Fiocruz cria teste rápido capaz de detectar variantes do Coronavírus
Pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) desenvolveram uma nova ferramenta para a detecção rápida de linhagens do novo Coronavírus de maior importância em circulação no Brasil, por meio do exame RT-PCR. O ensaio foi desenhado para detectar uma deleção que existe em todas as variantes do vírus, como a brasileira, a da África do Sul e a do Reino Unido.
Testes pelo ânus e outros avanços no diagnóstico do Coronavírus
Uma notícia inusitada vinda da China chamou a atenção nos últimos dias: autoridades locais anunciaram que iriam começar a usar o swab anal para diagnosticar a Covid-19. Em resumo, o método consiste em introduzir no ânus uma haste flexível para colher amostras de material orgânico, que depois serão analisados em laboratório para detectar (ou não) a presença do Coronavírus. De acordo com especialistas chineses, o novo exame teria uma precisão maior, traria resultados mais confiáveis e seria particularmente útil em algumas situações especiais.
A pandemia de Coronavírus parece estar perdendo a força no mundo. O número de novos casos de Covid-19 caiu 16% em todo o mundo na última semana, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na semana de 8 a 14 de fevereiro, mais de 2,7 milhões de novos casos foram registrados, contra cerca de 3,1 milhões na semana anterior (1 a 7 de fevereiro). É a quinta semana consecutiva com redução de novos diagnósticos.
As regiões com maior taxa de queda foram África e Pacífico Ocidental, com cerca de 20%. Em seguida, estão Europa (18%), Américas (16%) e Sudeste Asiático (13%). A única região da OMS a apresentar um aumento no número de novos casos de Covid-19 – 7% – nesse período foi o Mediterrâneo Oriental, que compreende o Oriente Médio, além de partes da Ásia Central e Nordeste da África. Em números absolutos, Europa e as Américas continuam a ver o maiores quedas no número de casos.
O lento ritmo de distribuição e aplicação de vacinas no mundo ainda não é suficiente para gerar um impacto assim na doença então, especialistas acreditam que a retração da Pandemia esteja associada a outras questões, como Sazonalidade, Medidas de Prevenção e Ações Governamentais, como amplos Lockdowns adotados na Europa, por exemplo.
O surgimento de variantes, mais infecciosas e menos suscetíveis às vacinas atuais que a versão original, é algo que preocupa autoridades de saúde do mundo mundo. Por isso, a OMS ressalta a necessidade de as empresas estarem prontas para adaptar e atualizar as vacinas contras as novas cepas, como já acontece com a vacina da gripe, por exemplo.
Fonte: Veja.
18.02.2021
Coronavírus: como saber se a vacinação está surtindo o efeito esperado?
Milhões de pessoas ao redor do mundo receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19. Estatísticas apontam que as mortes estão caindo mais rapidamente dentro dos grupos vacinados, em comparação com aqueles que não foram vacinados. Israel é o primeiro país a ver o impacto de seu programa de vacinação.
Umidade gerada pela máscara diminui gravidade da Covid, diz estudo
De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK) dos Estados Unidos, a umidade criada por respirar dentro do item pode ajudar o organismo a combater o vírus. Quanto maior o nível de umidade no ar inalado, mais hidratado fica o trato respiratório. A ação, além de promover a limpeza do muco que reveste a região, ainda incentiva o sistema imunológico a produzir proteínas que agem contra vários vírus.
Especialistas apontam tratamentos simples que fazem diferença contra a Covid-19
Mas o que tem feito enorme diferença no tratamento é o atendimento e o acompanhamento diário pelo médico logo após o surgimento dos sintomas. Para a Pneumologista e Pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, é preciso falar diariamente com o paciente, mesmo aquele com sintomas leves.
As coisas que fazemos que não funcionam contra o Coronavírus
Lavar as mãos, manter o distanciamento social, usar máscaras, medir temperatura. Até agora, junto com a vacina, são as regras de ouro para atravessar esta época de pandemia. Mas, quão eficaz é tudo isso?
Uso de máscaras cirúrgica e de pano juntas bloqueiam 95% da Covid, afirma estudo
Usar duas máscaras ao mesmo tempo, sendo uma cirúrgica e outra de pano, pode reduzir o risco de transmissão da Covid-19 em 95%. A conclusão é de um estudo realizado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), Órgão Regulador do Sistema de Saúde dos EUA. A combinação cria um ajuste mais apertado ao redor do rosto e ajuda a evitar que partículas potencialmente infecciosas escapem.
Universidade brasileira desenvolve vacina contra a Covid- 19
O Brasil poderá ter uma vacina nacional contra a Covid-19 em 2022. O primeiro imunizante nacional está sendo desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto com outros estudos relevantes na mesma área de vacinas. Os estudos iniciais já apontam que a vacina induz respostas de linfócitos T muito fortes e produção de anticorpos também.
Covid: Vacina de Oxford reduz transmissão após uma dose, diz estudo
Pesquisadores da Universidade de Oxford anunciaram que a vacina contra a Covid-19, desenvolvida junto com a AstraZeneca, tem um efeito substancial na redução da transmissão do vírus após a aplicação da primeira dose.
Vacina oral contra a Covid-19 alcança resultados positivos
A chamada VXA-CoV2-1 apresentou boa tolerância e imunogenicidade - ou seja, se mostrou capaz de produzir anticorpos nos pacientes - após a aplicação de duas doses. A Vaxart, produtora do imunizante, afirmou que ele oferece proteção também contra as novas variantes do novo Coronavírus.
Solidariedade: PMs com deficiência criam rede de ajuda na pandemia
Uma iniciativa da Associação dos Policiais Militares com Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP) já distribuiu mais de 2 mil cestas com alimentos, álcool em gel e máscaras para famílias de PMs Ativos e Inativos que contrairam a Covid-19.
Desde o início da pandemia, Policiais Militares têm trabalhado nas ações de combate ao Coronavírus. Além de arriscar a vida para proteger a população e cumprir as atribuições do dia a dia, os profissionais atuam também para fiscalizar aglomerações e orientar pessoas a ficarem em casa como forma de prevenção”, diz Antonio Figueiredo, Presidente da Associação.
“Nossa Categoria também está na linha de frente no combate à pandemia e todos merecem respeito, reconhecimento. Muitos Policiais foram vítimas da Covid e, diante de momentos difíceis, toda ajuda é bem-vinda. Como forma de contribuir com os PMs Ativos e Inativos que enfrentam dificuldades, lançamos uma campanha de arrecadação. E o resultado foi positivo, com a união de muitas pessoas”, afirma Figueiredo.
O Presidente explica que a ação teve apoio fundamental de empresas, além de pessoas e representações, da capital e do interior, que se apresentaram para ajudar.
Fundada em 1993, a APMDFESP é mantida pelos Associados. De acordo com a entidade, o Estado de SP tem aproximadamente 7 mil Policiais Militares com deficiência. Para todos, a Instituição oferece reabilitação física e mental, assistência de profissionais da área jurídica e de uma equipe multidisciplinar que inclui médico fisiatra, fisioterapeutas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicólogos, além de empréstimos de aparelhos ortopédicos, materiais hospitalares, muletas, cadeiras de rodas e de banho, promove ações beneficentes e assistenciais. São mais de 26 mil atendimentos aos Associados e seus Familiares.
Fonte: Estadão.
29.01.2021
Imunidade contra Covid-19 pode durar anos, afirma estudo
Um artigo publicado na revista Science pode mudar tudo o que nós já sabemos sobre a imunidade contra a Covid-19. Um grupo de cientistas da Universidade de San Diego e do Instituto La Jolla de Imunologia (EUA) concluiu que os anticorpos que agem contra o novo Coronavírus podem permanecer no nosso organismo por muito mais tempo do que se imaginava.
Vacinas contra Covid-19: por que imunizante que não impede infecção pode controlar a doença?
Há uma diferença sutil, mas importante, entre prevenir doenças e prevenir infecções. Uma vacina que "apenas" previne a doença pode não impedir você de transmiti-la a outras pessoas, mesmo que você se sinta bem. Mas uma vacina que fornece imunidade esterilizante acaba, eventualmente, com o vírus.
Você pode pegar o novo Coronavírus de uma pessoa que passa correndo por você ou de outra que se refugia em um ponto de ônibus para escapar da chuva? Os cientistas dizem que o contágio pode ocorrer ao ar livre, mas as chances são muito reduzidas.
Coronavírus: máscaras de tecido protegem contra novas variantes?
"Apesar da transmissão mais fácil pela nova variante, o vírus continua do mesmo tamanho e possivelmente a transmissão ainda se faz por meio de gotículas. As máscaras caseiras em duplo tecido e tecido de trama fechada são eficazes no bloqueio da transmissão", afirma Raquel Stucchi, Infectologista, Professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI),
Fiocruz negocia com AstraZeneca 15 milhões de doses da vacina contra a Covid-19
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está negociando com o laboratório AstraZeneca a compra de 15 milhões de doses prontas da vacina para Covid-19. A decisão foi tomada com o objetivo de iniciar a imunização antes da chegada dos insumos para a fabricação nacional. As primeiras doses prontas compradas da AstraZeneca começaram a ser distribuídas na última sexta-feira (22). A eficácia do imunizante é de 70,42%.
Fim da pandemia? O que vai mudar com a vacinação contra a Covid-19
A ANVISA liberou o uso emergencial de duas vacinas (CoronaVac e Oxford) e deu sinal verde para a vacinação no país. No entanto, as medidas de segurança como uso de máscara, lavagem constante das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social, devem ser mantidas, porque ainda não se sabe se as pessoas vacinadas, além de protegidas da doença, vão deixar de transmitir o vírus.
Médicos cientistas destacam segurança e eficácia da CoronaVac
Por mais de uma hora e meia, vários especialistas defenderam os estudos da vacina CoronaVac. "Nós temos uma boa vacina. Não é a melhor vacina do mundo, não é a vacina ideal, é uma boa vacina que tem a sua eficácia dentro dos limites do aceitável pela comunidade científica e da Organização Mundial de Saúde. É uma vacina que foi testada dentro de um rigor de testes clínicos, em um estudo que teve seu protocolo pré-publicado, com desfechos primários e secundários pré-publicados, ou seja, é um estudo limpo, claro, e que agora traz os resultados exatamente do que se propôs a fazer", salientou Natalia Pasternak, Microbiologista e Presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC).
Fiocruz e Saúde estudam aplicação de dose única da vacina de Oxford
Representantes do Ministério da Saúde e da Fiocruz já veem possibilidade de avaliar o uso de dose única caso necessário nos próximos meses. Por enquanto, a previsão é usar o intervalo de três meses assim que a vacina for aprovada, o que já garantiria imunizar um número grande de pessoas até que haja oferta da dose seguinte. Pelos dados de estudos mais recentes, a vacina de Oxford registrou, com uma dose, 73% de eficácia, "além de proteger contra o surgimento de sintomas graves e evitar, em 100%, os casos de hospitalização".
Eficácia da CoronaVac indica que Brasil terá uma vacina de alta qualidade
Os estudos apontaram que a vacina CoronaVac protege 78% das pessoas que a tomam contra a Covid-19. O imunizante garantiu a proteção total (100%) contra mortes, casos graves e internações nos voluntários vacinados que foram contaminados. A CoronaVac é da farmacêutica chinesa Sinovac e está sendo desenvolvida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.
Oxford: Fiocruz está preparada para pedir hoje uso emergencial da vacina
Representantes da Fiocruz deve apresentar nesta sexta-feira (8) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de uso emergencial de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford que o governo negocia para importar da Índia. Com o pedido protocolado e aprovado pela Agência, o início da vacinação poderá ocorrer ainda em janeiro. Na Índia, as doses da vacina AstraZeneca/Oxford são produzidas pelo Instituto Serum, o maior produtor de vacinas do mundo.
Qual o melhor material para protegermos uns aos outros da doença? Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Duke (EUA), comparou a eficiência de 14 tipos de máscara, da mais eficiente para a menos eficiente.
Covid: vacina com eficácia de 50% é capaz de conter a pandemia
Mesmo se não conseguir prevenir todas as infecções, uma vacina contra a Covid-19 com eficácia "média" já beneficiaria muita gente em um contexto de pandemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) pede que esse número atinja pelo menos 50% frente ao Coronavírus.
Máscaras bloqueiam 99,9% das gotículas que transmitem Coronavírus, aponta estudo
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, as máscaras faciais reduzem em até 99,9% o risco de espalhar as gotículas capazes de transmitir a Covid-19 ao falar ou tossir. Uma pessoa a dois metros de outra que tosse sem máscara será exposta a 10.000 vezes mais gotas desse tipo do que se estivesse usando uma máscara.
A nova variante do novo Coronavírus descoberta no Reino Unido parece se espalhar mais rapidamente, mas “não está fora de controle”, garantiu a Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo a continuação da aplicação de medidas sanitárias que já demonstram eficácia. A OMS também afirmou que a emergência de variantes é normal da evolução de uma pandemia, e a descoberta mostra que novas ferramentas para rastrear o vírus estão funcionando.
Clique aqui e leia a matéria completa
15.12.2020
Coronavírus: 'vírus foi vazado acidentalmente', afirma médico norueguês
De acordo com o Virologista Norueguês Birger Sorensen, o novo Coronavírus "foi vazado acidentalmente de laboratório". O médico ainda afirmou que origem não animal do vírus "é evidente" tanto pela estrutura como pela transmissão rápida entre seres humanos.
Covid-19: pessoas vacinadas ainda precisam usar máscara, afirmam especialistas
Renato Kfouri, Infectologista e Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirmou que o uso da máscara é importante para prevenir um possível quadro de reinfecção e por uma questão da coletividade. "É prudente que todos usem por uma questão social e prevenção de outras doenças respiratórias também", alerta.
Hospital de Campanha do CBMERJ está em funcionamento
O Hospital de Campanha do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) começou a receber pacientes desde segunda-feira (7), podendo oferecer novas vagas exclusivas para pacientes com casos suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus.
A medida vai ampliar a capacidade de atendimento a Bombeiros Ativos, Inativos, seus Dependentes e Pensionistas também. Toda a estrutura do local está montada ao lado do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP), localizado no Rio Comprido.
O Secretário de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Leandro Monteiro, também determinou, na última semana, a criação de um Gabinete de Crise para acompanhar a evolução do número de casos e reforçar a prevenção e o enfrentamento à pandemia nas fileiras da Corporação.
"O Hospital de Campanha vai oferecer atendimento emergencial aos Bombeiros Ativos, Inativos e seus Dependentes, contribuindo também para desafogar os hospitais públicos e privados. A reformulação no Sistema de Saúde dos Bombeiros terá caráter definitivo, mesmo depois da pandemia", afirmou o Oficial.
O Corpo de Bombeiros tem trabalhado em diferentes frentes no combate a Covid-19 no Estado. No final do mês passado, passou a atuar também na fiscalização de locais com reunião de público, como boates e casas de espetáculos e eventos, com o objetivo de impedir o desrespeito às regras sanitárias vigentes. A medida foi tomada para evitar aglomeração de pessoas durante a pandemia.
"Estamos trabalhando para aumentar em caráter emergencial o número de leitos e de consultas, um antigo gargalo no hospital da Corporação", conclui o Coronel Leandro.
Fontes: O Dia/Diário do Rio.
02.12.2020
Vacinação contra Covid-19 terá quatro fases e prioriza idosos e profissionais de saúde
O plano preliminar de imunização do Ministério da Saúde prevê a aplicação da vacina em quatro fases e um contingente de 109,5 milhões de brasileiros imunizados em duas doses. Profissionais de saúde e idosos a partir de 75 anos farão parte do grupo prioritário. A expectativa da pasta é começar a imunização em março, isso dependerá, no entanto, da aprovação de alguma vacina pela Anvisa.
Covid-19: conheça os tipos de testes existentes e os benefícios de cada um
Uma das maneiras de conter a disseminação do novo Coronavírus é através da testagem e posterior isolamento dos infectados, além de rastreio dos contatos. No entanto, os tipos de testes existentes no mercado podem causar confusão sobre qual modelo escolher e em que momento deve ser feito. RT-PCR, rápido, de sangue? Qual deles fazer?
Usar máscara durante o exercício não prejudica a saúde ou o desempenho
Três novos estudos concluíram que não há prejuízo no uso de máscara para prática de exercícios físicos. Mas, para além do desconforto, será que ela prejudica a saúde ou atrapalha o desempenho? Independente do tipo de máscara que se use, o benefício de se proteger contra a Covid-19 é muito maior do que qualquer desconforto, e não há malefícios graves.
