Notícias: 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2015

NOTÍCIAS

21.02.2020

Estado do Rio terá que pagar juros e correção a Policiais por atraso de 13º salário


AME/RJ vai ingressar na Justiça buscando esse mesmo direito aos seus Associados

A Justiça Fluminense determinou que o Estado do Rio pague aos Policiais Civis juros e correção monetária referentes aos valores do 13º salário depositados com atraso nos anos de 2016 e 2017. A decisão atende ao pedido feito pela Colpol e Sindpol (Coligação e Sindicato dos Policiais Civis, respectivamente) em ação civil pública.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Senhoras e Senhores,

Com a ajuda de nossos Amigos, a AME/RJ ENTRARÁ NA JUSTIÇA pleiteando esse mesmo Direito aos seus Associados, cuja relação será inserida depois, no curso da Ação.

A ação é coletiva. 

A AME/RJ proporá essa Ação dispensando a necessidade de ações individuais.

Assim o faremos!!!

Obrigado Dr. Ary Lage pela sugestão. Os nossos Advogados já estão com a missão.

Esse é um bom motivo para você se associar. Aproveite, pois, ainda há tempo até a Justiça pedir a relação. Contamos com todos!!!

Mãos à obra!!!

Adilson Soares
Presidente da AME/RJ

 

 

21.02.2020

Centro de Comando e Controle da PMERJ: a tecnologia no combate à criminalidade no Estado


Com o Centro de Comando de Controle (CCC) do Quartel General, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro dá mais um importante passo para aliar recursos tecnológicos de ponta com a segurança pública. De uma sala de monitoramento, quatro operadores poderão monitorar, em tempo real e 24 h por dia, imagens captadas por cerca de mil câmeras espalhadas pela Região Metropolitana.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

20.02.2020

Proposta institui ações para combater suicídio entre Profissionais de Segurança Pública


O texto estabelece também que o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (SINESP) deverá produzir dados sobre a qualidade de vida e saúde dos Profissionais de Segurança Pública, e sobre a Vitimização Policial.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

19.02.2020

PMERJ e CBMERJ unidas para ocorrências com risco de suicídio 


A parceria entre a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros irá permitir que profissionais de ambas as instituições estejam capacitados para lidar com ocorrências envolvendo risco de suicídio. A iniciativa visa um melhor acolhimento destes casos, inclusive quando ocorrer com os próprios companheiros de farda. 

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

18.02.2020

Empoderadas do CBMERJ: programa contribui para o enfrentamento da violência contra a mulher


Assuntos como violência contra a mulher, discriminação, gravidez, adoção, assédio e saúde foram abordados durante o bate-papo. De acordo com o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Roberto Robadey Jr., esta iniciativa é um estímulo para carreira e vida. " Manter esse cuidado no âmbito coletivo fortalece a nossa Corporação", disse o Comandante.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

18.02.2020

Representantes de Entidades Policiais e de Justiça defendem adoção do Ciclo Completo de Polícia


A lei 13.491/17 estabelece que os crimes comuns praticados por Policiais Militares são apurados pela própria Corporação. Para atingir o Ciclo Completo, é preciso que a PM possa fazer o TOC - Termo Circunstanciado de Ocorrência -, a autuação em flagrante e a investigação criminal com apresentação de relatório à Justiça. Atualmente, a Polícia Militar já pode registrar o boletim de ocorrência 12 Estados.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

13.02.2020

A China fez hospital em dez dias. No Estado do Rio tem obras inacabadas há anos!


Enquanto a China levou dez dias para construir um hospital de 34.000 metros quadrados na cidade de Wuhan, epicentro do coronavírus, o Estado do Rio de Janeiro ostenta unidades de saúde que estão em obras há anos e não têm sequer previsão de entrega. Em São Gonçalo, o esqueleto de uma maternidade, anunciada em 2013, ao custo de R$ 43 milhões, hoje serve apenas de abrigo para usuários de drogas.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

12.02.2020

Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida (PMERJ) ganha reconhecimento internacional


Clique aqui e assista ao vídeo

 

12.02.2020

Aposentados e Pensionistas Estaduais nascidos em Fevereiro: é hora de realizar a Prova de Vida


Quem não fizer a prova de vida no prazo indicado terá o pagamento suspenso até a atualização cadastral. O salário ou o benefício somente voltará a ser pago na folha seguinte à regularização.

