psicológica. 

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

09.03.2020

Mudança de Nomenclatura  "Diretoria de Veteranos e Pensionistas - PMERJ"


Mudança da Nomenclatura de Diretoria de Inativos e Pensionistas para DIRETORIA DE VETERANOS E PENSIONISTAS da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

"... Justifico que realizar a mudança supracitada na nomenclatura é um reposicionamento estratégico para fortalecer o vínculo entre a Instituição e os militares da reserva e reformados e seus pensionistas. Ressalta se que o termo “veterano”, por remeter a uma pessoa sábia, que passa seu conhecimento aos mais novos, assim identificando a sua importância. Neste sentido os veteranos da PMERJ, são aqueles que serviram ou exerceram seu ofício durante muitos anos e, hoje, são uma ponte entre a história e os mais modernos... Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 15/04/2019. DEPUTADO VANDRO FAMÍLIA."


 

06.03.2020

Em dois meses, 47 matérias negativas da Rede Globo sobre Presidente Bolsonaro


Nunca a Rede Globo de Televisão foi tão atacada e desmascarada neste governo. Está isolada e sem apoio da sociedade, por causa de seu jornalismo parcial e deturpante. O povo não é (mais) bobo!!!

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

06.03.2020

Envio de Tropas da PM para o Ceará?


Comentário do Coronel Wilton Soares Ribeiro, Ex- Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e Diretor de Assuntos Institucionais da AME/RJ:

"Foram as repetições deste filme que nos levou à criação da IGPM, da condição de reserva, da legislação extraordinária de controle, do comando não próprio de 1809 até 1983, etc, etc... Senhores Governadores, somos uma Federação. Não usem as Gendarmeries Estaduais como triunfos/trunfos políticos.
Depois os Senhores vão embora e as PMs ficam com as consequências, anos e anos."

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

03.03.2020

Comunicado da AME/RJ - Audiência com o Presidente do RioPrevidência

Minhas queridas Irmãs e Irmãos,

Tenho como Presidente da AME/RJ tentado uma Audiência com o Presidente do RioPrevidência, Sérgio Aureliano, há muito tempo.

Finalmente recebi a notícia de que ele vai me receber nesta terça-feira (3), às 14h, junto com uma pequena Comissão de Associados da AME/RJ.

Temos uma demanda grande de perguntas a fazer para ele. Por outro lado temos nossa posição para colocar para ele, com vistas a fazer valer o que está escrito na Lei Federal 13.954/19, que é auto aplicável.

Queremos nos posicionar contra possíveis interpretações de Procuradores e de Técnicos do RioPrevidência que tendem sempre a proteger o Estado, contra o Servidor, pois, a Classe não é a deles.

Estaremos atentos e diligentes observando o expresso cumprimento da Lei, de modo que haja justiça, equilíbrio e razoabilidade da parte deles no tratamento com Ativos, Inativos e Pensionistas.

Na quarta feira (4) estarei em Brasília, em reunião com a FENEME para firmar e confirmar estratégias de ação para proteção e fortalecimento de nossa Classe em 2020.

Espero que tenham uma egrégora de Paz, Amor, Felicidade e Prosperidade para todos.

Ajudem a AME/RJ se associando. Unidos, somos mais fortes!!!

Grande abraço.

Adilson Soares
Presidente AME/RJ.

 

 

21.02.2020

Estado do Rio terá que pagar juros e correção a Policiais por atraso de 13º salário


AME/RJ vai ingressar na Justiça buscando esse mesmo direito aos seus Associados

A Justiça Fluminense determinou que o Estado do Rio pague aos Policiais Civis juros e correção monetária referentes aos valores do 13º salário depositados com atraso nos anos de 2016 e 2017. A decisão atende ao pedido feito pela Colpol e Sindpol (Coligação e Sindicato dos Policiais Civis, respectivamente) em ação civil pública.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Senhoras e Senhores,

Com a ajuda de nossos Amigos, a AME/RJ ENTRARÁ NA JUSTIÇA pleiteando esse mesmo Direito aos seus Associados, cuja relação será inserida depois, no curso da Ação.