Mutações do Coronavírus não aumentam a transmissibilidade, diz estudo
Nenhuma das mutações atualmente documentadas no novo Coronavírus parece aumentar sua transmissibilidade em humanos, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da University College London, na Inglaterra. Além disso, os cientistas descobriram que as mutações mais comuns são neutras para o vírus.
Vivemos um período de exceção, durante o qual devem ser tomadas todas as medidas recomendadas para evitar a transmissão da Covid-19 tanto para humanos quanto para outros animais. Foram registrados, nesta semana, os primeiros casos de Coronavírus em cães no Brasil. Cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciaram que um vira-lata e um buldogue francês testaram positivo pelo exame de RT-PCR.
Os cientistas que desenvolvem a Vacina de Oxford contra a Covid-19 conseguiram fazer em 10 meses um trabalho que normalmente demora 10 anos. Isso sem cortar caminhos no projeto, nos testes e na fabricação da vacina. O desenvolvimento em tempo recorde foi possível graças a muitos anos de pesquisas, injeção de grandes quantias de dinheiro no projeto, talento científico e também de um pouco de sorte.
Enxaguante bucal criado no Brasil é capaz de inativar Coronavírus, afirmam cientistas
Um enxaguante bucal desenvolvido por pesquisadores brasileiros se mostrou eficaz no combate ao novo Coronavírus. O produto transforma o oxigênio da cavidade bucal em oxigênio reativo, o que o torna, segundo os desenvolvedores, capaz de inativar o vírus.
Oxford e AstraZeneca pedirão autorização para uso da vacina da Covid-19 no Brasil
A vacina é o quarta no mundo a apresentar resultados preliminares de eficácia, mas é a única delas que já tem acordo fechado com o Governo Federal para compra e distribuição no Brasil. Caso seja aprovada pela ANVISA, o imunizante deve chegar à população brasileira já em janeiro de 2021.
Pandemia perto do fim: vacina de Oxford tem eficácia de até 90%
A vacina contra o Coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca tem eficácia que varia de 62% a 90%, apontam estudos feitos com mais de 20 mil pessoas. Em média, a proteção oferecida é de 70%. Caso seja aprovada por órgãos reguladores, a vacina terá um papel fundamental no combate à pandemia.
Imunidade contra Coronavírus pode durar anos, aponta estudo
Por quanto tempo pode durar a imunidade contra o novo Coronavírus? Anos, talvez até décadas, de acordo com um novo estudo - a resposta mais otimista até agora para uma pergunta que acompanha os planos para uma vacinação em massa. Oito meses após a infecção, a maioria das pessoas que se recuperaram ainda têm células imunes suficientes para defender o corpo contra o vírus e prevenir contra a Covid-19, apontam novos dados da pesquisa realizada pelo La Jolla Institute for Immunology, organização sem fins lucrativos localizada na Califórnia.
Coronavírus: taxa de transmissão no Brasil é menor desde abril
A taxa de transmissão do novo Coronavírus no Brasil atingiu o menor patamar desde abril: 0,68. O dado, divulgado pelo Imperial College de Londres, mostra uma queda acentuada em comparação com a semana passada, quando o indicador estava em 1,01. De acordo com a universidade britânica, o Brasil é o terceiro país com a menor taxa de transmissão da Covid-19, atrás do Uzbequistão e da Bolívia.
O Escrivão da Polícia Federal que pesquisa vacina contra a Covid-19
A vacina contra a Covid-19 pode vir da Polícia Federal (PF) Brasileira. Ney Almeida, Escrivão da PF, teve a ideia de testar a vacina para bronquite aviária contra o vírus causador da atual pandemia. Segundo ele, o novo Coronavírus que causa a infecção em aves é um gamacoronavírus, e o Sars-CoV-2 é um betacoronavírus. " É como se fossem primos”, explica.
Máscara com válvula espalha Coronavírus com mais facilidade, diz estudo
Pessoas que usam máscaras com válvulas podem estar mais protegidas de contraírem o novo Coronavírus, mas se já estiverem infectadas, vão espalhá-lo com mais facilidade no ar. Conclusão é de um estudo comparativo feito pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos.
Esperança: Vacina da Pfizer indica"90% de proteção contra a Covid-19
As empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram que sua vacina contra a Covid-19, uma daquelas que estão sendo testadas já em fase 3, é capaz de prevenir que mais de 90% das pessoas desenvolvam a doença. Nesta segunda-feira (09), as companhias afirmaram que a notícia representa um "grande dia para a ciência e para a humanidade". A vacina foi testada em 43,5 mil pessoas de seis países e, em setembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou que seus testes clínicos fossem ampliados no Brasil, de mil para dois mil testes em voluntários.
Covid: Não haverá vacinação em massa no país, diz Fiocruz
A Fiocruz começa a produzir no Brasil, em janeiro de 2021, 210 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, segundo a Presidente da Instituição, Nísia Trindade. O imunizante será o desenvolvido pela Universidade de Oxford (Reino Unido), ainda em fase de testes. A produção, disse, poderá atender a uma fatia considerável da população. "Não vai haver uma aplicação em massa da vacina", explicou Nísia."
Coronavírus se desenvolve melhor em clima seco, aponta estudo
O novo Coronavírus é mais ameaçador em locais de clima seco e tem a parte superior da garganta como principal porta de entrada para o organismo humano. Descobertas feitas em estudo americano poderão ajudar a melhorar as estratégias de prevenção.
Nos EUA, brasileiros ignoram Covid-19 com festas clandestinas
Intensificados desde o início da pandemia, os eventos chegam a reunir até três mil pessoas. Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram multidões dançando em volta de caixas de som instaladas nos porta-malas de caminhonetes. A maioria dos frequentadores é jovem, não usa máscaras e ignora recomendações de distanciamento social.
A estratégia para lançar uma vacina Covid-19 pode ser prejudicada devido ao sistema imunológico dos idosos. Eles também passam por algo chamado imunossenescência — o envelhecimento do sistema imunológico, o que particularmente é um grupo difícil de vacinar.
É tempo de manter a esperança e evitar o pessimismo
As mudanças que estão acontecendo em nossa sociedade devido a pandemia requerem de nós mais paciência, serenidade, compreensão, solidariedade, empatia e amor ao próximo.
Será um presságio? Recém-nascido tenta tirar máscara de médico após o parto
A foto de um recém-nascido tirando a máscara de um médico após o nascimento se tornou viral nas redes sociais. O registro foi compartilhado pelo obstetra libanês Samer Cheaib e acabou se tornando um símbolo de esperança pelo fim da pandemia de Covid-19. Na legenda da publicação o especialista escreveu: "Todos nós queremos o sinal de que vamos tirar a máscara em breve."
O mecanismo que pode fazer cães detectarem Covid-19 até cinco dias antes de sintomas começarem
A capacidade olfativa de um de nossos animais de estimação favoritos tornou-se mais uma ferramenta para combater a pandemia de Covid-19. De acordo com a Professora Anna Hielm-Bjorkman, da Universidade de Helsinque, os cães podem detectar o vírus em humanos cinco dias antes do aparecimento dos sintomas. "Eles são muito bons [na detecção do Coronavírus]. Estamos nos aproximando de 100% de eficácia", explica ela.
O que é a Mutagênese Letal, possível arma contra Covid-19
Uma das táticas do novo Coronavírus para derrotar o sistema imunológico é se replicar rapidamente, mas nisso também existe um ponto fraco. Conforme o vírus se replica, ele acumula mutações. Assim, seria possível combatê-lo acelerando essas mutações e fazendo com que o vírus "sofresse mutação mortal", em um processo que os cientistas chamam de "mutagênese letal".
A Rússia concedeu a aprovação regulatória para uma segunda vacina contra o novo Coronavírus. Batizada de EpiVacCorona, a vacina foi criada por meio dos peptídeos da Covid-19, tecnologia que foi utilizada para criar uma vacina do Ebola, e é capaz de criar uma imunidade duradoura ao vírus. Em agosto, a Rússia se tornou o primeiro país a conceder aprovação regulatória a uma vacina, mesmo antes de testes em larga escala serem finalizados.
"Covid-19 não é pandemia, mas sindemia". A visão científica que muda tudo
O termo sindemia (um neologismo que combina sinergia e pandemia) não tão novo assim. Foi cunhado pelo antropólogo médico americano Merrill Singer na década de 1990 para explicar uma situação em que “duas ou mais doenças interagem de tal forma que causam danos maiores do que a mera soma dessas duas doenças”.
Coronavírus sobrevive até 28 dias em celular e dinheiro, diz estudo
Pesquisadores australianos descobriram que, a 20 graus Celsius e no ambiente controlado do laboratório, o novo coronavírus permanece infeccioso por 28 dias em superfícies lisas, como vidro de telas de celulares e cartões plásticos. Estudo reforça a necessidade de desinfetar superfícies e lavar as mãos constantemente.
O que se sabe sobre as terapias de anticorpos para a Covid-19
Duas farmacêuticas nos Estados Unidos pediram ao organismo regulador a aprovação de emergência para anticorpos produzidos em laboratório contra a covid-19, um dos quais teve forte apoio do presidente Donald Trump, que o usou para tratar sua infecção.
O Rio Imagem oferece, durante o mês de outubro, exames sem necessidade de agendamento para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. A iniciativa visa a prevenção contra o câncer de mama, que é lembrado pela campanha Outubro Rosa
OMS: vacina contra Covid-19 pode estar pronta até final do ano
Segundo o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, há a esperança de uma vacina contra o novo Coronavírus se viabilizar até o fim do ano. Nove vacinas experimentais integram a iniciativa Covax, coalizão coordenada pela OMS que visa acelerar o desenvolvimento de imunizantes candidatos contra a Covid-19 e garantir sua universalização. A aliança projeta distribuir 2 bilhões de doses até o fim do próximo ano.
Novo Coronavírus pode ser transmitido pelo ar, alerta órgão de saúde dos EUA
O novo Coronavírus pode ser transmitido pelo ar em "determinadas situações", alerta o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos. De acordo com o CDC, a transmissão por aerossóis pode ocorrer em ambientes com ventilação inadequada nos quais uma pessoa infectada pela Covid-19 esteja respirando vigorosamente, como durante exercícios físicos ou canto.
Covid-19: ANVISA pode liberar vacina com 50% de eficácia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) poderá flexibilizar os critérios para aprovação de uma vacina contra a Covid-19 e liberar um imunizante com 50% de eficácia mínima. Tradicionalmente, o padrão adotado é de 70%. "Tendo em vista a ausência de alternativas terapêuticas é possível flexibilizar esse critério para 50%, desde que esse balanço risco/benefício esteja muito claro", afirmou Gustavo Mendes Lima Santos, Gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos do órgão.
No aeroporto de Helsinque, capital da Finlândia, a batalha contra a Covid-19 ganhou aliados de quatro patas: um experimento está usando cães farejadores na detecção do novo Coronavírus. Os passageiros que se voluntariam a participar são instruídos a também fazer um exame de coleta para confirmar o resultado.
Vitamina D contra Coronavírus: novos estudos mostram que funciona, sim
Pesquisa indicou que os pacientes que tinham pelo menos 30 ng/mL de calcidiol (ou 25-hidróxi-vitamina D) tiveram redução significativa no risco de ficarem inconscientes, com dificuldade respiratória ou morrerem. Além de ser encontrada em suplementos, a vitamina D também está em alimentos como peixes, carne vermelha e ovos.
Conceituado virologista rebate mitos sobre a Covid-19
Diretor do Instituto de Virologia da Clínica Universitária de Bonn e um dos principais especialistas em Coronavírus da Alemanha, Hendrik Streecks se posiciona em relação a teorias, afirmações e declarações frequentes sobre a Covid-19.
Covid-19: como minimizar o risco de infecção no transporte público lotado
Ônibus, barcas, trens e vans podem se tornar um dos locais mais propícios para a propagação do novo Coronavírus. Quem não tem como evitá-los, precisa redobrar os cuidados para diminuir o risco de contaminação. Especialistas dão dicas simples que podem deixar a sua viagem mais segura na hora de usar o transporte coletivo.
Deficiência de vitamina D aumenta chances de pegar Covid-19, sugere estudo
Pesquisadores da Universidade de Medicina de Chicago, nos EUA, concluiram que a deficiência de vitamina D está associada a um aumento do risco de infecção pelo novo Coronavírus. — A vitamina D é importante para a função do sistema imunológico, e os suplementos de vitamina D já se mostraram capazes de reduzir o risco de infecções virais do trato respiratório. Nossa análise estatística sugere que isso pode ser verdade para a infecção de Covid-19 — explicou David Meltzer, Chefe de Medicina Hospitalar da Universidade de Chicago e autor principal do estudo.
Brasil zera impostos de vacinas e insumos contra Covid-19
O Governo zerou temporariamente o imposto para importação de vacinas contra a Covid-19 e outros produtos relacionados ao combate ao novo Coronavírus. A decisão foi publicada pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada ao Ministério da Economia (ME). De acordo com a resolução, o objetivo é "facilitar o combate à pandemia".
PMs e Bombeiros do Rio que cuidam de pessoas com deficiência têm direito a jornada reduzida
As reivindicações das famílias de pessoas com deficiência, transmitidas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro através de ofícios do Deputado Federal Sargento Gurgel, surtiram efeito. Por meio da Lei 7.454/2016, as Corporações passaram a conceder a redução de jornada aos Militares que cuidam de pessoas com deficiência.
Covid-19: Taxa de transmissão brasileira do vírus é a menor desde abril
A boa notícia vem de Londres. A taxa média de transmissão da Covid-19 no Brasil é a mais baixa desde abril, segundo levantamento da universidade britânica Imperial College. Hoje o índice brasileiro é de 0,90, o que significa que cada 100 pessoas contaminadas contagiam outras 90, que por sua vez passam a doença para 88 e assim por diante, freando o contágio.
Covid-19: Senado analisa penas mais duras para maus gestores na pandemia
Projetos que aumentem as punições para quem desviar verbas durante estado de calamidade pública estão em debate no Congresso. As propostas mudam o Código Penal e a Lei de Licitações para penalizar com mais rigidez os maus gestores que desviam recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19.
As vacinas da Covid-19 estão em risco com a suspensão da AstraZeneca?
Suspensões clínicas são comuns em testes de vacinas — mas na corrida contra a Covid-19 a informação trouxe uma onda de apreensão. Pesquisadores à frente de outros testes estão agora buscando reações adversas em suas próprias bases, com dados cruzados num Conselho de Monitoramento que monitora testes de vacinas. Segundo a Organização Mundial da Saúde a vacina da AstraZeneca é provavelmente a mais avançada das nove candidatas em fases finais de testes. No total, há 34 vacinas em teste no mundo.
Covid-19: qual o risco de contágio que cada atividade oferece?
Especialistas americanos identificaram quais seriam as possibilidades de que as pessoas possam se expôr ao novo Coronavírus em atividades cotidianas. Ir à academia de ginástica, frequentar bares e cultos religiosos com mais de 500 fiéis estão entre as atividades mais arriscadas.
Vacina de Oxfotd: estudo é pausado por possível reação adversa
Desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, uma das principais candidatas a vacina contra o novo Coronavírus teve experimentos interrompidos após adoecimento de um paciente que vinha recebendo a imunização em estudo. Segundo nota da empresa, trata-se de uma pausa "rotineira" na produção de vacinas no caso de algum dos pacientes ter um "adoecimento sem explicação". Os testes envolvendo a Vacina de Oxford no Brasil estão ocorrendo em parceria com a Fiocruz.
Covid-19: primeira vacina que for aprovada pode não ser a mais eficaz
Mais de 160 vacinas estão sendo pesquisadas como potenciais protetoras contra a Covid-19. Destas, 34 já estão sendo testadas em humanos. Isso significa que elas estão mais próximas de uma possível aprovação por órgãos reguladores para uma possível distribuição. Mas não garante que elas serão as mais eficazes para proteger contra a doença.
Já são 34 vacinas contra Covid-19 em testes. Estamos próximos do fim da pandemia?
Hoje, o mundo espera uma vacina criada às pressas que não só crie uma resposta imunológica protetora no organismo, como também seja segura para aplicar a bilhões de pessoas. Com tantas notícias e divulgações de testes relacionados às vacinas contra o novo Coronavírus, fica o questionamento: estamos próximos do fim da pandemia?