Clique aqui e leia a matéria completa

 

07.02.2020

Projeto de Lei prevê Assessoria Jurídica Gratuita a Agentes de Segurança Pública do Rio

Encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa Estadual (ALERJ) uma reivindicação antiga dos Profissionais de Segurança Pública: a Defesa Jurídica Gratuita. O Projeto de Lei é de autoria dos Deputados Dr. Serginho e Max Lemos. 

Segundo a Proposta, Policiais Civis e Militares, Bombeiros, Agentes Penitenciários e de Segurança terão direito a Defesa oferecida pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) em Processos Administrativos e Judiciais decorrentes do Exercício da Função.

A Assessoria não será possível em casos de ato praticado pelo agente contrário a parecer ou orientação normativa da PGE, da Controladoria-Geral do Estado e das Secretarias as quais esses Profissionais pertencem.

"Quando mais precisam do Estado, os Agentes da Segurança não têm auxílio e acabam gastando recursos que muitos não possuem para contratar advogado. O objetivo do projeto de lei é oferecer Segurança Jurídica e tranquilidade aos que venham responder processo em decorrência do Exercício da Função, para que possam ter a garantia de uma boa defesa”, explica o Deputado Dr. Serginho, um dos autores da Proposta.

A efetivação da Assessoria Jurídica e Defesa Técnica também dependerá de pedido do interessado, direcionado ao Secretário de Estado competente, e das manifestações favoráveis do superior hierárquico imediato e do titular do órgão que o cargo integre.

Fonte: Extra.

 

07.02.2020

PMs e BMs Ativos do Rio serão reembolsados por desconto indevido de contribuição previdenciária


Policiais e Bombeiros Militares Ativos do Rio de Janeiro vão receber um reembolso no salário de Fevereiro, referente à devolução da diferença da Alíquota Previdenciária de 14% pela nova contribuição de 9,5% ao Sistema de Proteção Social dos Militares (Lei Federal 13.954/2019).

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

SD BM RAFAEL LUZ (INFORMATIVO AME/RJ - Nº 85/2020)

Rafael Luz é Bombeiro Militar do Rio de Janeiro há 10 anos. Já foi condecorado duas vezes por atos de bravura. Também é ator, comediante e apaixonado por projetos destinados ao público infantil. Criou “Amigos do Pelotão”, uma série exibida na TV Brasil onde ele e seu cãozinho Torrada ensinam pais e crianças sobre segurança e comportamento em situações de risco, de forma lúdica e divertida. O sucesso fez com que a série ganhasse adaptação para o teatro em formato musical: “Bombeiro Rafa e o Canhão de Bola de Sabão", atualmente em cartaz no Teatro Vannucci. Conheça um pouco mais do trabalho de Rafael Luz, um Bombeiro tão ímpar na profissão quanto na simpatia! (*Entrevista publicada no Boletim Informativo da AME/RJ Nº 85/2020).

Clique aqui e leia a entrevista completa.

 

 

MAJ PM CLAUDIA MORAES (INFORMATIVO AME/RJ - Nº 85/2020)


A PATRULHA MARIA DA PENHA - GUARDIÕES DA VIDA, da Polícia Militar do  Rio de Janeiro, atua preventivamente na violência contra a mulher, tendo como foco o acompanhamento e o monitoramento de Medidas Protetivas deferidas pela justiça. Para realizar essa importante missão, todos os Batalhões do Estado possuem uma equipe de PMs voluntários, especialmente treinados, e uma viatura caracterizada exclusiva para o atendimento. Para falar mais sobre o assunto, a AME/RJ entrevistou a Major Claudia Moraes, Subchefe do Escritório de Programas de Prevenção da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da PMERJ e uma das responsáveis pela Programa. (*Entrevista publicada no Boletim Informativo da AME/RJ Nº 85/2020).

Clique aqui e leia a entrevista completa.