A ação é coletiva. 

A AME/RJ proporá essa Ação dispensando a necessidade de ações individuais.

Assim o faremos!!!

Obrigado Dr. Ary Lage pela sugestão. Os nossos Advogados já estão com a missão.

Esse é um bom motivo para você se associar. Aproveite, pois, ainda há tempo até a Justiça pedir a relação. Contamos com todos!!!

Mãos à obra!!!

Adilson Soares
Presidente da AME/RJ

 

 

21.02.2020

Centro de Comando e Controle da PMERJ: a tecnologia no combate à criminalidade no Estado


Com o Centro de Comando de Controle (CCC) do Quartel General, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro dá mais um importante passo para aliar recursos tecnológicos de ponta com a segurança pública. De uma sala de monitoramento, quatro operadores poderão monitorar, em tempo real e 24 h por dia, imagens captadas por cerca de mil câmeras espalhadas pela Região Metropolitana.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

20.02.2020

Proposta institui ações para combater suicídio entre Profissionais de Segurança Pública


O texto estabelece também que o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (SINESP) deverá produzir dados sobre a qualidade de vida e saúde dos Profissionais de Segurança Pública, e sobre a Vitimização Policial.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

19.02.2020

PMERJ e CBMERJ unidas para ocorrências com risco de suicídio 


A parceria entre a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros irá permitir que profissionais de ambas as instituições estejam capacitados para lidar com ocorrências envolvendo risco de suicídio. A iniciativa visa um melhor acolhimento destes casos, inclusive quando ocorrer com os próprios companheiros de farda. 

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

18.02.2020

Empoderadas do CBMERJ: programa contribui para o enfrentamento da violência contra a mulher


Assuntos como violência contra a mulher, discriminação, gravidez, adoção, assédio e saúde foram abordados durante o bate-papo. De acordo com o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Roberto Robadey Jr., esta iniciativa é um estímulo para carreira e vida. " Manter esse cuidado no âmbito coletivo fortalece a nossa Corporação", disse o Comandante.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

18.02.2020

Representantes de Entidades Policiais e de Justiça defendem adoção do Ciclo Completo de Polícia


A lei 13.491/17 estabelece que os crimes comuns praticados por Policiais Militares são apurados pela própria Corporação. Para atingir o Ciclo Completo, é preciso que a PM possa fazer o TOC - Termo Circunstanciado de Ocorrência -, a autuação em flagrante e a investigação criminal com apresentação de relatório à Justiça. Atualmente, a Polícia Militar já pode registrar o boletim de ocorrência 12 Estados.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

13.02.2020

A China fez hospital em dez dias. No Estado do Rio tem obras inacabadas há anos!


Enquanto a China levou dez dias para construir um hospital de 34.000 metros quadrados na cidade de Wuhan, epicentro do coronavírus, o Estado do Rio de Janeiro ostenta unidades de saúde que estão em obras há anos e não têm sequer previsão de entrega. Em São Gonçalo, o esqueleto de uma maternidade, anunciada em 2013, ao custo de R$ 43 milhões, hoje serve apenas de abrigo para usuários de drogas.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

12.02.2020

Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida (PMERJ) ganha reconhecimento internacional


Clique aqui e assista ao vídeo

 

12.02.2020

Aposentados e Pensionistas Estaduais nascidos em Fevereiro: é hora de realizar a Prova de Vida


Quem não fizer a prova de vida no prazo indicado terá o pagamento suspenso até a atualização cadastral. O salário ou o benefício somente voltará a ser pago na folha seguinte à regularização.

Clique aqui e leia a matéria completa

 

07.02.2020

Projeto de Lei prevê Assessoria Jurídica Gratuita a Agentes de Segurança Pública do Rio

Encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa Estadual (ALERJ) uma reivindicação antiga dos Profissionais de Segurança Pública: a Defesa Jurídica Gratuita. O Projeto de Lei é de autoria dos Deputados Dr. Serginho e Max Lemos. 