CBMERJ oferece educação on-line durante a pandemia
A modalidade, que começou a ser implantada na Corporação há quase 20 anos, foi aprimorada e adequada para garantir a manutenção do calendário dos cursos, sem prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem de Oficiais e Praças, neste momento de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19.
Pesquisa indica que assintomáticos podem transmitir Covid durante meses
A persistência do novo Coronavírus no organismo de algumas pessoas é muito maior do que se pensava. Num trabalho pioneiro, cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acompanharam e documentaram o caso de uma mulher que permaneceu 152 dias infectada com a Covid-19 com capacidade se multiplicar, isto é, potencialmente contagioso.
A nova rotina - não planejada - pode desencadear uma série de distúrbios mentais causados pelos efeitos da Covid-19. Especialistas dão dicas de como manter a mente saudável durante a pandemia.
Segundo o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a finalização do desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 poderá acontecer em outubro. Neste mês também está prevista a chegada de 45 milhões de doses da vacina chinesa. Todas essas condições dependem da conclusão da fase de testes e o processo de aprovação dos imunizantes junto da ANVISA. Além da vacina chinesa, a farmacêutica americana Pfizer também prometeu para o mês de outubro a vacina que está produzindo junto do laboratório alemão BioNTech e a fabricante Fosun Pharma, da China.
Formas de evitar pegar Covid-19 em ambientes fechados
Por meses, ouvimos sobre a importância de lavar as mãos e do distanciamento social na prevenção da Covid-19. No entanto, cientistas têm destacado também outro cuidado importante: com o ar que respiramos.
Pandemia de Covid-19 joga pelos ares dogmas da política econômica
Se a Grande Recessão de 2008 sacudiu os estudos econômicos, a crise do novo Coronavírus está a caminho de modificar paradigmas esculpidos em pedra durante décadas. A recessão será cavalar, mas a depressão econômica pode ser descartada. Ao menos por enquanto.
Quanto mais cedo começar o tratamento, maiores as chances de recuperação.
27.08.2020
Mulheres teriam melhor resposta imunológica à Covid-19, diz estudo
Segundo a pesquisa, a ação dos linfócitos T (que matam as células infectadas e são responsáveis por uma das partes da resposta imunológica) era mais forte nas mulheres do que nos homens, entre os pacientes analisados.
E, ao contrário dos homens, as mulheres puderam desenvolver uma resposta significativa dos linfócitos T, inclusive em idades avançadas.
Pesquisadores japoneses afirmam que ozônio neutraliza o Coronavírus
em ambientes
De acordo com pesquisadores japoneses, baixas concentrações de ozônio neutralizam partículas do novo Coronavírus. Os cientistas da Universidade de Fujita garantem que o gás ozônio, em concentrações de 0,05 a 0,1 parte por milhão (ppm), um nível considerado inofensivo ao ser humanos, pode matar o vírus,
fornecendo um meio para hospitais desinfectarem consultórios e salas de espera.
Covid-19: reinfecções criam dúvidas a respeito da imunidade
Os casos surgidos na Bélgica e na Holanda provocou temores a respeito da eficiência de possíveis vacinas contra o novo Coronavírus. Mas especialistas dizem que seriam necessários muito mais casos de reinfecção para estes serem justificados.
A máscara é fundamental para se prevenir do novo Coronavírus. Elas servem basicamente para proteger o nariz e a boca de expelir no ambiente gotículas contaminadas, assim como ajudam a filtrar o ar respirado, diminuindo as chances trazer o vírus para dentro do corpo. No entanto, usar a máscara de maneira errada pode trazer mais riscos à saúde do que benefícios.
Rio produzirá em larga escala soro conta o Coronavírus
O Instituto Vital Brazil (IVB) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) trabalhavam em um estudo para obter um soro potente a partir do plasma de cavalos. E os frutos dessa pesquisa estão chegando. Ficou definido que o Estado do Rio vai produzir em larga escala o utensílio medicinal. A expectativa dos pesquisadores envolvidos é de que sejam iniciados os testes clínicos e a produção do soro nos próximos dois meses.
Cientistas apontam sinais de imunidade duradoura à Covid-19
Evidências sugerem que a imunidade desenvolvida por pessoas que foram infectadas pelo novo Coronavírus pode ser duradoura, mesmo naquelas que apresentaram formas leves da Covid-19. Novos estudos mostram que os anticorpos que combatem a doença parecem persistir no organismo meses após a recuperação.
Uso de máscara pode reduzir gravidade da Covid-19, conclui estudo
As máscaras se provaram uma das principais ferramentas de proteção contra o novo Coronavírus. Um novo estudo concluiu, após o exame de vários casos, que a utilização do item reduz a carga viral a que estamos expostos e, se infectados, a manifestação da Covid-19 seria mais branda ou mesmo assintomática.
Pela primeira vez, contágio da Covid-19 desacelera no Brasil
Pela primeira vez desde abril, a transmissão do novo Coronavírus está sob controle no Brasil. Conforme cálculos do Centro de Controle de Epidemias do Imperial College, do Reino Unido, a taxa de transmissão no país está abaixo de 1.
ANVISA autoriza testes de mais uma vacina contra Covid-19 no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou testes de fase 3 de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil: a Ad26.COV2.S, desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson. Esta é a quarta vacina a obter autorização de testes no país.
Vacina contra Covid-19: será possível obter imunidade permanente?
Contra alguns males, existem vacinas que nos imunizam para a vida, mas outros, como a gripe, exigem uma nova versão a cada ano. E quanto a Covid-19? Será possível obter imunidade permanente contra a doença, causada pelo novo Coronavírus?
É possível tomar mais de uma vacina contra Covid-19?
A resposta é não! Tomar duas vacinas ao mesmo tempo pode gerar problemas graves de saúde, pois desequilibra a resposta imunológica do organismo, afirma Juarez Cunha, Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações. No total, 165 vacinas estão sendo pesquisadas para prevenir a Covid-19, sendo que seis estão na terceira e última fase de testes.
Na contramão da maioria dos demais Estados, o ritmo de evolução da pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro é reduzido, com gradativas baixas de notificações. A queda dos óbitos chega a 82,5%. Os casos confirmados também registraram queda de 48,6%.
Organismo pode derrotar Covid-19 mesmo sem anticorpos, aponta estudo
Um grupo de cientistas suecos que estuda a imunidade de pessoas à Covid-19 encontrou evidência de que alguns indivíduos têm células capazes de 'atacar' o novo Coronavírus mesmo sem desenvolver anticorpos. O que chamou atenção dos pesquisadores é que são pessoas assintomáticas e que testaram negativo em exames sorológicos para a doença.
Começa a produção da vacina russa contra a Covid-19
O Ministério da Saúde da Rússia anunciou a produção do primeiro lote da Vacina contra o novo Coronavírus. Batizado de Sputnik V, o imunizante é visto com ceticismo pela comunidade científica. Além de não ter concluído ainda todas as etapas da pesquisa, a Rússia não divulgou qualquer evidência científica que confirme a eficácia e a segurança da vacina.
Análise prévia da eficácia de Vacina de Oxford pode permitir uso
Caso os dados da atual fase de estudos indiquem sua eficácia, a Vacina de Oxford pode ser licenciada para uso emergencial no Brasil ainda este ano. De acordo com a Professora Lily Yin Weckx, Coordenadora dos Estudos da Vacina na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o contexto da pandemia contribui para a agilidade nas pesquisas.
Coronavírus em alimentos representa risco à saúde?
A notícia de que autoridades chinesas detectaram o novo Coronavírus em uma carga de frango importado do Brasil reacendeu questionamentos e preocupações sobre a segurança de alimentos em meio à pandemia.
Higienizar o que chega da rua ajuda a prevenir contra Covid-19 e até mesmo de infecções alimentares. O cozimento adequado dos alimentos também é fundamental. O novo Coronavírus não sobrevivem a altas temperaturas.
Coronavírus: dicas para evitar a contaminação na cozinha
Na China, asas de frango congeladas que foram compradas do Brasil tiveram amostras com resultado positivo para o novo Coronavírus. Embora ainda existam dúvidas sobre certos comportamentos do vírus, o Sars-CoV-2 não resistiria às temperaturas normalmente utilizadas para cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC).
Em que pé estão as 6 vacinas mais adiantadas contra a Covid-19
Existem pelo menos 165 vacinas contra a Covid-19 sendo desenvolvidas atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O que todo mundo quer saber é quando uma delas vai ficar pronta para que a gente possa finalmente deixar essa pandemia para trás.
Soro produzindo por cavalos têm anticorpos potentes para Covid-19
Trabalhos iniciados em maio deste ano por pesquisadores brasileiros de várias instituições científicas verificaram que soros produzidos por cavalos para o tratamento da Covid-19 têm, em alguns casos, até 100 vezes mais potência em termos de anticorpos neutralizantes do vírus gerador da doença.
Conheça a máscara que mata o Coronavírus em 2 minutos
A máscara tem a aprovação da Fiocruz e usa tecnologia TrueLife Shield Fast, que inativa o novo Coronavírus em dois minutos. Com camada que repele a umidade, ela só precisa ser lavada uma vez por semana.
Pesquisa publicada na Science Advances analisou 14 tipos de produtos comumente disponíveis. Os resultados mostraram que a mais eficaz é a máscara N95, usada por profissionais de saúde. Máscaras cirúrgicas de três camadas e as de algodão também tiveram um bom desempenho.
Em meia à desconfiança de especialistas, Rússia anuncia primeira vacina contra o Coronavírus
A Rússia se tornou o primeiro país a registrar oficialmente uma vacina contra a Covid-19 e declara-la pronta para uso. Nas palavras do Presidente russo, Vladimir Putin, a vacina “funciona com bastante eficácia, gera imunidade e passou por todas as verificações necessárias”. O Instituto Gamaleya, de Moscou, testou apenas 38 pessoas e não publicou qualquer resultado desses estudos até agora.
Em geral, a esperança do mundo de ver a vida voltar ao normal está ligada à descoberta de uma vacina. Imunizar as pessoas impediria a disseminação do vírus.
Vacina de Oxford: ANVISA autoriza dose de reforço e amplia idade de voluntários
A inclusão da segunda dose na pesquisa foi motivada pela publicação de alguns resultados que mostraram que a dose de reforço aumenta a chance de imunização. O intervalo para a segunda dose dos participantes deve ser de quatro semanas. Além dessa mudança, a agência autorizou a ampliação da faixa etária para a realização dos testes. Com isso, voluntários com idade de 18 a 69 anos poderão participar da pesquisa.
Rio alcança índice reduzido de contaminação do Coronavírus
O Estado do Rio de Janeiro alcançou pela primeira vez, desde o início da pandemia, índice "reduzido" para contaminação da Covid-19. O nível é o menor do Sudeste e um dos menores do País. Segundo o Governo Estadual, o resultado reflete as medidas de isolamento tomadas no início de março, quando foi determinado o fechamento de diversos setores para permitir o afastamento social, reduzindo o contágio.
Empresas vão montar fábrica para produção da vacina contra Covid-19 e doar à Fiocruz
A Fundação Lemann, Empresas e outras Entidades investirão 100 milhões de reais em uma fábrica no Brasil para produzir a potencial vacina de Oxford contra a Covid-19. O grupo - formado também por Ambev, Americanas, Itaú Unibanco, Stone, Instituto Votorantim, Fundação Brava e a Behring Family Foundation - investirá em adequações nas fábricas de Bio-Manguinhos, ligada à Fiocruz, com a aquisição dos equipamento necessários para absorção da tecnologia necessária à produção da vacina.
Pesquisadores brasileiros desenvolvem tecido capaz de matar o vírus da Covid-19
Tecido está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ e tem por objetivo oferecer maior proteção aos Profissionais da Área de Saúde. Os pesquisadores desejam fazer com que esse tecido atinja o nível de uma máscara similar à N95.
"Forte e Segura" diz Reitora da Universidade Federal de SP sobre Vacina de Oxford
De acordo com Soraya Smaili, o imunizante tem 'resultados promissores' e não induziu reações adversas nos participantes. A Reitora também afirmou que a Fiocruz tem capacidade de produzir as próprias doses da vacina, após a transferência de tecnologia.
Pesquisadores desenvolveram um teste molecular rápido para diagnóstico da Covid-19, cuja produção em série deverá ser iniciada até o final deste ano. O teste usa tecnologia 100% nacional e poderá ser aplicado para qualquer outra doença viral.
Covid-19: Propostas regulam distribuição de vacina a ser distribuída pela Fiocruz
Antes mesmo que uma vacina contra a Covid-19 esteja pronta, parlamentares já se mobilizam para que ela alcance o maior número possível de cidadãos. No Senado, foram apresentadas duas propostas nesse sentido: uma para que ela seja distribuída de forma justa e outra que obriga os planos de saúde a cobrir seu custo.
Vacina de Oxford poderá ser aplicada no Brasil já em dezembro
O Governo Brasileiro já encomendou 100 milhões de unidades da vacina de Oxford contra Covid-19, que está na terceira e última fase de testes. Caso a imunização se comprove eficaz e segura, o primeiro lote —de 15 milhões de vacinas — deve chegar na primeira quinzena de dezembro deste ano, garante o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.
Coronavírus: quanto tempo sobrevive no corpo e é transmitido?
A Covid-19 tem causado preocupação, mudanças de rotina e inúmeras dúvidas. Por ser uma doença recente ainda há perguntas sem respostas concretas. Nos últimos dias muita gente tem questionado o fato de testes mostrarem que o vírus pode permanecer no organismo por mais de 14 dias.
Cura mais próxima: vacina tem sucesso contra mutação do Coronavírus
A empresa de biotecnologia Moderna iniciará hoje (27) os testes da fase 3 de pesquisas clínicas de uma vacina experimental contra a Covid-19. De acordo com um novo estudo, o imunizante foi testado para a mutação D614G do vírus, presente em mais de 70% das infecções confirmadas no mundo.
Os riscos de contaminação em 15 atividades do dia a dia; dicas de como se prevenir
Com a flexibilização da quarentena, muitas pessoas têm se permitido sair de casa com mais frequência. Mas antes de colocar o pé na rua, é preciso medir o potencial risco de contaminação pelo novo Coronavírus. Infectologistas classificaram 15 atividades de acordo com o risco de propagação do vírus, com sugestões para reduzir o perigo de contágio.
Segundo o Virologista Flávio Guimarães, da UFMG, qualquer vacina que alcance a fase 3 de testes em humanos tem potencial para ser promissora. A vacina de Oxford e a Coronavac, da empresa chinesa Sinovac, estão nessa fase.
Estudo indica 6 'tipos' de Covid-19 que produzem sintomas diferentes
Embora tosse persistente, febre e perda de olfato sejam apontados como os principais sintomas da Covid-19, uma ampla gama de sintomas diferentes podem surgir, incluindo enxaquecas, dores musculares, fadiga, diarreia, confusão, perda de apetite, dificuldades respiratórias, entre outros.
Testes confirmam eficácia de tecido antiviral contra novo Coronavírus
Segundo os pesquisadores, uma das formulações testadas conseguiu inativar 99,9% de partículas virais do novo Coronavírus e dos vírus do sarampo e da caxumba. Contra o agente causador da covid-19, a inativação se concretizou em apenas um minuto após o contato do microorganismo com a máscara.
Mike Ryan, Chefe do Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse que, apesar dos progressos feitos no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, muitas já em testes finais, seu uso só deve ser esperado para o início de 2021."Na realidade, só na primeira parte do próximo ano começaremos a ver as pessoas serem vacinadas", afirmou.
Vacina chinesa começa a ser testada no Brasil nesta terça-feira
Para essa primeira etapa de análises, apenas Profissionais da Saúde de São Paulo, de outros 3 Estados e do Distrito Federal vão participar da pesquisa. Segundo o Governador João Doria, os testes vão durar 90 dias. "Se tivermos sucesso, como esperamos ter, a vacina será produzida aqui no Instituto Butantan já no início do próximo ano com mais de 120 milhões de doses", disse.
Vacina chinesa também se mostra segura e induz resposta imunológica, anunciam cientistas
Além desta produzida pela CanSino Biologics em colaboração com militares, há uma feita pela Sinovac, que será testada no Brasil, e outras duas desenvolvidas pela estatal China National Biotec
Vacina de Oxford tem 80% de eficácia na prevenção da forma grave da Covid-19
A vacina contra a Covid-19 poderá finalizar seus testes em humanos em setembro, de acordo com Sarah Gilbert, Cientista por trás dos estudos na faculdade britânica. Depois disso, o imunizante – considerado em fase mais avançada no mundo – depende do processo de fabricação e distribuição. Segundo Fraser Hall, Presidente da AstraZeneca, o produto pode chegar ao país ainda este ano, sem prazo definido.