 

 

03.02.2020

CORONAVÍRUS: saiba como se proteger


O novo coronavírus (2019-nCoV) está causando preocupação global. O Brasil segue com 16 casos suspeitos, mas nenhum foi confirmado. O Ministério da Saúde orienta 10 cuidados básicos que podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus:

- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

- Lavar frequente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

 

 

30.01.2020

Aposentados e Pensionistas Estaduais nascidos em janeiro: última semana para a prova de vida


É preciso levar Identidade Original (C/Foto), CPF e Comprovante de Residência (em nome próprio, atualizado, últimos três meses), ou Declaração de Residência. A Prova de Vida é feita em qualquer Agência do Bradesco.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

30.01.2020

Doação para as vítimas das chuvas no Estado do RJ - Saiba como ajudar


O Governo do Rio de Janeiro está arrecadando donativos para as vítimas das chuvas que atingiram as regiões Norte e Noroeste do Estado. 

Itens como água mineral, alimentos não perecíveis, material de higiene, roupas, roupa de cama, toalhas, colchonetes e material de limpeza podem ser doados em vários pontos da Capital e do Interior.

Todos os Batalhões da Polícia Militar e Quartéis do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro estão recebendo donativos.

Os locais para a doação no link: 
https://pmerj.rj.gov.br/2020/01/governo-do-estado-recebe-donativos-para-vitimas-de-chuvas-no-norte-e-noroeste/

 

 

30.01.2020

Alerta: número de PMs feridos em serviço cresceu em 2019


Segundo o Coronel Fábio CAJUEIRO, da Comissão de Análise da Vitimização Policial da PMERJ, a Corporação iniciou, em 2018, cursos de primeiros socorros para PMs. "Hoje, mais de 200 agentes lotados em unidades sabem socorrer seus companheiros. Esse primeiro atendimento é fundamental porque evita lesões mais graves e pode até salvar vidas", disse.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

27.01.2020

Lei nova: é proibido avisos eximindo estacionamentos de responsabilidade por roubos e furtos no Estado do Rio


A fixação de cartazes eximindo de responsabilidade os Proprietários de Estacionamentos Privados ou Terceirizados por Danos, Furtos e Roubos nos Veículos Estacionados será Proibida. A determinação é da Lei 8.687/19, de autoria da Deputada Lucinha, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa Estadual (ALERJ). A medida foi sancionada pelo Governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Executivo.

Segundo a Deputada, já existe jurisprudência firmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o tema, que responsabiliza os estacionamentos por roubos e furtos ocorridos em seu interior.

Em caso de descumprimento, as empresas estarão sujeitas à multa de 3,4 mil a 34 mil, que será dobrada em caso de reincidência. O valor arrecadado deverá ser revertido ao Fundo Especial de Apoio à Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPROCON-RJ).

Fonte: ALERJ.

 

 

23.01.2020

Banco de Talentos da PMERJ abre inscrições para Instrutores e Professores


A partir de amanhã, dia 24 de janeiro, estarão abertas as inscrições destinadas a Professores e Instrutores interessados em compor o Banco de Talentos da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro para dar aulas, como prestadores de serviço, nos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Formação de Soldados (CFSD). 

Dependendo da matéria a ser ministrada, ou seja, do perfil de cada disciplina, os selecionados podem ser Policiais Militares Ativos e Inativos, Policiais Civis ou mesmo Civis.

Todos os detalhes do processo seletivo podem ser obtidos nos Boletins a PM de número 09, de 15/01/2020, e 10, de 16/01/2020. O cadastro e instruções podem ser feitos através do site do Banco de Talentos: https://bancodetalentos.pmerj.rj.gov.br/. As inscrições se encerram no dia 30 de janeiro.

Fonte: PMERJ.

 

23.01.2020

BOPE, a Tropa de Elite da PM do Rio, comemora 42 anos 


A AME/RJ cumprimenta e enaltece o BOPE - BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS - pelos 42 anos de profissionalismo, disciplina e eficiência no Servir e Proteger a Sociedade Fluminense. Deus abençoe todos os 'Caveiras', da Ativa e da Reserva, Guerreiros Combatentes da Tropa de Elite da PMERJ. Missão dada é missão cumprida!!!

