Notícias: 2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2015

NOTÍCIAS

19.02.2021

Estado do Rio poderá ter programa de proteção a Militares gestantes 


O Projeto de Lei 3226/2020 estabelece que as Agentes grávidas sejam afastadas de atividades operacionais ou de trabalho em locais insalubres enquanto durarem a gestação e a amamentação. Além disso, garante prioridade às vagas de permuta entre equipes e permanência na unidade desde o início da gestação até seis meses depois que acabar a licença. A medida contempla integrantes das Polícias Civil e Militar, Bombeiros Militares, Sistema Penitenciário e do Socioeducativo.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

11.02.2021

ABSURDO! Em aula online sobre racismo, Oficial da PM é chamado de "macaco"


Um Tenente-Coronel da Polícia Militar de São Paulo convidado para ministrar uma aula sobre racismo sofreu uma série de ataques racistas durante uma Conferência Internacional Online de Segurança Pública. Evanilson Corrêa de Souza se preparava para ministrar sua palestra quando um de seus slides da apresentação foi invadido com rabiscos e a palavra "macaco".

Clique aqui e leia a matéria completa.

RACISMO É CRIME! RACISMO É COVARDIA! RACISMO É DESRESPEITO! RACISMO É UMA VIOLÊNCIA COMETIDA POR PESSOAS DE ÍNDOLE E EDUCAÇÃO RASAS! RACISMO NÃO PODE SER REDUZIDO A UM CONCEITO DE VITIMISMO OU "MIMIMI"! A AME/RJ SE SOLIDARIZA COM O TEN-CEL PMSP EVANILSON CORRÊA E REPUDIA VEEMENTEMENTE QUALQUER ATO QUE DENIGRA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

 

 

09.02.2021

CBMERJ lança guia com orientações em saúde mental em tempos de pandemia 


O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, que tem tido papel fundamental na luta contra a Covid-19, acaba de lançar a cartilha “Orientações em Saúde Mental para Bombeiros Militares em Tempos de Pandemia”, elaborada pela Psicóloga e Tenente-Coronel Eliane Cristine. "Como a saúde mental é essencial para salvar vidas, o guia chama a atenção para sintomas muitas vezes despercebidos, como alteração do sono e apetite, perda de prazer ou alegria em atividades antes consideradas estimulantes”, diz ela. 

Clique aqui e acesse a cartilha.

 

 

08.02.2021

Comunicado FACHA (Convênio)

Olá, Instituição Parceira!

Temos a honra em informá-los que agora a FACHA tem a Escola de Direito Hélio Alonso, que é composta por todos os núcleos de direito da faculdade (graduação, extensão, pós-graduação e muito mais).

Com um processo de aprendizagem diferenciado, focado na formação prático-profissional, incentivamos a participação efetiva dos alunos, visando o desenvolvimento de suas habilidades e competências, desde o 1º período da faculdade.

Na Escola de Direito Hélio Alonso o aluno experimenta situações que o aproximam do mercado de trabalho, saindo pronto para os grandes desafios da carreira escolhida.

As carreiras na área jurídica são amplas e com várias oportunidades, seja no setor público ou na iniciativa privada.

Quer entender tudo sobre o curso de Direito da FACHA? No próximo dia 09/02, teremos uma live incrível para você que quer ingressar nessa carreira.

O tema será: O Curso de Direito e as Carreiras Jurídicas.

O encontro será transmitido pelo canal do Youtube da FACHA, às 19h e você, além de assistir, poderá fazer perguntas e interagir com o coordenador da Escola, o prof. Fagner Sandes.

E mais!! Fazendo a sua matrícula, além daquele desconto especial que você já tem por fazer parte das Instituições Parceiras, a FACHA te presenteia com a isenção da mensalidade do mês de fevereiro/2021*.

Espetacular, não é? Não fique de fora. Participe!

Dúvidas? Entre em contato com a Central de Atendimento através dos números: (21) 2102-3222 ou WhatsApp: (21) 97065-4835. O evento será gratuito. Esperamos por você! ⠀⠀


Forte Abraço,

Equipe FACHA

*Oferta válida para matriculas novas realizadas no período de 02 a 19/02/202.

 

 

02.01.2021

PMDF atinge 100% na lavratura de TCO 


A Polícia Militar atingiu 100% do território do Distrito Federal na lavratura de Termo Circunstanciados em Ocorrências atendidas (TCO) onde constatado existência de contravenção e crimes de menor potencial ofensivo (aqueles cujas penas não exceda a dois anos de detenção ou prisão).

Abaixo mapa com panorama nacional atualizado até  28 de janeiro de 2021.

Fonte: FENEME.

 

29.01.2021

Projeto prioriza Policiais com deficiência na destinação de verbas de Fundo de Segurança 

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4752/20, que prioriza programas voltados à qualidade de vida dos servidores da Segurança Pública om deficiência decorrente do exercício da profissão na destinação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A proposta é de autoria de parlamentares do PSL.

O texto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Hoje, a lei que trata do fundo já prevê a aplicação de 10% a 15% das verbas em programas de melhoria da qualidade de vida desses Profissionais, mas sem o recorte daqueles com deficiência.