Otimismo: Cientista Brasileira diz que vacina contra Covid está tendo "progresso extraordinário"
A Imunologista Brasileira Daniela Ferreira, que está na linha de frente ao combate à Covid-19 no Reino Unido, disse que as pesquisas para descobrir a vacina contra o novo Coronavírus estão tendo um "progresso astronômico e extraordinário. A cientista coordena a equipe que testa a Vacina de Oxford, uma das mais promissoras.
Brasil entra em acordo mundial de vacinas para Covid, mas terá que pagar
Além do Governo Brasileiro, 74 países submeteram um pedido para acelerar o acesso ao imunizador contra a Covid-19. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou que todos terão que custear as doses com seus próprios orçamentos de finanças públicas.
Pesquisadores do SENAI/RJ desenvolvem composto orgânico que elimina Coronavírus em tecidos
Produto foi testado em poliamida e poliéster e foi comprovada eficácia na eliminação de partículas do vírus. Fórmula é mantida em segredo, mas pesquisadores adiantam que ela tem baixo custo de produção.
Covid-19: o possível tratamento desenvolvido com sangue de lhamas
Pequenos anticorpos especialmente evoluídos das lhamas fornece modelo para avanço no tratamento contra o novo Coronavírus. O "Coquetel de Anticorpos", que cria uma terapia que reforça a imunidade, pode começar a ser testado em testes clínicos dentro de alguns meses.
Polícia Chilena adestra cães para detectar infectados pelo Coronavírus
Cães têm 330 milhões de receptores no focinho e uma capacidade olfativa 50 vezes superior à do ser humano. Quatro cães farejadores da Polícia Chilena estão sendo treinados para se tornarem Agentes "Biodetectores", capazes de identificar portadores da Covid-19 por meio do suor.
Vacina contra Covid: Moderna se prepara para a fase 3 de testes
A vacina desenvolvida pelo laboratório Norte-Americano Moderna se mostrou segura e eficaz em um estudo publicado pela revista "New England Journal of Medicine". Segundo o artigo, a imunização produziu anticorpos em 45 voluntários.
Site permite visualizar casos de Covid-19 no Rio de Janeiro por CEP
Com o intuito de ajudar no combate à pandemia de Covid-19, o site 'Covid por CEP' utiliza banco de dados públicos da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde, que são organizados e colocados no ar na forma de mapa. As informações são atualizadas diariamente.
Vacina para a Covid-19: Rússia conclui testes clínicos e planeja produção em setembro
A Rússia anunciou a conclusão da primeira fase de testes em humanos de uma vacina contra a Covid-18. Segundo o Ministério da Defesa russo, os 38 voluntários envolvidos na primeira fase de provas tiveram resposta imunológica com a vacina. Caso os testes continuem tendo bons resultados, a produção para imunização pode começar em setembro.
Cazaquistão tem surto de doença pior que Coronavírus, diz a China
A Embaixada da China no Cazaquistão confirmou que há uma pneumonia local, ainda com causa desconhecida, com uma mortalidade maior do que a Covid-19. De acordo com a China, a doença ainda em investigação causou 1.772 mortes no primeiro semestre de 2020 – 628 delas em junho. Três regiões do Cazaquistão estão afetadas e entre as vítimas estariam cidadãos chineses.
Colocar água sanitária em rede de esgoto mata o Coronavírus. É FAKE!
Viralizou nas redes sociais uma recomendação para que a população coloque água sanitária em ralos, pias e chuveiros para matar o coronavírus. A justificativa: o vírus estaria se multiplicando nos esgotos. Segundo o Ministério da Saúde “não existe recomendação de que se utilize água sanitária em ralos, banheiras, chuveiros e lava-louças de residências como forma de evitar o contágio por coronavírus”.
Médico da Harvard explica como bares, festas e até corais podem ser superpropagadores de Covid-19
Classificadas por cientistas como “superpropagadoras” (tradução livre do termo 'superspreader', em inglês), aglomerações como festas de aniversário, noitadas em bares ou até reuniões de corais podem dar origem a grandes ondas de infecções por covid-19.
Covid-19: Cartilha orienta para compra, consumo e conservação de hortigranjeiros
A Ceasa Paraná preparou uma cartilha com recomendações para compras, armazenamento e consumo de frutas e hortaliças. O trabalho foi elaborado por técnicos e pesquisadores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Instrumentação, especialmente para o enfrentamento da Covid-19, com recomendações válidas também para períodos de normalidade.
Novo Coronavírus é transmissível pelo ar, afirmam cientistas
Um grupo de 239 cientistas alerta em uma carta aberta que partículas do novo Coronavírus suspensas no ar podem infectar pessoas, ao contrário do que estabelece a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo os especialistas, o risco é maior em ambientes fechados. Atualmente, a OMS diz que o vírus e espalha principalmente por gotículas respiratórias maiores e que não há comprovação de que há transmissão por partículas virais suspensas no ar.
Plasma sanguineo de cavalos mostra-se promissor no tratamento contra a Covid-19
Pesquisadores do Instituto Vital Brazil estão desenvolvendo um soro com a ajuda de cavalos. O soro contra a Covid deve ser uma forma de tratamento para quem já está doente, não uma vacina. A ideia é usar o plasma do cavalo – que é a parte líquida do sangue – para estimular a produção de anticorpos capazes de combater o novo Coronavírus em humanos. A estimativa é que o produto esteja disponível em 2021.
Imunidade ao Coronavírus pode ser maior na população do que dizem os testes, indica estudo
Um estudo feito na Suécia mostra que é possível que o sistema imunológico de algumas pessoas consegue combater o novo Coronavírus mesmo sem apresentar resultado positivo em testes de anticorpos específicos contra o vírus.
Covid-19: Vacina de Oxford estará pronta em outubro no "melhor cenário"
A vacina em desenvolvimento pela Universidade de Oxford e a farmacêutica britânica Astrazeneca deve ter resultados preliminares da última etapa de estudos entre outubro e novembro desse ano, disse a Diretora médica da empresa no Brasil, Maria Augusta Bernardini. Segundo ela, caso os resultados sejam significativos a empresa pretende solicitar a agências reguladoras uma autorização de registro em caráter excepcional para permitir a distribuição da vacina.
China aprova vacina contra Covid-19 para uso militar
Militares da China receberam aprovação para usar uma candidata a vacina contra Covid-19 desenvolvida por sua unidade de pesquisa e pela CanSino Biologics depois que testes clínicos provaram que ela é segura e mostrou alguma eficiência. A Ad5-nCoV é uma de oito candidatas a vacina chinesas aprovadas para testes em humanos dentro e fora do país para tratar a doença respiratória causada pelo novo Coronavírus. Ela também foi aprovada para testes em humanos no Canadá.
Descoberto na China vírus em porcos com "potencial pandêmico"
Em meio à emergência de saúde do novo Coronavírus, cientistas chineses alertam, em um estudo, para um novo vírus da gripe encontrado em porcos na China que tem potencial para se tornar uma pandemia. Os pesquisadores afirmam que o agente infeccioso é semelhante ao da pandemia de H1N1, ocorrido em 2009, e tem características que facilitariam a infecção humana.
Covid-19: OMS diz que vacina de Oxford é a mais avançada do mundo
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina em fase de testes contra a Covid-19 feita pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca é a mais adiantada no mundo e, também, a mais avançada em termos de desenvolvimento. O imunizante está na fase 3 de desenvolvimento - última fase antes da aprovação e distribuição - e começou a ser testada nesta semana em voluntários brasileiros, em um estudo liderado no país pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
HCPM: Desmobilização de ala destinada aos pacientes de Covid-19
Em meio a tanto sofrimento em virtude do novo Coronavírus, o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM) vem trazer uma boa notícia: não há mais pacientes no sexto andar! A ala destinada aos infectados de média complexidade está sendo desativada e isso é um alento para os nossos corações. Juntos venceremos essa guerra!
Com a palavra, o Diretor-Geral do HCPM, Coronel PM Pereira.
Vacina: Brasil pode testar candidata italiana contra Covid-19
Os estudos para comprovar a eficácia de uma potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida na Universidade de Oxford podem levar até um ano na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e a instituição mantém conversas adiantadas para também testar em voluntários brasileiros uma candidata a vacina criada na Itália, disse à Reuters a Reitora da Universidade, Soraya Smaili. Segundo a Reitora, qualquer uma dessas vacinas que se provar eficaz contra o Coronavírus poderá ser produzida no Brasil, pois o país tem competência e infraestrutura técnica para isso.
Medicamentos para hepatite C apresentam bons resultados contra Covid-19
Mais um medicamento pode ser resposta promissora para o tratamento de infectados pelo novo Coronavírus. Um estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou que medicamentos atualmente usados no tratamento da hepatite C inibem a replicação do vírus. Foram avaliados os antivirais Daclastavir e Sofosbuvir e conclusão foi de que a Daclastavir teve melhor efeito contra a Covid-19.
Brasil inicia estudo com uso de células-tronco no tratamento de Covid-19
Pesquisadores do Paraná deram início a um estudo pioneiro que usa células-tronco como alternativa no tratamento de pacientes com a Covid-19. O estudo piloto conta com 15 pacientes, todos com histórico de internação em UTIs em razão da doença causada pelo novo Coronavírus. O estudo tem o objetivo de introduzir células tronco, derivadas do cordão umbilical, em pacientes já infectados com a doença, com a finalidade de aumentar a resposta imunológica e diminuir as sequelas deixadas após a recuperação.
Produtos de limpeza prometem eliminar Coronavírus, mas consumidor deve ficar atento
Desde que começou a pandemia do novo Coronavírus a limpeza em casa e de alimentos comprados no mercado virou uma obsessão para os brasileiros. Essa maior busca por produtos que possam exterminar a Covid-19 já virou motivo de disputa entre empresas e entrou no radar da justiça com direito a cancelamento de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e abertura de processos pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Covid-19: sol forte pode matar vírus em 34 minutos
A pesquisa, comandada por Jose-Luis Sagripanti e David Lytle e publicada em um jornal científico, mostrou que o sol forte é extremamente efetivo contra o novo Coronavírus e consegue inativar até 90% da carga viral. Segundo os cientistas, a exposição aos raios solares do meio-dia pode matar o vírus da Covid-19 em até 34 minutos.
Um olhar para a PMERJ em meio à pandemia do novo Coronavírus
Além da missão de preservar a ordem pública, os Policiais Militares do Rio de Janeiro cumprem também o papel de cidadãos desde o inicio da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. A observação é a linha condutora de um bloco de três reportagens escritas pelo Major Raphel Batista*, intitulada “Um olhar para a PMERJ em meio à pandemia do Covid-19.”
*Chefe da Assessoria de Imprensa da Coordenadoria de Comunicação Social (CComSoc) da Secretaria de Estado de Policia Militar do Rio de Janeiro e Estudante de Jornalismo do 7º período da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
22.06.2020
Reação imunológica causada por Covid-19 permite estudo de novo tratamento
Pacientes com a forma grave da Covid-19 desenvolvem uma resposta inflamatória descontrolada e lesiva ao organismo muito similar à observada em casos de sepse. Experimentos conduzidos pela Universidade de São Paulo (USP) comprovam que, nessas duas enfermidades, o mesmo mecanismo imunológico está envolvido. A descoberta abre caminho para novas abordagens terapêuticas, entre elas o reposicionamento de um fármaco hoje usado contra fibrose cística – cujo princípio ativo é uma enzima chamada DNase – para o tratamento da infecção pelo novo Coronavírus.
Coronavírus: qual a hora certa de reabrir as escolas?
A expectativa de retorno à escola traz sensações mistas de alívio e preocupação a muitos pais — prenunciando uma possível volta à rotina, mas também o medo de expor as crianças (e suas famílias) ao contágio pelo novo Coronavírus. Em Cingapura, alunos limpam as próprias carteiras escolares e fazem um caminho pré-determinado até suas salas de aula. Na França e na Coréia do Sul, algumas escolas reabertas tiveram de fechar, por conta de novos focos de Covid-19. No Brasil ainda não há previsão de quando as aulas presenciais retornarão.
DGS/PMERJ: orientações de como lidar com o estresse durante a pandemia
Neste vídeo, o Núcleo Central de Psicologia da DGS (Diretoria Geral de Saúde) da Polícia Militar do Rio de Janeiro traz algumas ferramentas para o enfrentamento do estresse, nesse período de pandemia do novo Coronavírus.
Imunidade de pessoas sem Coronavírus pode ser mais fraca, aponta estudo
A Nature Medicine divulgou um artigo que sugere que infectados pela Covid-19 sem sintomas podem ter uma resposta imunológica mais fraca. Para explicar melhor a resposta imune, pesquisadores chineses mediram algumas substâncias no sangue e observaram seus baixos níveis em pacientes assintomáticos, mostrando uma resposta antiinflamatória reduzida.
Coronavírus: Vacina britânica deve imunizar por 1 ano
Uma dos potenciais imunizantes contra o novo Coronavírus, a Vacina de Oxford, provavelmente oferecerá proteção contra o vírus por cerca de um ano. Um estudo de fase 1 no Reino Unido está prestes a ser concluído, e outro estudo, esse na fase 3, já foi iniciado. A vacina será testada em dois mil brasileirosdurante três semanas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido que vai começar a testar a eficácia da imunização contra a Covid-19.
A Dexametasona, um corticoide comumente receitado para alergias graves, artrite reumatoide e outros problemas, pode ser o primeiro remédio comprovadamente eficaz para reduzir a mortalidade do novo Coronavírus. Segundo um consórcio de pesquisadores britânicos — chefiados pela Universidade de Oxford — o medicamento aumentou a chance de sobrevivência entre pacientes com casos graves da Covid-19 que necessitam de oxigenação artificial.
Distanciamento social reduziu casos de síndrome respiratória no Rio
Um relatório divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que houve uma queda de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Rio de Janeiro na segunda quinzena de maio deste ano e na primeira semana de junho. De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, Coordenador do Sistema Infogripe, que traz o levantamento, a diminuição ocorrida no período se deve às medidas de distanciamento social adotadas no estado devido à pandemia do novo Coronavírus.
Estudo mostra que 28% de doadores de sangue do Rio têm anticorpos para Covid-19
Uma pesquisa do Hemorio mostra um crescimento da presença de anticorpos contra a Covid-19 na população Fluminense. O estudo indica que 28% dos doadores de sangue que participaram de coleta nas últimas duas semanas desenvolveram anticorpos para o novo Coronavírus. Nas primeiras semanas de abril a taxa era de 4%. A pesquisa, desenvolvida em parceria com pesquisadores das Universidades do Estado e Federal do Rio de Janeiro e da Fiocruz, já contou com amostras de 7.286 pessoas e vai continuar até o fim da pandemia.
O escândalo da Hidroxicloroquina: estudo contra foi mentiroso
Estudos científicos e seus autores não são absolutamente imunes a interesses políticos, geopolíticos e financeiros - inclusive no financiamento de publicações médicas. E de universidades também. Quem não quer ser enganado tem que ficar esperto.
Enquanto busca vacina, Oxford também avança em pesquisa sobre injeção de anticorpos
A terapia é descrita como uma "combinação de dois anticorpos" ou "anticorpos clonados" e deve ser importante para idosos, que são grupo de risco da doença, e pessoas que não respondam bem a uma eventual vacina, ainda em fase de desenvolvimento.
Coronavírus: entenda como serão os testes para a vacina no Brasil
A imunização desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca sai na frente porque, em 2012, parte de estudos já tinham sido realizados para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), também causadas por Coronavírus. A partir de julho, 2 mil pessoas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro participarão do experimento.
Idosos: grupo precisa de cuidados especiais durante a pandemia
Para a terceira idade, o novo Coronavírus pode se tornar grave, especialmente quando o idoso já tem outros problemas de saúde, como diabetes, doenças respiratórias e cardiovasculares. Assim, adotar alguns cuidados básicos para um envelhecimento saudável é fundamental.
OMS recua e esclarece 'mal-entendido' sobre assintomáticos da Covid-19
'Absolutamente convencidos de que a transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo', afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS) após representante dizer nesta segunda que esse tipo de contágio 'parece ser raro'.