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

22.01.2020

Crise hídrica: PROCON orienta consumidores a pedir ressarcimento pelos gastos com água mineral


TODOS deveriam entrar na justiça!!! Faz duas semanas que essa crise está pesando e muito no bolso da população. Sem contar que nem todos possuem condições de comprar água mineral e são obrigados a consumir está água horrorosa que a CEDAE está ofertando. Um verdadeiro descalabro!

Clique aquie leia a matéria completa.

 

22.01.2020

Campanha do CBMERJ alerta sobre os perigos do lixo nas encostas


A limpeza da cidade é um fator fundamental para a preservação da saúde pública, da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Manter a cidade limpa é responsabilidade de todos!!!!

 

22.01.2020 

AME/RJ: esclarecimentos sobre reportagem publicada no jornal Extra (Rioprevidência)

Acerca da reportagem publicada no jornal EXTRA, edição 19.01.2020, intitulada "Tempo mínimo se serviço para Militares do Rio", a AME/RJ, através de seu Presidente, Coronel Adilson Soares, tem a esclarecer o seguinte:

"Senhoras e Senhores Policiais Militares e Bombeiros Militares, Associados ou não,

Tendo tomado conhecimento da reportagem cuja foto do jornal circulou por vários grupos de WhatsApp, cujo teor era uma entrevista dada pelo Sr. Sérgio Aureliano, Presidente do RIOPREVIDÊNCIA, na qual o mesmo faz algumas declarações que nos afetam sobremaneira enquanto Classe, também aos nossos Inativos e Pensionistas, dando a entender que somos segmentos distintos e desta forma tem que haver um tratamento diferente pelo Instituto e pelo Estado; e também deixou a impressão o mesmo, que a Lei 13.954/2019 precisa ser regulamentada, o que não acontece, pois a mesma é autoaplicável.

Assim, estamos tomando providências no sentido de aclarar tal situação, através da ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO - AME/RJ, junto aos Órgãos competentes e também interessados, além do que estaremos pleiteando uma Audiência junto ao Ilmo Sr. Presidente do RIOPREVIDÊNCIA, no sentido de que possamos dirimir dúvidas, estabelecer o diálogo e buscar cumprir fielmente o que foi definido pelo Congresso Nacional e Aprovado pelo Exmo Sr. Presidente da República.

Senhoras e Senhores, estaremos sempre atentos e diligentes quanto aos anseios da Classe dos Militares Estaduais.

ASSSOCIAREM-SE os Oficiais, é uma prova de que estamos engajados no mesmo ideal.

Muito obrigado.

ADILSON SOARES

Presidente AME/RJ."

 

17.01.2020

PM do Rio concorre ao Oscar da gastronomia brasileira


Rodrigo Barros é Policial Militar e Chef de cozinha. E um dos três cozinheiros do Estado do Rio que concorrem ao Prêmio Dólmã, considerado o Oscar da gastronomia brasileira. Rodrigo ganhou projeção nacional quando participou do reality culinário MasterChef Brasil.

Clique aqui e leia a matéria completa.


 

16.01.2020

Senador Kajuru questiona privilégios dos Ministros do STF

“Eu gostaria de saber qual é a comida lá. São R$ 12 milhões para 11 Ministros? Isso é um desrespeito a uma nação com quase 15 milhões de desempregados e mais de 200 empresas falidas”, destacou o Senador Jorge Kajuru, ao criticar os valores destinados a Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Clique aqui e assista ao vídeo

 

15.01.2020

Saldo Operacional da PMERJ – 2019

O balanço operacional 2019 de prisões de criminosos e apreensões de armas superou recordes anteriores e foi fundamental para a redução expressiva dos índices criminais mais impactantes em todo o Estado. A avaliação é do Secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, Comandante Geral Rogério Figueredo de Lacerda, ao analisar o desempenho dos Policiais Militares durante o ano passado.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

14.01.2020

Governo do RJ vai inaugurar 11 Colégios Militares 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai inaugurar no começo deste ano 11 Colégios Militares. As inscrições começam no dia 21/01 por meio do Matrícula Fácil, no endereço www.matriculafacil.rj.gov.br. A promessa do Poder Estadual é que, até o fim do ano, sejam 30 Escolas inauguradas neste modelo.