Segundo a Proposta, Policiais Civis e Militares, Bombeiros, Agentes Penitenciários e de Segurança terão direito a Defesa oferecida pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) em Processos Administrativos e Judiciais decorrentes do Exercício da Função.

A Assessoria não será possível em casos de ato praticado pelo agente contrário a parecer ou orientação normativa da PGE, da Controladoria-Geral do Estado e das Secretarias as quais esses Profissionais pertencem.

"Quando mais precisam do Estado, os Agentes da Segurança não têm auxílio e acabam gastando recursos que muitos não possuem para contratar advogado. O objetivo do projeto de lei é oferecer Segurança Jurídica e tranquilidade aos que venham responder processo em decorrência do Exercício da Função, para que possam ter a garantia de uma boa defesa”, explica o Deputado Dr. Serginho, um dos autores da Proposta.

A efetivação da Assessoria Jurídica e Defesa Técnica também dependerá de pedido do interessado, direcionado ao Secretário de Estado competente, e das manifestações favoráveis do superior hierárquico imediato e do titular do órgão que o cargo integre.

Fonte: Extra.

 

07.02.2020

PMs e BMs Ativos do Rio serão reembolsados por desconto indevido de contribuição previdenciária


Policiais e Bombeiros Militares Ativos do Rio de Janeiro vão receber um reembolso no salário de Fevereiro, referente à devolução da diferença da Alíquota Previdenciária de 14% pela nova contribuição de 9,5% ao Sistema de Proteção Social dos Militares (Lei Federal 13.954/2019).

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

SD BM RAFAEL LUZ (INFORMATIVO AME/RJ - Nº 85/2020)

Rafael Luz é Bombeiro Militar do Rio de Janeiro há 10 anos. Já foi condecorado duas vezes por atos de bravura. Também é ator, comediante e apaixonado por projetos destinados ao público infantil. Criou “Amigos do Pelotão”, uma série exibida na TV Brasil onde ele e seu cãozinho Torrada ensinam pais e crianças sobre segurança e comportamento em situações de risco, de forma lúdica e divertida. O sucesso fez com que a série ganhasse adaptação para o teatro em formato musical: “Bombeiro Rafa e o Canhão de Bola de Sabão", atualmente em cartaz no Teatro Vannucci. Conheça um pouco mais do trabalho de Rafael Luz, um Bombeiro tão ímpar na profissão quanto na simpatia! (*Entrevista publicada no Boletim Informativo da AME/RJ Nº 85/2020).

Clique aqui e leia a entrevista completa.

 

 

MAJ PM CLAUDIA MORAES (INFORMATIVO AME/RJ - Nº 85/2020)


A PATRULHA MARIA DA PENHA - GUARDIÕES DA VIDA, da Polícia Militar do  Rio de Janeiro, atua preventivamente na violência contra a mulher, tendo como foco o acompanhamento e o monitoramento de Medidas Protetivas deferidas pela justiça. Para realizar essa importante missão, todos os Batalhões do Estado possuem uma equipe de PMs voluntários, especialmente treinados, e uma viatura caracterizada exclusiva para o atendimento. Para falar mais sobre o assunto, a AME/RJ entrevistou a Major Claudia Moraes, Subchefe do Escritório de Programas de Prevenção da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da PMERJ e uma das responsáveis pela Programa. (*Entrevista publicada no Boletim Informativo da AME/RJ Nº 85/2020).

Clique aqui e leia a entrevista completa.

 

 

03.02.2020

CORONAVÍRUS: saiba como se proteger


O novo coronavírus (2019-nCoV) está causando preocupação global. O Brasil segue com 16 casos suspeitos, mas nenhum foi confirmado. O Ministério da Saúde orienta 10 cuidados básicos que podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus:

- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

- Lavar frequente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

 

 

30.01.2020

Aposentados e Pensionistas Estaduais nascidos em janeiro: última semana para a prova de vida


É preciso levar Identidade Original (C/Foto), CPF e Comprovante de Residência (em nome próprio, atualizado, últimos três meses), ou Declaração de Residência. A Prova de Vida é feita em qualquer Agência do Bradesco.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

30.01.2020

Doação para as vítimas das chuvas no Estado do RJ - Saiba como ajudar


O Governo do Rio de Janeiro está arrecadando donativos para as vítimas das chuvas que atingiram as regiões Norte e Noroeste do Estado. 