Impacto do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus – Nota Técnica da FENEME
A Diretoria da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME) emite Nota Técnica referente à Lei Complementar n. 173, de 28/05/2020. Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus - Impactos nas legislações dos Militares Estaduais, recentemente sancionada. O documento pode ser acessado no link abaixo.
Covid-19: Brasil pode ter prioridade para usar vacina de Oxford
O fato de ser o primeiro país a testar a Vacina de Oxford contra a Covid-19, pode fazer o Brasil ter prioridade para usar as doses, assim que a imunização for aprovada. A participação do nosso país – o primeiro fora do Reino Unido a fazer parte das pesquisas da vacina – coloca o Brasil como “grande candidato” a usá-la, disse Soraya Smaili, Reitora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A instituição vai participar da terceira fase de pesquisas da vacina inglesa nas próximas semanas. Os testes serão feitos em mil voluntários que vivem em São Paulo e atuam em atividades com exposição ao vírus.
Solidariedade e empatia, o maior 'legado' do Coronavírus
A pandemia de Covid-19 continua trazendo muita dor e sofrimento, com a perda de milhares de vidas, despertando, por outro lado, sentimentos de solidariedade e apego ao próximo.
Os erros mais comuns no uso de máscaras - e como usar corretamente
Seja de tecido ou descartável, é muito importante que todos usem a máscara de proteção individual da forma correta: cobrindo completamente o nariz e a boca, sem vãos laterais. Segundo infectologistas, manusear ou descartar o equipamento da forma errada pode aumentar o risco de contaminação pelo novo Coronavírus.
Tenofovir, a nova esperança no combate ao Coronavírus
Cientistas brasileiros testaram com sucesso em laboratório o antirretroviral fumarato de tenofovir desoproxila, empregado em pacientes com HIV. Em cultura de células, a droga conteve o causador da Covid-19.
Corrupção no Rio em meio à pandemia: Hospitais de Campanha sem data para abrir
Pivô de denúncias de corrupção, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saude (Iabas) foi afastado da construção de Hospitais de Campanha no Rio de Janeiro. A Fundação Estadual de Saúde assumirá a gestão dessa unidades. Hospital do Maracanã é o único em funcionamento em meio à pandemia do novo Coronavírus.
Com previsão de multa, uso de máscara passa a ser obrigatório em todo o Estado do RJ
O uso de máscaras de proteção contra o novo Coronavírus passa a ser obrigatório em todos os 92 Municípios Fluminenses. As pessoas que descumprirem a norma poderão ter que pagar multa de pelo menos R$ 106,65. A máscara poderá ser descartável ou reutilizável, podendo ser substituída por qualquer outro instrumento que proteja o nariz e a boca.
Cartilha do Conselho Regional de Química ensina higienizar os alimentos em tempos de Coronavírus
Apesar de a principal forma de transmissão da Covid-19 ser por contato entre as pessoas, há uma pequena chance de se contaminar pelo manuseio de embalagens de alimentos que possam conter o novo Coronavírus. Para orientar a população e quem trabalha na área alimentícia, o Conselho Regional de Química, por meio da Câmara Técnica de Alimentos e Bebidas (CTAB), reuniu especialistas de empresas e universidades na elaboração de uma cartilha.
Cartilha de Higienização de alimentos - clique aqui
04.06.2020
O ar livre como profilaxia contra o Coronavírus
Cômodos pouco ventilados são o caldo de cultivo perfeito para que gripes e catarros se concentrem e propaguem. Isso também vale para o novo Coronavírus, que tem no ar livre um de seus principais inimigos.
Covid-19: Veja como se comportar em espaços liberados
Com a diminuição das medidas de isolamento adotada no Rio de Janeiro a partir desta semana, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como agir nesse “novo normal”. O risco de contágio permanece alto e alguns cuidados devem ser cumpridos à risca. O uso de máscaras de proteção é um deles.
Coronavírus: Brasil começa a testar vacina de Oxford neste mês
A vacina para Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada em brasileiros. A análise terá apoio do Ministério da Saúde e começa ainda neste mês. Serão 2.000 voluntários ao todo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Brasil fará parte do plano global de desenvolvimento da vacina e é o primeiro país, fora o Reino Unido, a ter acesso ao antídoto. O procedimento foi aprovado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Com Brasileira na equipe, Reino Unido inicia terceira fase de vacina contra Covid-19
A vacina contra a Covid-19 em desenvolvimento na Universidade de Oxford, no Reino Unido, entra esta semana em sua fase três de testes clínicos, em que pelo menos 10 mil pessoas serão vacinadas em todo o país para averiguar a eficácia do produto. Dentre os mais de 70 imunizantes em desenvolvimento atualmente em todo o mundo, este é considerado o mais avançado e também dos mais promissores. E à frente da testagem na Escola de Medicina Tropical de Liverpool está uma brasileira, a Imunologista Daniela Ferreira, Especialista em Infecções Respiratórias e Desenvolvimento de Vacinas.
Eles estão nas ruas, em hospitais e em outros locais de risco. Não podem permanecer em quarentena! Não podem parar de atuar!
Deus abençoe e proteja sempre nossos POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO!
02.06.2020
Cientistas estão treinando cães para "farejar" o Coronavírus
Será que cachorros também seriam capazes de farejar os contaminados pelo novo Coronavírus? Cientistas de vários países estão realizando pesquisas em busca da resposta. E acreditam que sim.
Brasil entra na rede global de produção de vacinas contra Covid-19
Segundo Akira Homma, Assessor Científico Sênior do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fiocruz, o país teria condições de entrar em pelo menos três fases do processo: no desenvolvimento de vacinas, nos testes clínicos de fase 3 (que precisam ser feitos em um país onde a pandemia ainda esteja ativa) e na fabricação dos produtos em grande escala.
Especialistas alertam para falhas em estudo que condenou o uso de Cloroquina no mundo
O último estudo, que condenou o uso da Cloroquina e Hidroxicloroquina, “tem um nível de inconsistências alarmante”, alerta Pedro Alonso, Diretor do Programa de Malária da OMS. “Há enormes dúvidas sobre a qualidade desse trabalho e tanto seus autores como a revista que o publicou vão ter de prestar contas”, ressalta.
Covid-19: Quatro vacinas podem começar a ser produzidas ainda este ano
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 120 projetos de vacina em desenvolvimento, usando diferentes tecnologias. No momento, há seis promissoras sendo testadas, sendo que quatro poderiam começar a ser produzidas ainda este ano.
Não é só a higiene pessoal que conta para reduzir as chances de contágio pelo novo Coronavírus. De hábitos simples, como esvaziar lixeiras com frequência, até ações mais complexas, como a limpeza regular do ar-condicionado, a higienização deve ser estendida também ao interior do carro. Veja a seguir algumas dicas de limpeza.
Coronavírus: Senadores querem entrada do Brasil em grupo da OMS que busca vacina
A Casa Civil coordenará na terça-feira (2) uma reunião interministerial que vai tratar da entrada do Brasil no ACT Accelerator, iniciativa global gerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que pesquisa uma vacina contra o novo Coronavírus. Exclusão do país a eventual acesso à vacina, caso não colabore com o órgão, preocupa parlamentares.
Reforma da Previdência só será enviada à ALERJ depois da pandemia do Coronavírus
O Projeto da Reforma da Previdência do Estado do Rio só será enviado à ALERJ depois da pandemia do novo Coronavírus. Foi o que afirmou o Presidente da autarquia, Sergio Aureliano. A Reforma é uma das medidas previstas pelo Governo do Estado para amenizar o impacto da crise financeira, mas esbarra em uma série de complicações técnicas e políticas.
Terapias com anticorpos e vacinas: as possíveis curas para o Coronavírus
Cientistas ao redor do mundo estão realizando estudos e testes para encontrar uma vacina e tratamentos contra a Covid-19. Além da vacina convencional, surgem outras possibilidades como a vacina feita com base no RNA menssageiro, a terapia com anticorpos monoclonais e o soro hiperimune.
Projeto permite que Hospitais Militares atendam toda a população durante pandemia do Coronavírus
Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto determina que os leitos disponíveis de terapia intensiva (UTI) e semi-intensiva desses hospitais sejam disponibilizados a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde, constando de uma lista única. Pelo texto, os custos dos tratamentos dos pacientes serão absorvidos pelos orçamentos das respectivas Corporações a que estão vinculadas as Unidades de Saúde.
Coronavírus: Site mostra risco de contágio em ruas e bairros
O projeto "Juntos contra o Covid" cruza dados do Ministério da Saúde e da Fiocruz e classifica de baixo a alto o risco de contrair o novo Coronavírus no entorno de sua residência ou trabalho.
Doentes com formas leves da Covid-19 podem desenvolver imunidade, aponta estudo francês
De acordo com um estudo co-conduzido pelo Instituto Pasteur da França, uma "grande maioria" dos pacientes com formas leves da Covid-19 desenvolve anticorpos que podem imunizá-los por pelo menos "várias semanas" contra a doença. O objetivo agora é avaliar a persistência da resposta dos anticorpos a longo prazo e sua capacidade de neutralizar o vírus.
China alerta para 'nova guerra fria' com EUA por pandemia do Coronavírus
Relações entre os países têm piorado em razão da troca de acusações e ameaças ligadas à pandemia. Washington atribui a disseminação do Coronavírus a Pequim. Chineses alegam que governo americano está infectado por "um vírus político", com o intuito de difamá-los.
Coronavírus: Vacina produzida no Reino Unido pronta para entrar na 2ª fase
As próximas etapas irão avaliar a resposta imune à vacina em pessoas de diferentes faixas etárias e seu funcionamento em um grande número de indivíduos. De acordo com os pesquisadores, os ensaios clínicos estão “progredindo muito bem” e na próxima etapa 10.260 pessoas, entre adultos e crianças, serão imunizadas no Reino Unido.
Estudo afirma que 99% dos infectados pelo Coronavírus desenvolvem anticorpos
Vários estudos indicam que as pessoas desenvolvem imunidade duradoura contra a Covid-19. Felizmente, a possibilidade de alguém se infectar duas vezes pelo vírus vem perdendo força.
'China será o primeiro país a ter a vacina contra o Coronavírus', prevê virologista americano
"Eu acredito que a China será a primeira a ter a vacina [contra a Covid-19], e provavelmente a consiga neste outono [hemisfério norte]. É minha sensação, porque o país iniciou o processo muito rapidamente e suas agências reguladoras não são menos estritas, mas têm formas de acelerar o processo de aprovação", afirma Florian Krammer, Virologista do Hospital Monte Sinai, em Nova York.
"Pista" imunológica traz esperança na luta contra o Coronavírus
Cientistas do Reino Unido devem começar a testar um tratamento que, segundo esperam, possa combater os efeitos da Covid-19 nos pacientes mais graves. Eles constataram que aqueles que desenvolvem a forma mais grave da doença têm números extremamente baixos de uma célula imune chamada célula T.
China tem sucesso em primeiros testes clínicos de vacina contra o Coronavírus
Ainda em fase inicial de testes, uma vacina chinesa contra a Covid-19 apresentou pela primeira vez a capacidade de induzir a criação de anticorpos em humanos e se mostrou segura. Depois de 28 dias de testes com 108 voluntários saudáveis, os resultados parecem promissores. Além de ficar demonstrada sua segurança, os cientistas observaram que a vacina gerou anticorpos e linfócitos T nos voluntários.
Novo tratamento contra o Coronavírus: Anticorpos de cavalos
Numa fazenda na zona rural de Cachoeiras de Macacu, no Estado do Rio, começa esta semana a primeira etapa de testes para um novo tratamento contra a Covid-19. Trata-se de um soro, produzido a partir do plasma com anticorpos de cavalos e semelhante aos usados com sucesso contra a raiva e o tétano. A estratégia não é nova, mas a esperança de tratar dentro de alguns meses com eficiência pacientes com Covid-19 é renovada.
Sem remédio ou vacina: como pacientes se recuperam da Covid-19
Especialistas afirmam que o método mais eficiente para combater a pandemia do novo Coronavírus é o isolamento social. “É necessário ficar em casa, ficar em casa e ficar em casa”, enfatizam.
Clique aqui e leia a matéria completa.
22.05.2020
Hospital Albert Einstein anuncia exame em larga escala que detecta novo Coronavírus
Trata-se de uma análise feita a partir do RNA do vírus, com alta potência de precisão e possibilidade de processamento até dezesseis vezes maior que do que o RT-PCR, um tipo de análise molecular amplamente utilizada em todo o mundo para detecção do novo Coronavírus.
Boas notícias: Itália registra mais de 125 mil curados do Coronavírus
O número de casos ativos atualmente, que exclui os dados de mortes e curas, ficou abaixo dos 70 mil pela primeira vez desde 27 de março. A Itália vem conseguindo controlar a curva de contágio da Covid-19.
Rio de Janeiro adota novo protocolo para tratamento de Covid-19
De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Ferry, novos estudos científicos apontam que o tratamento deve ser precoce, quando os pacientes ainda não apresentam falta de ar e, por isso, não necessariamente precisariam ser entubados.
Dicas para se livrar das dores musculares causadas pela quarentena
Devido a pandemia, o tempo passado em casa aumentou. E as dores na lombar e cervical também. Atividades físicas e práticas como ioga e meditação ajudam muito a restaurar o equilíbrio em tempos tão conturbados.
EUA doam R$ 17 milhões de reais para ajudar Brasil no combate à Covid-19
Autoridades de Saúde Norte-Americanas vão trabalhar com Ministério da Saúde e Fiocruz para 'melhoria da detecção de casos' e 'controle de surtos'. O Presidente Donald Trump disse que agravamento da crise do novo Coronavírus poderia levar a uma proibição de voos saindo do Brasil aos EUA.
Recuperados de Covid-19 com teste positivo podem não contaminar
Pesquisadores têm encontrado evidências de que pacientes que se recuperam, mas depois testam positivo novamente para Covid-19 não conseguem transmitir a doença e podem ter anticorpos que impedem uma recaída.
Líderes mundiais clamam por vacina contra Covid-19 "para todos"
Pela primeira vez em sua história, a reunião anual da OMS foi aberta virtualmente, com os países exigindo que a futura vacina contra o novo Coronavírus seja um "bem público" e que a organização sanitária passe por reformas, a fim de torná-la mais responsiva a pandemias.
Covid-19: Vacina testada em humanos nos EUA têm resultado POSITIVO!
Uma excelente notícia em meio à pandemia! Os primeiros resultados do teste em seres humanos de uma vacina genética contra o novo Coronavírus foram anunciados ontem (18) nos EUA. A empresa de Biotecnologia Moderna afirmou que oito voluntários vacinados desenvolveram defesas contra a Covid-19 e que o imunizante se mostrou seguro.
Sol é vida: não se isole dele por conta do Coronavírus!
15 minutos são suficientes para beneficiar o sistema imunológico, o humor e o sono. Cerca de 90% da vitamina D presente no organismo humano é derivada do sol.
Covid-19: Brasil desenvolve duas vacinas que o mundo procura
Os trabalhos em curso nos laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais estão à frente das iniciativas para imunização consideradas mais promissoras contra o novo Coronavírus. Há 120 vacinas estudadas em países diversos, sendo que 8 delas estão em estágio de teste clínicos. As brasileiras estão na fase de desenvolvimento em bancada e a previsão para que sejam testadas é o fim de 2021.
Medidas de isolamento REDUZ velocidade de contágio do Coronavírus no Rio de Janeiro
As medidas de isolamento estão tendo resultados positivos no Rio de Janeiro. De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura, a velocidade de contágio que chegou a 0,3 na cidade, agora está em 0,04.
Pesquisa brasileira mostra eficácia do uso de máscaras e do distanciamento social
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram uma simulação onde foi possível observar como a saliva se comporta no ambiente e como a máscara consegue proteger pessoas em situações cotidianas.
Coronavírus: Cientistas criam capacete para proteger equipes médicas
Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, criaram um capacete e uma tenda que diminuem consideravelmente o risco de pegar o novo coronavírus pelo ar. Através de filtros e sucção, o capacete cria uma pressão negativa interna e suga o ar contaminado que a pessoa com Covid-19 expele ao tossir ou falar. A tenda ao redor do paciente funciona de modo similar, com bombas que sugam o ar e impedem que partículas do paciente contaminem o ar e sejam aspiradas pela equipe médica.