Uma das autoras da proposta, a Deputada Major Fabiana, citou como exemplo de programa bem sucedido na habilitação ou reabilitação de Policiais vitimados o Projeto Renascer, Servir e Proteger, do Centro de Educação Física e Desporto da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

“O projeto, que abriga pessoas com deficiência – Policiais Militares e Cidadãos Civis –, já possibilitou que alguns de seus participantes obtivessem, por meio da prática esportiva, medalha de ouro nos jogos Parapan-Americanos em Toronto, em 2015. Porém, a maior conquista é a reinclusão social e a elevação da autoestima dos participantes”, afirma Major Fabiana.

Fonte: Extra/Coluna Servidor.

 

 

22.01.2021

GRET de Policiais e Bombeiros Militares poderá ser reduzido


O Governo Estadual poderá aplicar nos contracheques de PMs e BMs a nova regra para a Gratificação de Regime Especial de Trabalho (GRET). Na prática, os valores devem ser reduzidos com base em um acórdão do Tribunal de Contas, do fim do ano passado. De acordo com as categorias, o novo cálculo já será adotado em fevereiro (na folha salarial de janeiro).

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

21.01.2021

PMERJ anuncia novo fardamento do BPChoque


A Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou, através de suas redes sociais, que os Agentes do Batalhão de Choque (BPChq) vão usar uma nova farda camuflada a partir do dia 26 de janeiro. De acordo com a Corporação, o novo uniforme vinha sendo desenvolvido pela Seção de Assuntos Estratégicos do BPChq desde 2016 e foi aprovado em definitivo em 2020. A ideia é atualizar a padronização da Tropa.

Ainda segundo a PMERJ, a vestimenta atende a padrões tecnológicos de uma Força Especial, como é o Choque, para o melhor rendimento do Agente.

"O novo uniforme não é usado apenas para evitar detecção, mas também para identificação. A padronização do uniforme principalmente para uma Tropa de Choque, além de configurar um nível de força, através da presença ostensiva e do impacto psicológico, é uma forma de identificação de uma Tropa de Restabelecimento da Ordem Pública, nos casos em que a grave perturbação da ordem e em que se esgote a capacidade operativa da Tropa Ordinária Local, comprometendo a segurança dos Policiais e da população", o Batalhão defende.

A PMERJ acredita, ainda, que a mudança da camuflagem possibilitará um maior controle sobre a venda deste tipo de farda.

"Uma vez que já foi detectado por meios de órgãos de inteligência e até meio por rede sociais marginais membros de fações criminosas de áreas conflagradas utilizando o fardamento do Batalhão de Choque em suas ações", enfatiza.

Fonte: O Dia.

 

 

18.01.2021

Esclarecimentos do Presidente da FENEME sobre a Projeto que cria nova Lei Orgânica das PMs e BMs


O Presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares (FENEME), Coronel PMSC Marlon Jorge Teza, garantiu que o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 4.363, de 2001, que trata da criação da nova Lei Orgânica das Polícias Militares Estaduais e dos Corpos de Bombeiros Militares, não tem qualquer vinculação com o Presidente Jair Bolsonaro. "A intenção da proposta é tornar as Corporações mais fortes, sem interferência de políticos", assegurou o Coronel Marlon.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

15.01.2021

"Não fique falando besteiras" diz Bolsonaro a Macron sobre produção de soja


O Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que o mandatário da França, Emmanuel Macron, fala “besteira” sobre a política ambiental do Brasil. Em live no Facebook, Bolsonaro declarou: "Não conhece nem seu país, fica dando pitaco aqui no Brasil. Essa é a politicalha deles.” Na ultima terça-feira (12), em uma rede social, Macron havia criticado novamente o desmatamento na Amazônia, que atribuiu à soja, e defendeu que a Europa cultive o produto por conta própria para não depender da produção do Brasil.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

14.01.2021

PMs lideram ranking de baleados e mortos em 2020


142 Agentes de Segurança foram baleados no Grande Rio em 2020. Os mais atingidos foram Policiais Militares, de acordo com o levantamento da plataforma Fogo Cruzado. Os PMs aparecem em primeiro lugar no ranking da taxa de mortalidade, 40 agentes morreram de um total de 54. No ranking de baleados, a categoria sai na frente com 75 feridos, de um total de 88. A pesquisa indicou também queda no número de agentes mortos e feridos em comparação com 2019.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

07.01.2021

Projeto de Lei prevê adicional noturno para PMs e Bombeiros do Rio


Depois de protocolar uma Projeto de Lei que garante adicional noturno aos Policiais Civis do Rio, o Deputado Estadual Márcio Gualberto apresentou, em 26 de dezembro, mais três propostas que ampliam o benefício para os Militares (PMs e Bombeiros) e demais Funcionários Públicos Civis do Estado Fluminense.

Assim como o PL que contempla os Agentes da Polícia Civil, os três novos projetos preveem adicional de 20% de remuneração ao trabalho noturno das demais categorias do Serviço Público Estadual. O benefício é referente ao período trabalhado entre 22h e 5h.

Na justificativa da proposta que alcança todos os Servidores Civis, por exemplo, o parlamentar argumenta que o texto busca "corrigir uma injustiça" com as categorias. Ele também aponta que já há dispositivo na Constituição Estadual garantindo esse adicional. 

"Em meados de dezembro, havia protocolado o projeto de adicional noturno para Policiais Civis. Mas, ao saber que as demais categorias de Servidores também não gozavam deste direito constitucional, criei outros projetos. Se aprovados, os quatro farão justiça a tantos Servidores Públicos que dedicam suas vidas em trabalhos das 22h às 5h", alegou o autor.

Fonte: O Dia.