Itens como água mineral, alimentos não perecíveis, material de higiene, roupas, roupa de cama, toalhas, colchonetes e material de limpeza podem ser doados em vários pontos da Capital e do Interior.

Todos os Batalhões da Polícia Militar e Quartéis do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro estão recebendo donativos.

Os locais para a doação no link: 
https://pmerj.rj.gov.br/2020/01/governo-do-estado-recebe-donativos-para-vitimas-de-chuvas-no-norte-e-noroeste/

 

 

30.01.2020

Alerta: número de PMs feridos em serviço cresceu em 2019


Segundo o Coronel Fábio CAJUEIRO, da Comissão de Análise da Vitimização Policial da PMERJ, a Corporação iniciou, em 2018, cursos de primeiros socorros para PMs. "Hoje, mais de 200 agentes lotados em unidades sabem socorrer seus companheiros. Esse primeiro atendimento é fundamental porque evita lesões mais graves e pode até salvar vidas", disse.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

27.01.2020

Lei nova: é proibido avisos eximindo estacionamentos de responsabilidade por roubos e furtos no Estado do Rio


A fixação de cartazes eximindo de responsabilidade os Proprietários de Estacionamentos Privados ou Terceirizados por Danos, Furtos e Roubos nos Veículos Estacionados será Proibida. A determinação é da Lei 8.687/19, de autoria da Deputada Lucinha, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa Estadual (ALERJ). A medida foi sancionada pelo Governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Executivo.

Segundo a Deputada, já existe jurisprudência firmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o tema, que responsabiliza os estacionamentos por roubos e furtos ocorridos em seu interior.

Em caso de descumprimento, as empresas estarão sujeitas à multa de 3,4 mil a 34 mil, que será dobrada em caso de reincidência. O valor arrecadado deverá ser revertido ao Fundo Especial de Apoio à Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPROCON-RJ).

Fonte: ALERJ.

 

 

23.01.2020

Banco de Talentos da PMERJ abre inscrições para Instrutores e Professores


A partir de amanhã, dia 24 de janeiro, estarão abertas as inscrições destinadas a Professores e Instrutores interessados em compor o Banco de Talentos da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro para dar aulas, como prestadores de serviço, nos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Formação de Soldados (CFSD). 

Dependendo da matéria a ser ministrada, ou seja, do perfil de cada disciplina, os selecionados podem ser Policiais Militares Ativos e Inativos, Policiais Civis ou mesmo Civis.

Todos os detalhes do processo seletivo podem ser obtidos nos Boletins a PM de número 09, de 15/01/2020, e 10, de 16/01/2020. O cadastro e instruções podem ser feitos através do site do Banco de Talentos: https://bancodetalentos.pmerj.rj.gov.br/. As inscrições se encerram no dia 30 de janeiro.

Fonte: PMERJ.

 

23.01.2020

BOPE, a Tropa de Elite da PM do Rio, comemora 42 anos 


A AME/RJ cumprimenta e enaltece o BOPE - BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS - pelos 42 anos de profissionalismo, disciplina e eficiência no Servir e Proteger a Sociedade Fluminense. Deus abençoe todos os 'Caveiras', da Ativa e da Reserva, Guerreiros Combatentes da Tropa de Elite da PMERJ. Missão dada é missão cumprida!!!

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

22.01.2020

Crise hídrica: PROCON orienta consumidores a pedir ressarcimento pelos gastos com água mineral


TODOS deveriam entrar na justiça!!! Faz duas semanas que essa crise está pesando e muito no bolso da população. Sem contar que nem todos possuem condições de comprar água mineral e são obrigados a consumir está água horrorosa que a CEDAE está ofertando. Um verdadeiro descalabro!