Profissionais da Segurança e Saude estão isentos de pagar pedágio durante a pandemia
O Governo do Rio está autorizado a conceder isenção de pedágio em rodovias aos Profissionais das áreas da Segurança Pública e Saúde enquanto durar a pandemia de COVID-19. É o que define a Lei 8.815/2020, que foi sancionada pelo Governador Wilson Witzel. Para ter direito à gratuidade em seus carros particulares, esses Profissionais precisaram comprovar que estão em deslocamento à trabalho.
Cenário otimista: pesquisadores afirmam que vacina contra COVID-19 pode estar pronta em setembro
Pesquisadores da Universidade de Nova York trabalham em parceria com a empresa farmacêutica americana Pfizer e com a de biotecnologia alemã BioNTech para desenvolver a vacina contra o novo Coronavírus. Eles afirmam que, se tudo der certo, o tratamento poderá estar pronto para ser utilizado em quatro meses.
É preciso lavar as compras usando máscara de proteção? É fake!
Escrito em letras maiúsculas e em tom alarmista, o texto diz que os vírus presentes
nos alimentos entregues por 'delivery' são capazes de contaminar pessoas com o rosto desprotegido. Mais uma fake news acerca da pandemia do Coronavírus.
Homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem - AME/RJ
12.05.2020
Como a sua imunidade pode te proteger do Coronavírus
"Para fortalecer o sistema imunológico é importante ter hábitos saudáveis na vida. Isso inclui prática de atividade física de leve a moderada, preservar o sono e ter uma alimentação diversificada e colorida”, diz a Chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital PUC-Campinas, Mila Cunha.
Brasil negocia entrada em grupo que testará a 1ª vacina contra Covid-19
O Ministério da Saúde está negociando a presença do Brasil em um grupo que realizará testes para a primeira vacina contra o novo Coronavírus. O anúncio foi feito pelo Ministro Nelson Teich durante coletiva de imprensa sobre o avanço da doença no país. Segundo ele, além de tentar participar dos testes em humanos, o país já começou também a avaliar o uso do Remdesevir em pacientes graves com Covid-19, o que já foi autorizado nos EUA.
Brasil ultrapassa a marca de 60 mil curados de Covid-19
As informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde mostram que 69.232 pacientes estão recuperados da doença. De acordo com o Secretário Executivo da Pasta, Eduardo Pazuello, foram repassados a Estados e Municípios R$ 5,3 bilhões especificamente para a pandemia, sendo R$ 2,1 bilhões para Estados, R$ 2,2 bilhões para Municípios e R$ 1 bilhão para Capitais
Perigo em casa: produtos de limpeza que nunca devem ser misturados
Com o temor de infecção pelo novo Coronavírus, ou da chance de o vírus entrar em casa, as pessoas podem estar usando produtos de limpeza, como água sanitária, ou misturas de forma errada para desinfecção, o que pode causar danos à saúde. Conheça e anote estas 3 misturas de produtos que limpeza que você nunca deve fazer.
11.05.2020
Coronavírus: farmacêutica chinesa diz ter vacina pronta!
A Sinovac Biotech conversa com reguladores de outros países e com a Organização Mundial de Saúde para realizar ensaios clínicos de Fase III em regiões onde o novo Coronavírus ainda se espalha rapidamente.
"Pandemia de Covid-19 só acaba com vacina", diz Presidente da Fiocruz
Para Nísia Trindade, crise causada pela pandemia do novo Coronavírus só acabará com o desenvolvimento de uma vacina, o que, segundo ela, deve ocorrer de 18 a 24 meses.
Nova evidência de que Anticoagulante ajuda paciente a vencer o Coronavírus
Em testes de laboratório, a HEPARINA reduziu em 70% a invasão das células pelo SARS-CoV-2; os testes foram feitos em linhagem celular proveniente do rim do macaco-verde africano. O estudo foi conduzido por pesquisadores da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e colaboradores europeus.
Coronavírus: os 7 erros que colocam o Brasil na rota do "lockdown"
Regiões brasileiras chegaram a um cenário tão crítico de calamidade dos sistemas de saúde por causa do novo Coronavírus que a única saída agora seria uma maior restrição da circulação de pessoas e até "lockdowns", de acordo com especialistas.
Manifesto à Nação Brasileira contra o Veto Presidencial ao PLP 39/2020
MANIFESTO À NAÇÃO BRASILEIRA
As Entidades de Classe subscritoras deste documento, representativas das diferentes carreiras das Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Guardas Municipais, Polícias Civis, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícias Penitenciárias, Agentes Socioeducativos, vêm perante a Nação brasileira alertar sobre os riscos de instabilidade institucional que poderão advir com o Veto Presidencial à excepcionalidade das carreiras da Segurança Pública às vedações estabelecidas no Projeto de Lei Complementar PLP 39/2020 a ser submetido à sanção presidencial após aprovação no Senado Federal, desfazendo a decisão democrática do Congresso Nacional e todos os argumentos trazidos por diferentes segmentos acerca da importância de se preservar os Profissionais de Segurança Pública, os quais se encontram diuturnamente expostos a riscos de toda ordem no cumprimento de suas missões constitucionais e legais, inclusive expondo-se a contágio e à morte por complicações decorrentes da SARS-COV-2, como aliás já está ocorrendo com centenas destes Profissionais.
A excepcionalidade estabelecida às carreiras da Segurança Pública e outras como da Saúde decorreu de uma avaliação de justiça firmada por parlamentares em relação à essencialidade dos Profissionais de Segurança Pública neste cenário extremamente adverso ao país, envolto em crise econômica e social crescentes.
Sem, muitas vezes, mínimas condições de trabalho e respeito às suas carreiras, os Profissionais de Segurança Pública e da Saúde, os mais expostos ao perigo derivado de uma doença viral ainda desafiadora à ciência, não conseguirão atender à multiplicidade de desafios impostos à garantia dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e à estabilidade social pela pandemia que se agrava no país, tornando o cenário ainda mais gravoso e prejudicial à Nação.
Os Profissionais de Segurança Pública ao buscarem uma excepcionalidade às proibições definidas no artigo 8º do PLP 39/2020 afirmam que não se trata de preservação de privilégios nem sequer intenções corporativistas dissociadas da realidade econômica adversa do país, como eventualmente se verifica nos noticiários em relação a outros segmentos de outros poderes; trata-se apenas de se manter o mínimo para o funcionamento regular das Instituições de Segurança Pública e da própria sociedade através dos seus Servidores e Militares.
Não custa lembrar que o Brasil é o país do Hemisfério Ocidental com maior número de mortos anuais de Profissionais da Segurança Pública, seja por letalidade em serviço ou por acidentes profissionais ou suicídios causados pelas péssimas condições estruturais de trabalho. Com a exposição à SARS-COV-2 o quadro que se terá é de milhares de baixas e afastamentos de Profissionais da Segurança Pública, os quais privados de um mínimo de estabilidade em suas carreiras, não terão como atuar adequadamente, emergindo-se um cenário de colapso institucional de consequências inimaginável.
A título exemplificativo e meramente preliminar, cita-se o assustador montante de mais de milhares Profissionais de Segurança Pública das Polícias Militares, Polícias Civis, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Penitenciárias, Agentes Socioeducativos e Guardas Municipais já afastados do serviço de rua desde o início da pandemia por suspeita de contágio e dezenas de mortos em todo o Brasil.
Dessa forma, manifestamos o clamor de NÃO haver veto ao parágrafo 6º do artigo 8º do PLP 39.2020 que estabelece a excepcionalidade das forças de segurança pública e que, caso haja, o Congresso Nacional o derrube, em medida de justiça e reconhecimento destes Profissionais para com a Nação brasileira.
Por fim, informamos que todos Servidores Policiais da Segurança Pública e Militares Estaduais representados pelas Entidades Subscritoras reforçam o seu compromisso para com a sociedade e colocam a própria saúde em risco neste cenário de extrema adversidade, porém com a expectativa justa de não ter nenhum direito mitigado ou prejudicado ainda mais, de modo a manter a tranquilidade no seu entorno familiar necessária ao cumprimento de suas missões.
Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – ADEPOL DO BRASIL
Federação Nacional dos Militares Estaduais – FENEME
Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis – COBRAPOL
Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação – FENAPPI
Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – FENADEPOL
Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF
Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF
Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais – FENAPRF
Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais – APCF
Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais do Brasil –FENAGUARDAS
Federação Nacional dos Trabalhadores do Sistema Socioeducativo – FENASSE
Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários – FENASPEN
08.05.2020
Cientistas italianos afirmam que desenvolveram vacina contra Covid-19
Pesquisa usou anticorpos em ratos, que podem funcionar em células de humanos. Após uma única dose da vacina, os ratos desenvolveram bloqueio contra o vírus.
Contra a Covid-19, pesquisadores estão usando anticorpos de lhamas
Os pesquisadores – time formado por especialistas da Universidade do Texas em Austin (EUA) e do Instituto Nacional de Saúde e da Universidade de Ghent (Bélgica) – criaram o anticorpo ao combinar dois tipos de anticorpos que são produzidos por lhamas. Os testes iniciais mostraram que ele é capaz de bloquear a espícula de proteína do vírus que se liga às células do corpo humano.
Por unanimidade, socorro financeiro a Estados e Municípios é aprovado
Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/2020 presta auxílio financeiro de até R$ 125 bilhões a Estados, Distrito Federal e Municípios. O objetivo principal é ajudar no combate à pandemia da Covid-19. O projeto segue agora para sanção do Presidente Jair Bolsonaro.
Uso prolongado de máscara causa intoxicação. É FAKE!
"O uso da máscara não causa nem hipóxia nem intoxicação pelo dióxido de carbono. Levantar a máscara a cada dez minutos pode aumentar a chance de o indivíduo tocar na frente da máscara. É exatamente o que não se recomenda”, explica o Infectologista Leonardo Weissmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Lockdown' para salvar vidas, pede Fiocruz ao Governo do RJ
O Governador Wilson Witzel discute com juristas a proposta de lockdown no Rio de Janeiro feita pelo comitê de notáveis que assessora o Estado nos temas relativos à Covid-19. Um relatório da Fiocruz com a mesma sugestão foi encaminhado pelo Ministério Público (MPRJ), que havia pedido estudos sobre a possibilidade da medida, ao Governo e à Prefeitura. A adoção de "medidas rígidas de distanciamento e ações de lockdown" é considerada "urgente" pela Fiocruz.
Mesmo com a pandemia da Covid-19 muitos ainda resistem higienizar as mãos!
Desde o surgimento da pandemia da Covid-19, cientistas apontaram que a cultura de lavar as mãos em um país é um indicador "muito bom" do grau de espalhamento da doença. Entretanto, há milhões de pessoas que não lavam as mãos, mesmo com acesso a água encanada e sabão.
Vermífugo e remédio para asma têm resultados promissores contra Covid-19
Dois dos 48 medicamentos aprovados pela FDA, dos Estados Unidos, para serem testados como tratamento da Covid-19 apresentaram resultados promissores. O primeiro remédio foi um vermífugo chamado Niclosamida, que demonstrou atividade antiviral "muito potente" contra a doença. A Ciclesonida, um corticosteróide usado no tratamento da asma e da rinite alérgica, também se mostrou promissora contra o novo Coronavírus, mesmo considerando sua potência antiviral substancialmente mais baixa.
Pesquisa identifica anticorpo que bloqueia novo Coronavírus
Pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, reportaram a descoberta de um anticorpo capaz de neutralizar e impedir a infecção das células pelo novo Coronavírus, causador da doença Covid-19. Os cientistas ressaltam que o anticorpo, chamado 47D11, funcionou para conter o vírus em testes de laboratório in vitro.
PMERJ: Diretrizes e Medidas de combate à pandemia de Coronavírus
A Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro ampliou seus investimentos para proteger a Tropa que atua na linha de frente de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Aquisição de EPIs, reestruturação de Enfermarias e CTI do Hospital Central da PM e elaboração de protocolos de higiene e prevenção estão entre as medidas adotadas pela Corporação.
Combate à pandemia: Senado aprova auxílio de R$ 125 bilhões para Estados e Municípios
O Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (PLP 39/2020) prestará auxílio financeiro a Estados e Municípios para combate à pandemia da Covid-19. O valor inclui repasses diretos e suspensão de dívidas. O tema segue para a Câmara dos Deputados.
ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS
DO RIO DE JANEIRO - AME/RJ
PMs: Heróis da Pandemia do Coronavírus
Nem todas as categorias têm o privilégio de exercer o trabalho em home office. Na linha de frente com o novo Coronavírus, os Policiais Militares continuam o patrulhamento ostensivo para garantir a segurança da população durante a pandemia. Eles também têm o importante papel de conscientizar as pessoas que insistem em ir às praias e descumprem o isolamento social. Na batalha contra à Covid-19, colocar a vida em risco em prol do outro pode ser o maior ato heroico com o objetivo de salvar vidas.
À briosa Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, formada por Homens e Mulheres que atuam nos 92 Municípios do Rio de Janeiro, nossa Gratidão e Reconhecimento pela árdua batalha contra a Covid-19. A Tropa, até então acostumada a enfrentar perigos visíveis, e que agora guerreia contra um inimigo invisível, não há como mensurar a sua importância nesse difícil momento. Guerreiros e Guerreiras, MUITO OBRIGADA por diuturnamente arriscar suas vidas em defesa de outras. Quando a ordem é o isolamento social, vocês vão ao encontro do perigo para proteger a sociedade. Deus abençoe a vida de todos!!!
30.04.2020
Reino Unido se prepara para liberar vacina contra Covid-19 em setembro
Isso se os desdobramentos em humanos forem similares aos obtidos com os macacos Rhesus: seis receberam dose única da vacina, chamada ChAdOx1 nCoV-19, e não se infectaram pelo novo Coronavírus mesmo sendo expostos durante 28 dias ao micro-organismo.
Estudo aponta "efeito claro" do Remdesivir contra o Coronavírus
Em estudos preliminares, o medicamento acelerou a recuperação de pacientes e reduziu o tempo de internação de pacientes graves. Ele age reduzindo a capacidade de replicação do vírus no organismo humano. O Remdesivir tem se mostrado um dos mais promissores no tratamento da Covid-19.
O Médico Anthony Fauci, da Força-Tarefa de combate à pandemia nos EUA, disse estar otimista de que o Remdesivir possa tornar-se “o tratamento padrão” para os pacientes de Covid-19.
Meditação acalma a mente nesse tempo de coronavírus
Tédio, irritação, ansiedade, dificuldade de concentração, medo… É possível que você já tenha sentido alguma dessas emoções desde que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil. Uma das estratégias para preservar a saúde mental em tempos conturbados como esse é a meditação.
Coronavírus mais de uma vez: é possível ter reinfecção?
Agência das Nações Unidas alerta que emissão de 'passaportes de imunidade' ou 'certificados sem risco' para pessoas que foram infectadas pode aumentar o risco de propagação.
Estudo mostra que Coronavírus pode permanecer no ar
O coronavírus pode permanecer no ar por tempo indeterminado em ambientes abertos e no interior de prédios. A descoberta dos cientistas chineses reforça necessidade de isolamento social.
Brasil testa anticoagulantes no combate à Covid-19
O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e o Sírio-Libanês vêm testando anticoagulantes em pacientes com o novo coronavírus. E os resultados vêm sendo satisfatórios.
Coronavírus: estamos muito distantes de um tratamento para a Covid-19?
Pesquisas de diversos países avaliam possível eficácia de remédios já existentes contra a Covid-19. Para Bruce Aylward, da OMS, o antiviral Remdesivir foi o único que deu sinais de eficácia contra o coronavírus. Esse medicamento foi originalmente desenvolvido para tratar o Ebola.
Reino Unido confirma testes de vacina contra Covid-19 em humanos
Segundo cientistas, medicamento produzido na Universidade de Oxford, tem 80% de chance de sucesso. Milhões de doses da vacina poderão estar disponíveis a partir de setembro. Testes iniciam a partir desta quinta-feira (23).
Novo tratamento: Rio inicia testes com plasma sanguíneo em pacientes com Covid-19
Infusão do plasma doado por pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperaram tem obtido bons resultados em testes nos EUA e em outros países. O procedimento é visto como uma esperança para salvar vidas de doentes em estado crítico, posto que ainda não existe tratamento específico contra o coronavírus.
