NOTÍCIAS

 

06.02.2019

Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro que participaram de trabalhos de resgate em Brumadinho, MG, são homenageados


Oitenta Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro receberam na manhã desta quarta-feira (6) uma homenagem pela participação nos trabalhos de busca e resgate de feridos e vítimas do rompimento de uma barragem em Brumadinho, em Minas Gerais. Eles receberam a Medalha do Mérito, Força e Coragem pelos serviços prestados.

Duas equipes, de 40 Militares cada uma, se revezaram no trabalho ao longo de dez dias. Uma aeronave, nove viaturas e três cães farejadores também foram usados na operação.

A cerimônia também marcou a entrega de dez viaturas para serem usadas em ocorrências de busca e salvamento, um investimento de cerca de R$ 2,85 milhões que foi pago com os recursos arrecadados com a taxa de incêndio.

O Governo do Rio ofereceu ajuda à Minas Gerais menos de 24 horas após o rompimento da barragem e logo em seguida os Bombeiros seguiram para o local da tragédia. O apoio foi oferecido pelo Governador Wilson Witzel ao Governador Romeu Zema.

A força-tarefa que participou dos trabalhos de resgate já tinha experiência. A maioria dos Bombeiros já tinha trabalhado na tragédia de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro e no deslizamento do Morro do Bumba, em Niterói.

"Nós mandamos o que tínhamos de melhor, tanto de especialistas quanto equipamentos. O nosso helicóptero foi o mais novo, que recebemos em dezembro. E também mandamos uma logística de alimentação, de alojamento para não impactar o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que já estava com toda a dificuldade inesperada", destacou o Comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Roberto Robadey.

Fonte: G1