Clique aquie leia a matéria completa.

 

22.01.2020

Campanha do CBMERJ alerta sobre os perigos do lixo nas encostas


A limpeza da cidade é um fator fundamental para a preservação da saúde pública, da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Manter a cidade limpa é responsabilidade de todos!!!!

 

22.01.2020 

AME/RJ: esclarecimentos sobre reportagem publicada no jornal Extra (Rioprevidência)

Acerca da reportagem publicada no jornal EXTRA, edição 19.01.2020, intitulada "Tempo mínimo se serviço para Militares do Rio", a AME/RJ, através de seu Presidente, Coronel Adilson Soares, tem a esclarecer o seguinte:

"Senhoras e Senhores Policiais Militares e Bombeiros Militares, Associados ou não,

Tendo tomado conhecimento da reportagem cuja foto do jornal circulou por vários grupos de WhatsApp, cujo teor era uma entrevista dada pelo Sr. Sérgio Aureliano, Presidente do RIOPREVIDÊNCIA, na qual o mesmo faz algumas declarações que nos afetam sobremaneira enquanto Classe, também aos nossos Inativos e Pensionistas, dando a entender que somos segmentos distintos e desta forma tem que haver um tratamento diferente pelo Instituto e pelo Estado; e também deixou a impressão o mesmo, que a Lei 13.954/2019 precisa ser regulamentada, o que não acontece, pois a mesma é autoaplicável.

Assim, estamos tomando providências no sentido de aclarar tal situação, através da ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO - AME/RJ, junto aos Órgãos competentes e também interessados, além do que estaremos pleiteando uma Audiência junto ao Ilmo Sr. Presidente do RIOPREVIDÊNCIA, no sentido de que possamos dirimir dúvidas, estabelecer o diálogo e buscar cumprir fielmente o que foi definido pelo Congresso Nacional e Aprovado pelo Exmo Sr. Presidente da República.

Senhoras e Senhores, estaremos sempre atentos e diligentes quanto aos anseios da Classe dos Militares Estaduais.

ASSSOCIAREM-SE os Oficiais, é uma prova de que estamos engajados no mesmo ideal.

Muito obrigado.

ADILSON SOARES

Presidente AME/RJ."

 

17.01.2020

PM do Rio concorre ao Oscar da gastronomia brasileira


Rodrigo Barros é Policial Militar e Chef de cozinha. E um dos três cozinheiros do Estado do Rio que concorrem ao Prêmio Dólmã, considerado o Oscar da gastronomia brasileira. Rodrigo ganhou projeção nacional quando participou do reality culinário MasterChef Brasil.

Clique aqui e leia a matéria completa.


 

16.01.2020

Senador Kajuru questiona privilégios dos Ministros do STF

“Eu gostaria de saber qual é a comida lá. São R$ 12 milhões para 11 Ministros? Isso é um desrespeito a uma nação com quase 15 milhões de desempregados e mais de 200 empresas falidas”, destacou o Senador Jorge Kajuru, ao criticar os valores destinados a Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Clique aqui e assista ao vídeo

 

15.01.2020

Saldo Operacional da PMERJ – 2019

O balanço operacional 2019 de prisões de criminosos e apreensões de armas superou recordes anteriores e foi fundamental para a redução expressiva dos índices criminais mais impactantes em todo o Estado. A avaliação é do Secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, Comandante Geral Rogério Figueredo de Lacerda, ao analisar o desempenho dos Policiais Militares durante o ano passado.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

14.01.2020

Governo do RJ vai inaugurar 11 Colégios Militares 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai inaugurar no começo deste ano 11 Colégios Militares. As inscrições começam no dia 21/01 por meio do Matrícula Fácil, no endereço www.matriculafacil.rj.gov.br. A promessa do Poder Estadual é que, até o fim do ano, sejam 30 Escolas inauguradas neste modelo.