Coronavírus: 30 medicamentos de mostram promissores para combater a doença
Trinta meficamentos existentes e seguros para uso humano são promissores para combater a Covid-19, constatou uma equipe de pesquisadores Norte-Americanos e de Hong Kong. De acordo com eles, até agora, nenhum outro grupo havia identificado os outros remédios como promissores, o que aumenta o número de candidatos a enfrentar o coronavírus, enquanto não se tem uma vacina
Coronavírus: Há risco de contaminação pelas roupas, calçados e barba?
Eu posso me infectar se o novo coronavírus entrar em contato com minhas roupas, meus calçados, meu cabelo, etc? Especialistas em infectologia alegam que não.
Conforme especialistas, o uso da máscara de tecido é importante porque reduz as chances de contágio da Covid-19. No entanto, para usar o acessório de forma correta, e assim garantir a sua eficácia, é necessário ficar atento a alguns cuidados. Confira:
1. ANTES DE COLOCÁ-LA, LAVE AS MÃOS OU USE ÁLCOOL GEL.
2. A MÁSCARA DEVE SER COLOCADA NO ROSTO COBRINDO O NARIZ E A BOCA.
3. ELA DEVE SER USADA POR ATÉ DUAS HORAS. DEPOIS, É PRECISO TROCAR.
4. NÃO ENCOSTE NA FRENTE DA MÁSCARA ENQUANTO A UTILIZA. NÃO FIQUE TIRANDO ELA PARA FALAR.
5. NÃO DEIXE ELA PENDURADA NO PESCOÇO, PORQUE PODE CONTAMINAR ESSA ÁREA.
6. PARA FAZER A RETIRADA NUNCA COLOQUE A MÃO NA FRENTE DA MÁSCARA: PEGUE NAS TIRAS OU ELÁSTICO.
7. SE VOCÊ PRECISAR TROCAR DE MÁSCARA NA RUA, GUARDE A SUJA EM UMA SACOLA.
8.CHEGANDO EM CASA, LAVE A MÁSCARA COM SABÃO OU ÁGUA SANITÁRIA. DEIXE DE MOLHO POR CERCA DE 20 MINUTOS.
Fonte: GaúchaZH.
Área de anexos
20.04.2020
Ciência tenta responder ao maior enigma sobre o coronavírus: a imunidade
Qual é a reação do sistema imunológico ao novo coronavírus? Uma pessoa pode se contagiar duas vezes? Durante quanto tempo ficará imune ao vírus depois que tiver superado a infecção? Perguntas que a ciência está ansiosa para responder.
MÁSCARA será OBRIGATÓRIA no Rio a partir de quinta-feira (23)
Em uma medida que pretende evitar a propagação do coronavírus, o uso de máscaras de proteção se tornou obrigatório desde sábado (18) para a cidade do Rio de Janeiro, seguindo uma determinação do Prefeito Marcelo Crivella. A medida vale para todas as pessoas que saírem de casa, independentemente da idade e se pertencem ou não a grupos de risco. Em caso de desrespeito, vão ser aplicadas punições, que ainda serão definidas.
STF: Estados e Municípios têm poder para definir regras sobre isolamento
O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou o poder de Governadores e Prefeitos para determinar medidas restritivas durante a pandemia do coronavírus. A decisão também estabelece que Estados e Municípios podem definir quais são as atividades que serão suspensas e os serviços que não serão interrompidos.
Boa Notícias! Brasil tem mais de 14 mil curados da Covid-19
A partir do número total de curados, é possível avaliar o grau de imunização da população para, futuramente, embasar o relaxamento de medidas de isolamento social. No mundo, mais de 500 mil pessoas já estão recuperadas da doença.
A ciência segue fazendo descobertas importantes - e não tem nada a ver com o coronavírus
O mundo da ciência não está focado apenas para a pandemia da Covid-19. Confira cinco descobertas fascinantes, das quais você talvez não tenha ouvido falar, mas que representam avanços importantes em diferentes campos do conhecimento científico.
Novo coronavírus foi fabricado acidentalmente em laboratório chinês, diz Cientista descobridor do HIV
De acordo com Cientista Francês Luc Montaigner, Prêmio Nobel de Medicina de 2008, "os chineses estavam desenvolvendo uma vacina contra a AIDS, e usaram um coronavírus para isso". Segundo o Cientista, o novo coronavírus causador da Covid-19 " teria então sido desenvolvido por acidente, e se espalhou."
Assim como os Profissionais de Saúde, a POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO também está na linha de frente no combate a pandemia da Covid-19. A PM recebeu 7 mil máscaras de proteção e 1.000 litros de álcool em gel para serem distribuídos aos PMs dos Batalhões de todo o Estado. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) chegaram na última semana e já começaram a ser entregues em diferentes unidades da Corporação.
Fonte: Extra
PARABÉNS E FORÇA À FAMÍLIA PMERJ. GUERREIROS E GUERREIRAS, NOSSA GRATIDÃO POR DOAREM SUAS VIDAS PELA SAÚDE DA POPULAÇÃO FLUMINENSE.
16.04.2020
Ida ao supermercado exigem cuidados; veja quais
16.04.2020
GRANDE NOTÍCIA! Cientistas brasileiros testam remédio que reduz 94% da carga viral da Covid-19
Nos próximos dias, cientistas brasileiros vão iniciar os testes clínicos com um medicamento que apresentou 94% de eficácia em ensaios in vitro na redução da carga viral em células infectadas pelo coronavírus. De acordo com o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, o medicamento é conhecido, de baixo custo e encontrado amplamente em todo o território brasileiro.
Covid-19: Saiba quais são os cuidados pessoais necessários para evitar o contágio
Embora as principais recomendações continuem sendo as do isolamento social, para quem pode ficar em casa, da higienização constante das mãos, e uso da máscara nas saídas essenciais, há outras medidas que ajudam a evitar a doença.
Veja as imagens a seguir.
14.04.2020
FORÇA, COMANDANTE GERAL DO CBMERJ!
A AME/RJ deseja melhoras e pronto restabelecimento ao Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, Coronel Roberto Robadey, que testou positivo para a Covid-19.
Que Deus abençoe ricamente sua vida e de sua família.
14.04.2020
Coronavírus: China inicia testes clínicos de duas possíveis vacinas
A China iniciou testes clínicos em humanos de duas possíveis vacinas contra o novo coronavírus informou a imprensa local nesta terça-feira, 14.
O primeiro imunizante, que obteve a licença para ser utilizado em ensaios clínicos no último domingo, foi desenvolvido pelo Instituto de Virologia de Wuhan - cidade onde foram detectados os primeiros casos da doença - em conjunto com filial da empresa Sinopharm na mesma cidade.
O segundo é o resultado do trabalho conjunto de várias empresas, liderado pela Sinovsc Research & Development. Esta empresa é uma subsidiária da Sinovac Biotech, que também trabalhou em uma vacina contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em 2003.
O projeto da Sinopharm - que conta com o apoio financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia da China - testará a vacina em 1.396 voluntários recrutados na província de Henan em suas duas primeiras fases, que devem durar até 10 de novembro de 2021.
Em meados de março, as autoridades chinesas aprovaram o início de ensaios clínicos para outro imunizante contra o coronavírus, desenvolvido pela Academia Militar de Ciências.
Fonte: O Estadão.
13.04.2020
CBMERJ prorroga prazos para o pagamento da Taxa de Incêndio 2020
O pagamento da Taxa de Incêndio 2020 foi adiado de abril para outubro. As novas datas de vencimento divulgadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) vão DE 5 A 9 DE OUTUBRO.
De acordo com a Corporação, a prorrogação é uma orientação do Governo do Estado e foi motivada pela pandemia e suas consequências econômicas.
É importante ressaltar que o contribuinte não vai receber um novo boleto em seu imóvel. Quem já recebeu o documento com as datas de vencimento de abril (entre 13 e 17 de abril) pode quitar a qualquer momento até o dia 9 de outubro, sem qualquer acréscimo.
Aqueles que ainda não receberam a Taxa pelos Correios, ou preferirem, podem emitir uma segunda via com as novas datas no site do FUNESBOM (www.funesbom.rj.gov.br).
Mais informações e telefones para contato estão disponíveis no site do CBMERJ (www.cbmerj.rj.gov.br).
Fonte: G1.
13.04.2020
Diretoria Geral de Saúde lança informativo para orientar PMs durante a pandemia
A Diretoria Geral de Saúde (DGS) da Polícia Militar do Rio de Janeiro elaborou um Guia Informativo para orientar Policiais Militares sobre os cuidados para a prevenção e o controle da disseminação da Covid-19. Com uma linguagem simples e objetiva, o Guia serve também como ferramenta para orientar os Familiares dos PMs, assim como toda a Sociedade.
Ao longo do tempo, as recomendações contidas no Guia poderão sofrer atualizações em função de novas descobertas científicas. Diante dessa perspectiva de mudança, a DGS orienta a Tropa a acompanhar com atenção o Boletim Ostensivo da PMERJ, que circula diariamente divulgando novidades a respeito da pandemia.
Durante a pandemia: aplicativos de transporte particular deverão fornecer máscaras e álcool em gel para motoristas
Os aplicativos de transporte particular, como UBER, 99 e CABIFY, deverão fornecer Equipamentos de Proteção Individual aos seus motoristas parceiros, como máscaras e álcool em gel, durante a pandemia de coronavírus. É o que determina o Projeto de Lei 2.053/2020, aprovado em única discussão pela Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ) na terça-feira (07). Os itens deverão ser retirados na sede administrativa dos Apps, mediante marcação de horário.
A norma também será extensível a aplicativos de entrega, que deverão seguir os mesmos protocolos de segurança para todas as pessoas cadastradas, sejam motoristas ou entregadores. A medida ainda estabelece que as empresas serão responsáveis por indenizar os motoristas infectados pelo novo Coronavírus, sendo o pagamento proporcional aos dias afastadose levando em conta a média diária de corridas realizadas. Os Apps deverão também antecipar prêmios e bônus devidos.
De acordo com o texto, os motoristas deverão transportar somente dois (2) passageiros por vez, preferencialmente no banco traseiro, mantendo as janelas abertas sempre que possível. Sendo assim, corridas compartilhadas ou em grupo, como na modalidade "Pool" ou "Juntos", estão suspensas. Já viagens entre municípios do Estado continuam permitidas. A medida também se aplica em todas as suas disposições aos taxistas. O descumprimento pode acarretar na aplicação de uma multa, sendo dobrada em caso de reincidência.
Agora, a norma será encaminhada ao Governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias para sancionar ou vetar.
Fonte: Extra.
08.04.2020
Juiz destina recursos do Fundo Eleitoral para combate ao coronavírus
Uma decisão do Juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, determina que os repasses da União para o Fundo Eleitoral e ao Fundo Partidário sejam bloqueados e utilizados para combater a epidemia de coronavírus. Em sua decisão, o Magistrado afirma que manter os recursos à disposição de partidos políticos no cenário de pandemia fere a moralidade pública.
Os olhos são uma das possíveis portas de entrada do Covid-19. E, segundo a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), de 1% a 3% dos infectados desenvolvem a conjuntivite.
Foi necessário um vírus para entendermos que, independente da classe social, raça, religião e sexualidade somos todos seres humanos incríveis e que deveríamos amar mais e julgar menos. Uma mensagem sobre o coronavírus do Dr. Augusto Cury.
Coronavírus pode ser transmitido pela fala ou respiração
A transmissão da Covid-19 pelas vias aéreas pode ser a explicação procurada durante os últimos meses para compreender a alta capacidade de contágio do vírus, uma vez que pessoas assintomáticas seriam responsáveis por grande parte da propagação da doença.
Covid-19: Ministério da Saúde recomenda que TODOS usem máscara ao sair de casa
De acordo com a pasta, as máscaras são importantes porque previnem que pessoas infectadas pelo coronavírus transmitam o microrganismo - mesmo quando ainda não apresentam sintomas da doença.
Entretanto, um problema do uso de máscaras descartáveis por todas as pessoas é que isso pode levar à falta do produto para Profissionais da Saúde e outros especialistas que estão trabalhando na linha de frente contra a pandemia.
Por isso, a recomendação das autoridades têm sido, além do Distanciamento Social e da Higienização Constante das Mãos, a Fabricação Caseira de Máscaras que possam ser limpas e reutilizadas.
03.04.2020
Coronavírus: conheça os seus pontos fracos
Precisamos aprender os pontos fracos do nosso inimigo maior agora: coronavírus. Atente para as seguintes dicas na cartilha elaborada pela UNIMED.
Professor da UFSC especialista em pandemias orienta sobre os cuidados a serem tomados para a ida ao mercado
Fazer compras em mercados pode se tornar uma atividade que facilita o contágio rápido do coronavírus. O Professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Oscar Bruna-Romero explica algumas medidas básicas a serem utilizadas no cotidiano da população, como usar um veículo ou na ida ao mercado.
Vacina oral contra coronavírus desenvolvida em Israel já está nos 'estágios finais'
Em entrevista ao jornal "The Jerusalem Post", o Doutor Chen Katz, líder do grupo de Biotecnologia Migal, disse que o componente ativo da vacina contra a Covid-19 ficará pronto em pouco tempo e que pretende iniciar os testes em humanos em 1ºde junho.
Ministério da Saúde deve indicar máscaras também para quem não tem sintomas de coronavírus
Pessoas que não trabalham diretamente na Área da Saúde ou que não têm os sintomas da Covid-19 devem receber a indicação para o uso de máscaras em algumas situações, de acordo com o
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A pasta orienta que a população faça a sua própria peça de proteção, com pano e elástico.
Confirmado: Receita adia em dois meses entrega do Imposto de Renda
A Receita Federal do Brasil (RFB) prorrogou para 30 de junho o prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas referentes ao ano-base de 2019. O prazo anterior era 30 de abril.
Segundo José Barroso Tostes Neto, Secretário Especial da RFB, a decisão foi tomada por causa das restrições à circulação necessária ao combate ao coronavírus. A Receita ainda avalia se será mantido o prazo do primeiro lote da restituição, previsto para 30 de maio.
Fonte: Exame.
02.04.2020
O que fazer para evitar depressão, ansiedade e pânico durante isolamento social
As medidas adotadas para conter o novo coronavírus, como fechamento do comércio e estímulo ao home office, estão mantendo milhões de brasileiros isolados dentro de casa. A reportagem da BBC News Brasil entrevistou psicólogos para saber o que fazer para evitar que o isolamento cause ansiedade, síndrome do pânico ou depressão — principalmente entre crianças e idosos.
Exército, Marinha e Aeronáutica juntas no combate ao Covid-19
Laboratórios Militares ampliam produção de Álcool em Gel e Cloroquina
O Ministério da Defesa anunciou ontem (30) que os laboratórios químicos das Forças Armadas aumentaram a produção de Álcool em Gel e de Cloroquina. De acordo com a pasta, essa nova produção terá caráter emergencial em razão da pandemia do novo coronavírus.
A Cloroquina vem sendo estudada em diversos países, inclusive o Brasil, como um dos medicamentos possíveis no tratamento da Covid-19. Na semana passada, o Governo Federal autorizou um protocolo de tratamento experimental que usa medicamentos à base de Cloroquina para o tratamento de pacientes graves da doença.
Segundo o Ministério da Defesa, a estimativa é que a produção dos Laboratórios Militares possa chegar a 500 mil comprimidos de Cloroquina por semana. O Brasil já utiliza a Cloroquina há décadas no tratamento de pacientes com doenças como malária e lúpus.
Álcool em Gel, por sua vez, vem sendo recomendado e utilizado para evitar a disseminação da Covid-19. É usado para esterilizar as mãos e superfícies que podem ter tido contato com o novo coronavírus.
A previsão, segundo a Subdiretora de Saúde Operacional do Exército, Carla Clausi, é que o Laboratório do Exército produza 180 mil bisnagas de 85 mililitros de Álcool em Gel.
De acordo com o Ministério da Defesa, tanto o Álcool em Gel quanto a Cloroquina serão fabricados em Laboratórios da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, no Rio de Janeiro.
Fonte: O Globo.
30.03.2020
Com música, CBMERJ encantam população em isolamento social
Do alto da escada mecânica de uma viatura, um Bombeiro Músico interpretou obras que traduzem a alma do povo carioca, fluminense e brasileiro. "Cidade Maravilhosa", "Samba do Avião" e "Aquarela do Brasil" foram algumas das peças tocadas a cerca de 50 metros de altura. Segundo a Corporação, "a ação tem como objetivo acalentar a alma e levantar o astral em tempos tão difíceis e, ao mesmo tempo, lembrar que os Bombeiros estão sempre perto dos cidadãos".
