10 passos para evitar vários tipos de câncer

Atitudes simples de serem incorporadas ao dia-a-dia são fundamentais para prevenir o câncer, que atualmente é a segunda maior causa de morte entre a população, segundo o IBGE. Isso se deve, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue diminuir os riscos de ter a doença. O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) recomenda 10 dicasque podem auxiliar a prevenir o surgimento da doença. Confira:

1. Não fume. O cigarro carrega cerca de 4720 substâncias, sendo mais de 400 delas altamente cancerígenas. Mesmo uma pequena quantidade de tabaco pode fazer um grande estrago.

2. Não abuse de bebidas alcoólicas. O álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado. Além disso, ele potencializa os efeitos do tabaco.

3. Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha. O contato com alguns vírus transmitidos sexualmente, como o papiloma vírus humano (HPV), pode desencadear alguns tipos de câncer. Por isso, a importância do uso da camisinha – até mesmo para o sexo oral.

4. Proteja-se contra a hepatite. O sexo seguro é caminho, ainda, para evitar os vírus da hepatite B e C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado.

5. Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas. O açúcar não tem relação direta com os diversos tipos de câncer. O açúcar, quando consumido em excesso, faz o organismo liberar muita insulina para metabolizá-lo. A insulina muito alta aumenta a produção da citocina pró-inflamatória. Quanto maior a quantidade dessa substância, maiores as chances de câncer. A carne vermelha traz uma série de benefícios à saúde, mas não deve ser consumida em excesso, pois não se sabe exatamente quais elementos das carnes (de boi e de porco) são cancerígenas. Frutas, legumes e verduras são ricas em fibras, o que protege o intestino contra o câncer.

6. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes. Vale reforçar a importância de evitar o consumo de alimentos com muito sódio e conservantes, como é o caso dos enlatados, embutidos e fast foods em geral.

7. Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h. Os raios UVA e UVB, emanados pelo sol, são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele Na praia ou na piscina, lance mão, também, de barreiras físicas, como chapéu, camiseta e guarda-sol. 

8. Pratique atividades físicas todos os dias. A recomendação é de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos. Atividades físicas promovem um bem geral ao organismo e também protege contra o câncer. Isso se deve graças à capacidade, em especial de exercícios aeróbicos, de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo.

9. Mantenha-se atento à sua saúde Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo. É importante que se preste atenção no corpo, pois só assim é possível notar a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou outro sinal.

10. Faça um check-up anual. Realize todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico. A mamografia – para detectar o câncer de mama e coleta do PSA – para detectar câncer de próstata são exames fundamentais e devem ser realizados anualmente.

Fonte: ICESP