Os Colégios estão localizados nas cidades de São Gonçalo, Rio Bonito, Areal, Carmo, Cordeiro, Araruama, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Resende. Ano passado, unidades foram implementadas em Volta Redonda e Miguel Pereira.

De acordo com o Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, a oferta de vagas nestas unidades só está ocorrendo na segunda fase da matrícula das unidades estaduais para atrair os estudantes que tenham interesse nesta forma de ensino.

“A gente só está colocando as Escolas Militares na segunda fase para poder garantir que sejam pessoas que tenham vocação militar, que queiram estudar nessas Escolas. E não por falta de opção. A gente só abriu as Escolas Militares depois de garantir que vai ter vaga para todo mundo”, explicou o Secretário.

Das 224 mil pessoas inscritas na pré-matrícula para as escolas estaduais, 172 mil conseguiram vagas em uma das três escolas de preferência. Segundo Fernandes, essas oportunidades são as mais disputadas.

“São as Escolas mais concorridas, de tempo integral, com formação profissional, mas isso não significa que estas pessoas não vão estudar perto de suas casas. Terão vagas perto de casa, mas não nessas escolas mais concorridas. Vão sobrar cerca de 90 mil vagas após a segunda etapa da matrícula. A gente vai ofertar, a partir de 21 de janeiro, mais de 150 mil vagas na rede”, destacou.

O Secretário informou que só vai divulgar a abertura das novas Escolas Militares que o Estado pretende implementar até o fim do ano com as obras das unidades terminadas.

Segundo ele, o Rio de Janeiro também terá unidades para artes e em formações tecnológicas em outras áreas. Nas cidades que foram atingidas pela chuva, o Secretário afirmou que vai aumentar o prazo de confirmação de matrícula, que terminou no último dia 8.

Fonte: G1.

 

13.01.2020

TENENTE PMERJ MICHELE – TODOS POR ELA!!!

Caros Associados,

A AME/RJ gostaria da sua contribuição para ajudar a TENENTE PMERJ MICHELE na sua luta pela vida.

Nossa Guerreira foi diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). É uma doença degenerativa que limita progressivamente as funções musculares e dos órgãos do corpo.

É possível participar de uma vaquinha online ou efetuar depósitos ou transferências diretamente na conta da Polícia Militar. Qualquer quantia será muito bem-vinda.

Para aqueles que não puderem contribuir com dinheiro já ajudam divulgando essa mensagem.

Banco Bradesco

Agência 2795

Conta Poupança 1010003-8

Michele Silva Passos

CPF 095.215.447-16

O Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ten-michele-todos-por-ela


10.01.2020

Prova de vida para Inativos e Pensionista Estaduais - Calendário  

 

09.01.2020

CBMERJ abre inscrições para o projeto Botinho


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro abre, na próxima segunda-feira (13), inscrições para o Projeto Botinho. A edição 2020 da tradicional colônia de férias da Corporação é, novamente, uma realização em conjunto com o Sesc-RJ, com o apoio do Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros.

A iniciativa começa no dia 20 de janeiro, em 25 praias do estado. As atividades serão gratuitas e direcionadas para crianças e adolescentes. Os alunos v]ao ser divididos em três turmas: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos).

Os responsáveis interessados devem se dirigir a um dos quartéis listados no site dos Bombeiros com:

- Cópia da identidade;
- Cópia da certidão de nascimento ou da identidade da criança;
- Atestado médico original atual (informando que o menor está apto a realizar atividades físicas);
- Foto colorida 3x4.

O projeto Botinho acontece desde 1963. O objetivo é estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas.

As crianças recebem noções de:

- Preservação do meio-ambiente;
- Orientações sobre as condições do mar;
- Orientações sobre primeiros-socorros;
- Dicas para evitar afogamentos.

Inscrições

Data: de 13 e 14 de janeiro de 2020 (ou até as vagas estarem preenchidas)
Horário: de 8h às 11h
Local: quartéis listados no site da Corporação (www.bombeiros.rj.gov.br)

Fonte: G1.

 

07.01.2020

Avaliação do Governo Bolsonaro em 2019