PMERJ homenageia Profissionais da Saúde na luta contra o coronavírus
Policiais Militares do Rio de Janeiro fazem homenagem para Profissionais da Área de Saúde que atuam contra o Covid-19
Policiais Militares do Rio de Janeiro homenagearam Profissionais de Saúde de todo o Estado na noite de sábado (28). Com as luzes giratórias ligadas e de surpresa, seis viaturas de cada Batalhão foram para frente de hospitais saudar as equipes que atuam no combate ao coronavírus.
Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Maqueiros, Auxiliares de Enfermagem, e todos os demais integrantes da Saúde estadual foram reverenciados pelos PMs da Corporação. As sirenes das viaturas estavam desligadas para não interferir no repouso dos pacientes dos hospitais, e também preservar o sossego das pessoas que vivem perto das unidades de saúde.
Na capital do Estado, as unidades operacionais da PM selecionaram 17 unidades de saúde para prestar a homenagem. O mesmo aconteceu em hospitais das demais cidades da Região Metropolitana, Região dos Lagos, Região Serrana, Norte e Noroeste Fluminense, Sul Fluminense e Costa Verde.
Na Zona Sul, Centro e parte da Zona Norte da Capital, as viaturas estiveram nos seguintes hospitais: Hospital Rocha Maia - 2° BPM (Botafogo), Hospital Salgado Filho - 3° BPM (Méier), Hospital Central da Polícia Militar - 4° BPM (São Cristóvão), Hospital Souza Aguiar - 5° BPM (Praça da Harmonia), Hospital do Andaraí - 6° BPM (Tijuca), Hospital Getúlio Vargas - 16° BPM (Olaria), Hospital Municipal Evandro Freire – 17° BPM (Ilha do Governador), UPA Siqueira Campos - 19° BPM (Copacabana), Hospital Federal de Bonsucesso - 22° BPM (Maré) e Hospital Miguel Couto - 23° BPM (Leblon).
Na zona Norte e Oeste da Capital, as viaturas estiveram nos seguintes hospitais: Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes - 9° BPM (Rocha Miranda), Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo - 14° BPM (Bangu), Hospital Federal Cardoso Fontes - 18° BPM (Jacarepaguá), Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz - 27° BPM (Santa Cruz), Hospital Municipal Lourenço Jorge - 31° BPM (Barra da Tijuca/Recreio), Hospital Municipal Rocha Faria - 40° BPM (Campo Grande) e Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari - 41° BPM (Irajá).
Fonte: G1
30.03.2020
Guia do coronavírus para idosos: como se proteger
Sob orientação de Maísa Kairalla, Geriatra e Presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a cartilha a seguir é destinada exclusivamente ao público idoso e contém recomendações importantes para ajudar na prevenção e no combate do Covid-19.
CLIQUE AQUI(Compartilhe também com a família e amigos!)
30.03.2020
Como ajudar idosos durante a pandemia do coronavírus?
Conversas virtuais e doações estão entre as principais formas de dar apoio aos idosos durante o isolamento social. Especialistas citam as melhores formas de ser voluntário.
PMs e BMs terão gratuidade no transporte público do Rio durante pandemia do coronavírus
O Governo do Estado regulamentou a GRATUIDADE no SISTEMA DE TRANSPORTES PÚBLICOS do Rio de Janeiro para POLICIAIS e BOMBEIROS MILITARES, enquanto durar a situação de emergência por conta do coronavírus. A medida vale pra todos os modais sob concessão estadual (ônibus, metrô, trens e barcas).
De acordo com o decreto, para ter direito à gratuidade os Profissionais deverão estar FARDADOS ou apresentar um DOCUMENTO QUE COMPROVE A ATIVIDADE.
"A livre circulação de Policiais Militares e Bombeiros Militares nos transportes públicos irá facilitar, agilizar e dinamizar o funcionamento de serviços públicos e atividades essenciais à população", justifica o decreto, acrescentando que a situação gerada pela epidemia poderá implicar no acionamento destes Profissionais "a comparecer, a qualquer tempo, ao seu local de trabalhou ou qualquer outro determinado pela cadeia de comando".
Fonte: Extra.
27.03.2020
Presidente ou Governadores? Quem pode decidir sobre a quarentena dos brasileiros
Sigamos obedecendo as recomendações das Autoridades de Saúde, que são as mais confiáveis e sensatas no momento. Quem tem o privilégio de ficar em casa, por favor, fique! Para o seu bem e bem de seus entes queridos!
Quem descumprir regras de isolamento poderá ser preso
Como prevenção à pandemia do Coronavírus, as Forças de Segurança do Estado do Rio de Janeiro vão poder filmar, fotografar e até autuar pessoas que descumprirem as medidas restritivas.
As imagens serão registradas por PMs e, em último caso, se a pessoa insistir em descumprir a determinação, pode ser levada à delegacia e autuada no Artigo 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada impedir introdução ou propagação de doença contagiosa).
A ação, que está em vigor desde sábado (21), é regulamentada pelo decreto 46.980, assinado pelo Governador Wilson Witzel na última quinta-feira (19). O decreto pontua que as Forças de Segurança - como as Polícias Militar, Civil e a Guarda - poderão 'fotografar e filmar todos aqueles que descumprirem as medidas previstas' no artigo.
De acordo com o porta-voz da PM, Coronel Mauro Fliess, a medida se estende a todos os locais determinados no decreto, como praias, praças e pontos turísticos. Segundo ele, as fotos e vídeos vão servir como uma autenticação do descumprimento da ordem e serão enviadas ao Ministério Público.
As pessoas encaminhadas à delegacia vão poder ser autuadas no Artigo 268 do Código Penal, quando há desobediência de determinação do poder público para impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
Fonte: G1
25.03.2020
Combate ao Coronavírus está recebendo reforço das Forças Armadas
Com o objetivo de combater a proliferação do Covid-19, Militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica promoveram uma desinfecção da Rodoviária do Plano Piloto, no Distrito Federal. Especializados em defesa química, biológica, radiológica e nuclear, os Militares fizeram a higienização de corrimãos, escadas, banheiros e frente de lojas.
25.03.2020
Aos poucos, China respira cada vez mais aliviada e vislumbra vida pós-coronavírus
O transporte público foi retomado, após dois meses de confinamento e paralisação da circulação de pessoas. Na semana passada, o último hospital temporário montado em Wuhan foi fechado e a Apple anunciou a reabertura de todas as suas 42 lojas no país.
Vacinação contra gripe no RJ será por idade; novo esquema começa hoje
A partir desta quarta-feira, dia 25, o esquema de vacinação contra a gripe será dividido por faixas etárias. O público-alvo nesta atual fase da campanha nacional é composto por Idosos e Profissionais da Saúde. A estratégia deve ser seguida por todos os 92 Municípios Fluminenses.
"Por causa do coronavírus, houve uma corrida desenfreada aos postos de saúde. Essa adaptação foi motivada para preservar a população, que não deve se aglomerar enquanto espera para ser vacinada", explicou o Secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.
Cronograma de vacinação:
Entre 25 e 28 de março - Idosos com 80 anos ou mais;
Entre 30 de março e 03 de abril - Idosos entre 70 e 79 anos;
Entre 06 e 14 de abril - Idosos entre 60 e 69 anos;
A partir do dia 15 de abril -A imunização voltará a ser feita em todos os cidadãos com 60 anos ou mais;
A partir do dia 16 de abril, o público-alvo passa a ser ampliado a outros integrantes do grupo de risco. São eles: Professores, Profissionais das Forças Armadas e Salvamento e Pacientes com Doenças Crônicas (Hipertensão, Asma, Diabetes etc);
A partir do dia 9 de maio, recebem a vacina Crianças de 6 meses a Menores de 6 anos Incompletos, Pessoas entre 55 e 60 anos Incompletos, Gestantes, Puérperas, Indígenas e Pessoas Privadas da Liberdade.
O Dia D acontecerá em 9 maio. Todos os Postos de Saúde e vários outros pontos oferecerão a vacina para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.
Fonte: Extra.
24.03.2020
Coronavírus: dicas para evitar a contaminação na ida ao mercado
Preparar uma lista para fazer as compras com agilidade, lavar bem as mãos ao chegar em casa e higienizar as embalagens com álcool 70% são algumas das orientações para evitar a contaminação do vírus, tendo em vista a sua capacidade de se manter ativo em superfícies.
Como dedicar tempo de isolamento aos estudos; Professores dão dicas
Para aqueles que sempre pensaram em fazer um curso de idiomas, mas nunca colocaram a atividade como prioridade, o período de isolamento pode ser o momento ideal para isso. Com mais tempo em casa, em virtude da pandemia do coronavírus, as pessoas têm à disposição muitas plataformas, cursos e professores particulares disponíveis para aulas online.
Cuidados indispensáveis para se proteger do coronavírus
Temos que fazer a nossa parte para evitar a propagação do novo coronavírus. Algumas dicas de prevenção simples, fáceis e eficientes devem ser seguidas.
Rotina responsável: dicas para reduzir a exposição no trabalho
1.Quando tiver que trabalhar fora de casa, distancie as cadeiras;
2.Trabalhe, sempre que possível, com as janelas abertas;
3. Priorize o uso de ferramentas para a realização remota de reuniões e eventos;
4. Quando a reunião presencial for necessária, busque ambientes bem ventilados ou ao ar livre;
5. Evite compartilhar computadores, mesas, assentos e outros objetos. Se não for possível, higienize-os;
6. Se possível, saia do trabalho mais cedo para usar o transporte publico fora do horário de pico.
23.03.2020
Rotina responsável: dicas para reduzir a exposição em casa
1.Deixe a casa limpa: desinfete com frequência chão, paredes e outras superfícies e higienize objetos coma álcool 70%;
2. Evite usar as piscinas do condomínio e não leve crianças para o playground, onde brinquedos podem estar infectados;
3. Cozinhe, se possível. Delivery é uma alternativa aos restaurantes, mas o que vem de fora traz riscos;
4. Reduza o número de saídas. Tem que ir ao mercado? Peça o que precisa em casa e abasteça a despensa;
5. Não compartilhe objetos de uso particular, como toalhas, maquiagens e copos. Troque mais vezes a roupa de cama;
6. Chegou da rua? Deixe os sapatos e bolsa ao lado da porta. Tome banho de imediato e não reutilize roupas.
23.03.2020
China anuncia primeiro ensaio clínico de vacina contra coronavírus
108 voluntários, divididos em três grupos, receberam as primeiras injeções
A China começou os testes clínicos de uma vacina contra o novo coronavírus com 108 voluntários, enquanto vários países estão em uma corrida contra o tempo para encontrar uma maneira de combater o patógeno, informou a imprensa local.
Os 108 voluntários, divididos em três grupos, receberam as primeiras injeções na última sexta-feira (20), indicou o jornal Global Times. Com idades que vão dos 18 aos 60 anos, todos são da cidade de Wuhan, onde a Covid-19 foi identificada em dezembro, antes da propagação para o resto do planeta. No domingo (22), uma fonte envolvida nos testes confirmou à AFP, sob a condição de anonimato, o início dos experimentos.
As autoridades do setor de saúde do país autorizaram os testes em humanos no dia 17 de março, dia em que os Estados Unidos anunciaram o primeiro teste de uma vacina contra a Covid-19 em Seattle com 45 voluntários adultos.
Os voluntários chineses serão acompanhados durante seis meses. Atualmente não existe uma vacina ou tratamento aprovado para o vírus, que provocou a morte de mais de 14.000 pessoas em todo o mundo.
O anúncio dos testes com vacinas acontece em meio à escalada de tensões entre Estados Unidos e China pela pandemia. O presidente Donald Trump acusou Pequim de ser parcialmente responsável pela propagação do “vírus chinês”, uma expressão que irritou profundamente o gigante asiático.
Em um tom nacionalista, um editorial do Global Times publicado na semana passada afirmou que “desenvolver uma vacina é uma batalha que a China não pode permitir-se perder”.
Empresas farmacêuticas multinacionais se comprometera a desenvolver uma vacina contra a Covid-19 “em qualquer parte do mundo”, em um tempo estimado de 12 a 18 meses no mínimo.
Ao mesmo tempo, a Rússia também anunciou que começou a testar uma vacina em animais. Os primeiros resultados serão conhecidos em junho. O país afirmou em janeiro que iniciaria de maneira imediata o desenvolvimento de uma vacina, depois de ter recebido da China o genoma da Covid-19.
Nesta que parece ser uma corrida não só contra a pandemia, mas também entre a China e os Estados Unidos — que também já anunciaram o início dos testes de uma outra vacina em 45 pessoas —, vencerá aquele que apresentar no menor tempo uma vacina eficaz contra o novo coronavírus, que já matou cerca de 15 mil pessoas e infetou mais de 340 mil em todo o mundo.
Fonte: UOL Notícias
23.03.2020
Coronavírus: brasileiro processa Presidente chinês e pede R$ 5 bilhões
Ação pede que União obrigue China a arcar com prejuízos causados por coronavírus
Um contabilista de Rondônia ajuizou na última quinta-feira (19/3) uma ação popular na Justiça Federal do Distrito Federal na qual exige que a União obrigue a China a arcar com prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus.
A solicitação é feita com base no artigo 1º do Projeto da Comissão de Direitos Internacionais das Nações Unidas Sobre Proteção Diplomática. O dispositivo responsabiliza países por danos provocados por atos ilícitos.
“O Governo Brasileiro, utilizando dos seus recursos internos, vem sistematicamente promovendo os atos necessários a evitar que o povo brasileiro sofra maiores danos em decorrência da contaminação por coronavírus”, diz a peça.
“Entretanto”, prossegue, “quem deve arcar com todos os prejuízos causados ao povo brasileiro é a República Popular da China, que, através de seu presidente [Xi Jinping], como é público e notório, negligenciou e agiu com omissão" quando foi informada da existência de um vírus de alto poder de contágio.
Por isso, o autor pleiteia que a China arque com um “importe inicial” de R$ 5,09 bilhões, com sua equivalência em dólares, conforme a cotação do dia. Caso haja decisão favorável e o governo chinês se recuse a cumprir a determinação, o contabilista exige R$ 100 milhões de multa diária, também com sua equivalência em dólares.
Como o autor não pode processar a China diretamente, a ação foi proposta contra a União Federal e contra o advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça. O autor pede, ainda, que seja expedida carta rogatória para intimação do governo chinês ou mandado de intimação a seu representante legal no Brasil.
Fonte: Conjur
23.03.2020
Covid-19 e Gripe têm sintomas parecidos; entenda as diferenças
20.03.2020
Policial Militar da ativa, veterano, pensionistas e dependentes usuários do FUSPOM - Orientações para atendimento
20.03.2020
Ajudando a quem precisa: boas ações para evitar exposição ao coronavírus
Em tempos de quarentena, o que não tem faltado é apoio a quem precisa. No Rio de Janeiro e na Baixada, moradores se colocam à disposição de idosos para ir a supermercados e farmácias. Pessoas acima de 60 anos de idade são as mais vulneráveis ao novo coronavírus.
Unir-se, TODOS, para vencer a batalha contra o Covid-19 (Coronavírus)
Por Luana Leite
O mundo está passando por um momento muito difícil, que exige o máximo de cuidado e atenção de todos nós. É muito importante que sigamos os conselhos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos orgãos governamentais sobre como lidarmos com a situação atual.
Brasileiros: só saiam de casa se houver extrema necessidade! Ida aos hospitais ou postos de saúde é para quem estiver se sentindo muito mal ou apresentar sintomas como febre alta e persistente e dificuldade para respirar. A recomendação dos infectologistas é permanecer em casa para sintomas de gripe/resfriado comum. Não sobrecarreguem o sistema de saúde aumentando o risco de contrair uma infecção! Precisamos encarar esse distanciamento social, mesmo que isso interfira em nossa rotina diária, como parte do esforço mundial para diminuir o avanço do Covid-19. Se cada um fizer a sua parte, venceremos essa batalha mais rápido!
Proteger a vida humana deve estar acima de qualquer interesse. Nossa solidariedade à todos que perderam um amigo ou ente querido, nossa solidariedade com aqueles que lutam contra a doença e nosso apoio e gratidão aos bravos Profissionais de Saúde que colocam suas próprias vidas em risco para salvas nossas. Que Deus proteja a todos nós.