Os Colégios estão localizados nas cidades de São Gonçalo, Rio Bonito, Areal, Carmo, Cordeiro, Araruama, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Resende. Ano passado, unidades foram implementadas em Volta Redonda e Miguel Pereira.

De acordo com o Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, a oferta de vagas nestas unidades só está ocorrendo na segunda fase da matrícula das unidades estaduais para atrair os estudantes que tenham interesse nesta forma de ensino.

“A gente só está colocando as Escolas Militares na segunda fase para poder garantir que sejam pessoas que tenham vocação militar, que queiram estudar nessas Escolas. E não por falta de opção. A gente só abriu as Escolas Militares depois de garantir que vai ter vaga para todo mundo”, explicou o Secretário.

Das 224 mil pessoas inscritas na pré-matrícula para as escolas estaduais, 172 mil conseguiram vagas em uma das três escolas de preferência. Segundo Fernandes, essas oportunidades são as mais disputadas.

“São as Escolas mais concorridas, de tempo integral, com formação profissional, mas isso não significa que estas pessoas não vão estudar perto de suas casas. Terão vagas perto de casa, mas não nessas escolas mais concorridas. Vão sobrar cerca de 90 mil vagas após a segunda etapa da matrícula. A gente vai ofertar, a partir de 21 de janeiro, mais de 150 mil vagas na rede”, destacou.

O Secretário informou que só vai divulgar a abertura das novas Escolas Militares que o Estado pretende implementar até o fim do ano com as obras das unidades terminadas.

Segundo ele, o Rio de Janeiro também terá unidades para artes e em formações tecnológicas em outras áreas. Nas cidades que foram atingidas pela chuva, o Secretário afirmou que vai aumentar o prazo de confirmação de matrícula, que terminou no último dia 8.

Fonte: G1.

 

13.01.2020

TENENTE PMERJ MICHELE – TODOS POR ELA!!!

Caros Associados,

A AME/RJ gostaria da sua contribuição para ajudar a TENENTE PMERJ MICHELE na sua luta pela vida.

Nossa Guerreira foi diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). É uma doença degenerativa que limita progressivamente as funções musculares e dos órgãos do corpo.

É possível participar de uma vaquinha online ou efetuar depósitos ou transferências diretamente na conta da Polícia Militar. Qualquer quantia será muito bem-vinda.

Para aqueles que não puderem contribuir com dinheiro já ajudam divulgando essa mensagem.

Banco Bradesco

Agência 2795

Conta Poupança 1010003-8

Michele Silva Passos

CPF 095.215.447-16

O Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ten-michele-todos-por-ela


10.01.2020

Prova de vida para Inativos e Pensionista Estaduais - Calendário  

 

09.01.2020

CBMERJ abre inscrições para o projeto Botinho


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro abre, na próxima segunda-feira (13), inscrições para o Projeto Botinho. A edição 2020 da tradicional colônia de férias da Corporação é, novamente, uma realização em conjunto com o Sesc-RJ, com o apoio do Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros.

A iniciativa começa no dia 20 de janeiro, em 25 praias do estado. As atividades serão gratuitas e direcionadas para crianças e adolescentes. Os alunos v]ao ser divididos em três turmas: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos).

Os responsáveis interessados devem se dirigir a um dos quartéis listados no site dos Bombeiros com:

- Cópia da identidade;
- Cópia da certidão de nascimento ou da identidade da criança;
- Atestado médico original atual (informando que o menor está apto a realizar atividades físicas);
- Foto colorida 3x4.

O projeto Botinho acontece desde 1963. O objetivo é estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas.

As crianças recebem noções de:

- Preservação do meio-ambiente;
- Orientações sobre as condições do mar;
- Orientações sobre primeiros-socorros;
- Dicas para evitar afogamentos.

Inscrições

Data: de 13 e 14 de janeiro de 2020 (ou até as vagas estarem preenchidas)
Horário: de 8h às 11h
Local: quartéis listados no site da Corporação (www.bombeiros.rj.gov.br)

Fonte: G1.

 

07.01.2020

Avaliação do Governo Bolsonaro em 2019